Pular para conteúdo

Como orar — O Pai-Nosso é a única oração que Deus aceita?

Como orar — O Pai-Nosso é a única oração que Deus aceita?

A resposta da Bíblia

 A oração do Pai-Nosso, ou oração-modelo, nos ajuda a saber como orar e sobre o que orar. Jesus ensinou essa oração quando seus discípulos pediram: “Senhor, ensine-nos a orar.” (Lucas 11:1) Mas a oração do Pai-Nosso não é a única oração que Deus escuta. a Jesus a ensinou para servir como um modelo do tipo de oração que Deus aceita.

Neste artigo

 Como é a oração do Pai-Nosso?

 A oração do Pai-Nosso, que aparece em Mateus 6:9-13, é registrada de formas diferentes, dependendo da tradução da Bíblia. Veja dois exemplos.

 Tradução do Novo Mundo: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos os nossos devedores. E não nos leves à tentação, mas livra-nos do Maligno.”

 Almeida, revista e atualizada: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.” b

 O que a oração do Pai-Nosso quer dizer?

 Os ensinos de Jesus estão de acordo com o restante das Escrituras. Por isso, podemos esperar que as outras partes da Bíblia nos ajudem a entender o que a oração do Pai-Nosso significa.

“Pai nosso, que estás nos céus”

 Faz todo o sentido chamar a Deus de “Pai”, porque ele nos criou e nos deu a vida. — Isaías 64:8.

“Santificado seja o teu nome”

 O nome de Deus, Jeová, deve ser honrado e tratado como santo, ou sagrado. Nós ajudamos a santificar o nome de Deus quando falamos a outros sobre as qualidades e a vontade Dele. — Salmo 83:18; Isaías 6:3.

“Venha o teu Reino”

 O Reino de Deus é um governo no céu, e o seu Rei é Jesus Cristo. Jesus nos ensinou a orar pedindo que esse Reino governe a Terra inteira. — Daniel 2:44; Apocalipse 11:15.

“Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra”

 No céu, não existe maldade nem morte. Da mesma forma, a vontade de Deus para a Terra é que os humanos vivam nela para sempre em paz e segurança. — Salmo 37:11, 29.

“Dá-nos hoje o nosso pão para este dia”

 Nos dias de Jesus, o pão era um alimento básico. Devemos lembrar que dependemos do Criador para nos dar o que precisamos para viver. — Atos 17:24, 25.

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos os nossos devedores”

 Nesse contexto, “dívidas” é outra forma de se referir a pecados. (Lucas 11:4) Todas as pessoas pecam e precisam ser perdoadas. Mas se queremos que Deus nos perdoe, temos que estar dispostos a perdoar os que pecam contra nós. — Mateus 6:14, 15.

“Não nos leves à tentação, mas livra-nos do Maligno”

 Jeová Deus nunca nos leva a fazer algo errado. (Tiago 1:13) Nós somos tentados pelo “Maligno” (Satanás, o Diabo), que também é chamado de “o Tentador”. (1 João 5:19; Mateus 4:1-4) Por isso, pedimos a Jeová que nos ajude a continuar obedientes a ele quando somos tentados a fazer coisas erradas.

 Será que repetir a oração do Pai-Nosso é a única forma de orar?

 Jesus ensinou a oração do Pai-Nosso como um exemplo, e não para ficar sendo repetida palavra por palavra. Sabemos disso porque, pouco antes de ensinar a oração do Pai-Nosso, ele disse: “Quando orar, não diga as mesmas coisas vez após vez.” (Mateus 6:7) Em outra ocasião, ao ensinar seus discípulos a orar, Jesus usou palavras diferentes. — Lucas 11:2-4.

 A melhor maneira de orar é dizer de coração para Deus o que estamos pensando e sentindo. — Salmo 62:8.

 Como devemos orar?

 A oração do Pai-Nosso é um bom exemplo de como podemos orar para sermos ouvidos por Deus. Veja como ela está de acordo com outros versículos da Bíblia sobre oração.

  •   Orar somente a Deus

     Texto bíblico: “Em tudo, por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos a Deus.” — Filipenses 4:6.

     O que esse versículo quer dizer: Devemos orar para Deus — não para Jesus, Maria ou algum santo. Ao começar a oração-modelo com as palavras “Pai nosso”, Jesus nos ensina a orar apenas a Jeová Deus.

  •   Orar pelo que está de acordo com a vontade de Deus

     Texto bíblico: “Não importa o que peçamos segundo a sua vontade, ele nos ouve.” — 1 João 5:14.

     O que esse versículo quer dizer: Podemos orar por qualquer coisa que esteja de acordo com a vontade de Deus. Ao incluir na oração do Pai-Nosso a expressão “seja feita a tua vontade”, Jesus ensinou que a vontade de Deus é muito importante. E nós podemos aprender a vontade de Deus para a Terra e os humanos por estudar a Bíblia.

  •   Orar por coisas que nos preocupam

     Texto bíblico: “Lance seu fardo sobre Jeová, e ele amparará você.” — Salmo 55:22.

     O que esse versículo quer dizer: Deus se importa com as nossas preocupações. Assim como Jesus fez na oração do Pai-Nosso, podemos incluir pedidos pessoais em nossas orações. Por exemplo, podemos orar pedindo o que precisamos a cada dia para viver, orientação para tomar decisões importantes, ajuda quando temos problemas e o perdão de nossos pecados. c

a Por exemplo, Jesus e seus discípulos fizeram outras orações sem usar as mesmas palavras da oração do Pai-Nosso. — Lucas 23:34; Filipenses 1:9.

b A Almeida, revista e atualizada, termina a oração do Pai-Nosso com as seguintes palavras: “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” Essa expressão de louvor a Deus, chamada doxologia, também aparece em outras Bíblias. No entanto, a obra Comentário Bíblico de Jerônimo, em inglês, diz: “A doxologia . . . não é encontrada nos [manuscritos] mais confiáveis.”

c Quando a pessoa comete um pecado, ela talvez se sinta muito culpada para orar a Deus. Mas Jeová faz o seguinte convite: “Resolvamos as questões entre nós.” (Isaías 1:18) Ele jamais vai rejeitar alguém que sinceramente deseja ser perdoado.