Ir para conteúdo

O que é que os números significam na Bíblia? Será que a numerologia tem base bíblica?

O que é que os números significam na Bíblia? Será que a numerologia tem base bíblica?

A resposta da Bíblia

 Em geral, os números na Bíblia têm um sentido literal, mas, às vezes, eles são usados de modo simbólico. O contexto costuma indicar se um número é simbólico ou não. Veja alguns exemplos do significado simbólico dos números na Bíblia:

  •   1 Unidade. Por exemplo, referindo-se aos seus seguidores, Jesus orou a Deus: “Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em união comigo e eu estou em união contigo.” — João 17:21; Mateus 19:6.

  •   2 Num contexto jurídico, duas testemunhas confirmam que algo é verdadeiro. (Deuteronómio 17:6) Da mesma maneira, a repetição de uma visão ou de uma declaração confirma que ela é confiável e verdadeira. Por exemplo, ao interpretar um sonho do Faraó, José disse: “O sonho veio ao faraó duas vezes porque a questão já foi decidida por Deus.” (Génesis 41:32, Nova Versão Internacional) Num contexto profético, “dois chifres” podem representar um governo duplo, como foi dito ao profeta Daniel referente ao Império Medo-Persa. — Daniel 8:20, 21; Apocalipse 13:11.

  •   3 Assim como o testemunho de três pessoas dava a garantia de que algo era verdadeiro, uma repetição tripla, pelos vistos, serve para garantir ou enfatizar algo. — Ezequiel 21:27; Atos 10:9-16; Apocalipse 4:8; 8:13.

  •   4 Pode representar algo que cumpre plenamente o seu objetivo. Por exemplo, “os quatro ventos da terra” representam forças destrutivas que vêm dos quatro pontos cardeais, ou seja, de todas as direções, e cobrem toda a Terra. — Apocalipse 7:1; 21:16; Isaías 11:12.

  •   6 Como está antes do sete - ou seja, é sete menos um - e o número sete geralmente representa algo completo, o número seis pode representar algo incompleto ou imperfeito, ou então algo relacionado com os inimigos de Deus. — 1 Crónicas 20:6; Daniel 3:1; Apocalipse 13:18.

  •   7 Este número é, muitas vezes, usado para passar a ideia de algo completo. Por exemplo, Deus ordenou que os israelitas marchassem à volta de Jericó durante sete dias consecutivos, e que fizessem isso sete vezes no sétimo dia. (Josué 6:15) A Bíblia contém muitos exemplos similares deste uso do número sete. (Levítico 4:6; 25:8; 26:18; Salmo 119:164; Apocalipse 1:20; 13:1; 17:10) Quando Jesus disse a Pedro que ele deveria perdoar ‘não até sete vezes, mas até 77 vezes’, esta repetição do número “sete” passava a ideia de “sem limite”. — Mateus 18:21, 22.

  •   10 Este número pode representar a totalidade ou a soma de algo. — Êxodo 34:28; Lucas 19:13; Apocalipse 2:10.

  •   12 Pelos vistos, este número representa algo completo, organizado e instituído por Deus. Por exemplo, na visão que o apóstolo João teve dos céus, havia uma cidade com “12 pedras de alicerce, sobre as quais estavam os nomes dos 12 apóstolos”. (Apocalipse 21:14; Génesis 49:28) Múltiplos de 12 podem ter um significado parecido. — Apocalipse 4:4; 7:4-8.

  •   40 Vários períodos de julgamento ou de condenação estavam relacionados com o número 40. — Génesis 7:4; Ezequiel 29:11, 12.

Numerologia e gematria

 O significado simbólico dos números na Bíblia, que acabámos de considerar, é diferente da numerologia, que envolve procurar significados ocultos nos números, combinações ou totais numéricos. Por exemplo, cabalistas judeus analisaram as Escrituras Hebraicas, usando uma técnica chamada gematria, que procura um código oculto nos equivalentes numéricos das letras. A numerologia é uma forma de adivinhação, algo que Deus condena. — Deuteronómio 18:10-12.