Pular para conteúdo

O que era a arca do pacto?

O que era a arca do pacto?

A resposta da Bíblia

 A arca do pacto, ou a arca da aliança, era uma caixa sagrada feita pelos israelitas dos tempos antigos, assim como Deus tinha mandado fazer. Dentro dela ficavam guardadas as duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos, também chamadas de “o Testemunho”. — Êxodo 25:8-10, 16; 31:18.

  •   Como ela foi feita? A Arca tinha 111 centímetros de comprimento, 67 centímetros de largura e 67 centímetros de altura (de acordo com a Bíblia, 2,5 côvados x 1,5 côvado x 1,5 côvado). Era feita de madeira de acácia recoberta de ouro por dentro e por fora, e tinha um acabamento de ouro decorando a borda. Mas sua tampa era feita de ouro puro. Na tampa, havia dois querubins, um em cada ponta. Eles ficavam um de frente para o outro, com as faces viradas para a tampa e as asas estendidas para cima, cobrindo a tampa. A arca estava apoiada sobre quatro pés, e acima de cada um deles tinha uma argola de ouro. Varas de madeira revestidas de ouro passavam por essas argolas e eram usadas para carregar a Arca. — Êxodo 25:10-21; 37:6-9.

  •   Onde ela ficava? A Arca foi feita na mesma época que o Tabernáculo, que era uma tenda usada para adorar a Jeová Deus. Essa tenda podia ser montada, desmontada e carregada para onde os israelitas fossem. A Arca ficava numa parte do Tabernáculo chamada Santíssimo. O Santíssimo ficava atrás de uma cortina, de modo que os sacerdotes e as pessoas não conseguiam vê-lo. (Êxodo 40:3, 21) Apenas o sumo sacerdote podia entrar no Santíssimo e ver a Arca. Ele fazia isso só uma vez por ano, no Dia da Expiação. (Levítico 16:2; Hebreus 9:7) Mais tarde, a Arca passou a ficar no Santíssimo do templo de Salomão. — 1 Reis 6:14, 19.

  •   Por que ela foi feita? A Arca servia para guardar alguns objetos que tinham a ver com a adoração a Jeová. Esses objetos lembravam os israelitas do pacto, ou acordo, que Jeová tinha feito com eles no monte Sinai. Ela também tinha um papel importante na cerimônia do Dia da Expiação. — Levítico 16:3, 13-17.

  •   O que tinha dentro dela? As duas tábuas de pedra com os Dez Mandamentos foram as primeiras coisas colocadas dentro da Arca. (Êxodo 40:20) Depois também foram colocados um jarro de ouro com maná e o “bastão de Arão, que havia brotado” flores. (Hebreus 9:4; Êxodo 16:33, 34; Números 17:10) Pelo visto, o jarro e o bastão foram tirados da Arca algum tempo depois, porque não estavam mais lá quando ela foi colocada no templo. — 1 Reis 8:9.

  •   Como ela era transportada? A Arca devia ser transportada pelos levitas. Para transportá-la, eles tinham que colocar as varas de madeira de acácia nos ombros. (Números 7:9; 1 Crônicas 15:15) As varas ficavam junto da Arca o tempo todo, assim os levitas nunca tinham que tocar nela. (Êxodo 25:12-16) A cortina que separava o Santo do Santíssimo era usada para cobrir a Arca quando ela era levada para outro lugar. — Números 4:5, 6. a

  •   O que ela representava? A Arca estava ligada à presença de Deus. Por exemplo, veja o caso das nuvens que tinham a ver com a Arca. Havia uma nuvem que ficava dentro do Santíssimo, em cima da Arca. Além disso, havia uma nuvem em cima do Tabernáculo onde a Arca estava, e era vista em todo o acampamento dos israelitas. Os dois casos eram uma prova de que Deus estava abençoando o povo; era como se Deus estivesse ali com eles. (Levítico 16:2; Números 10:33-36) Além disso, a Bíblia diz que Jeová estava “sentado em seu trono acima dos querubins”, se referindo aos dois querubins que ficavam na tampa da Arca. (1 Samuel 4:4; Salmo 80:1) Esses querubins eram uma “representação do carro” de Jeová. (1 Crônicas 28:18) Por tudo isso, depois que a Arca foi levada para Sião, o rei Davi podia escrever que Jeová morava ali. — Salmo 9:11.

  •   Que outros nomes ela recebeu? Na Bíblia, a Arca é chamada de vários outros nomes, como “Arca do Testemunho”, “Arca do Pacto”, “Arca de Jeová” e ‘Arca do poder de Jeová’. — Números 7:89; Josué 3:6, 13; 2 Crônicas 6:41.

     A tampa da Arca era chamada de “tampa propiciatória”, ou “[o lugar] onde os pecados são perdoados”. (1 Crônicas 28:11; Bíblia na Linguagem de Hoje) A palavra ‘propiciatória’ vem de um verbo hebraico que significa “cobrir (pecados)”. Isso se refere ao papel especial que a tampa tinha no Dia da Expiação. Nesse dia o sumo sacerdote ficava diante da tampa e aspergia, ou respingava, o sangue do sacrifício na direção dela. Ele fazia isso para ‘cobrir’ pecados, ou seja, para que ‘os seus próprios pecados, os pecados da casa dele e do povo’ fossem perdoados. — Levítico 16:14-17.

Será que a arca do pacto ainda existe?

 Não existe nada que indique isso. A Bíblia mostra que a Arca não é mais necessária porque o pacto que tinha a ver com ela foi substituído por “um novo pacto”, um que tem como base o sacrifício de Jesus. (Jeremias 31:31-33; Hebreus 8:13; 12:24) A Bíblia já dizia que chegaria um tempo em que a Arca não seria mais usada, mas o povo de Deus não ia sentir falta dela. — Jeremias 3:16.

 Depois que o novo pacto foi feito, o apóstolo João teve uma visão e nela ele viu a arca do pacto no céu. (Apocalipse 11:15, 19) Essa Arca que ele viu representava a presença de Deus e indicava que Deus estava abençoando o novo pacto.

Será que a Arca era um tipo de amuleto da sorte?

 Não. Ter a arca do pacto não era garantia de sucesso. Por exemplo, quando lutaram contra a cidade de Ai, os israelitas estavam com a Arca no seu acampamento. Mesmo assim, eles perderam porque um israelita não tinha sido fiel a Jeová. (Josué 7:1-6) Mais tarde eles perderam para os filisteus, apesar de a arca do pacto ter sido levada para o campo de batalha. Isso aconteceu porque os sacerdotes Hofni e Fineias não estavam respeitando a Jeová. (1 Samuel 2:12; 4:1-11) Nessa batalha, os filisteus pegaram a Arca, só que Deus os fez sofrer graves consequências até eles devolverem a Arca para Israel. — 1 Samuel 5:11–6:5.

História da arca do pacto

Ano (antes de Cristo)

Evento

1513

Bezalel e seus ajudantes fazem a Arca com materiais que os israelitas doaram. — Êxodo 25:1, 2; 37:1.

1512

Moisés faz a inauguração da Arca e também do Tabernáculo e do sacerdócio. — Êxodo 40:1-3, 9, 20, 21.

1512, até depois de 1070

A Arca passa por vários lugares. — Josué 18:1; Juízes 20:26, 27; 1 Samuel 1:24; 3:3; 6:11-14; 7:1, 2.

Depois de 1070

O rei Davi leva a Arca para Jerusalém. — 2 Samuel 6:12.

1026

A Arca é levada para o templo de Salomão em Jerusalém. — 1 Reis 8:1, 6.

642

O rei Josias leva a Arca de volta para o templo. — 2 Crônicas 35:3. b

Antes de 607

Ao que tudo indica, a Arca é retirada do templo. A Arca não aparece na lista de objetos levados para Babilônia quando o templo foi destruído em 607 antes de Cristo. Ela também não aparece na lista de objetos que mais tarde foram levados de volta para Jerusalém. — 2 Reis 25:13-17; Esdras 1:7-11.

63

Quando o general romano Pompeu conquista Jerusalém, ele verifica o Santíssimo do templo e diz que a Arca não está ali. c

a Quando os israelitas não transportavam nem cobriam a Arca do jeito que Deus mandava, eles enfrentavam sérias consequências. — 1 Samuel 6:19; 2 Samuel 6:2-7.

b A Bíblia não diz quando, por que nem quem tirou a Arca do templo.

c Veja o livro Histórias, de Tácito, livro V, parágrafo 9.