Pular para conteúdo

O que significa “amar os seus inimigos”?

O que significa “amar os seus inimigos”?

A resposta da Bíblia

 No seu famoso Sermão do Monte, também conhecido como Sermão da Montanha, Jesus disse: ‘Amem seus inimigos.’ (Mateus 5:44; Lucas 6:27, 35) Isso quer dizer que devemos mostrar amor até pelas pessoas que nos odeiam ou nos tratam de forma injusta.

 Jesus mostrou amor pelos seus inimigos por perdoar aqueles que o maltratavam. (Lucas 23:33, 34) Os ensinos de Jesus sobre amar nossos inimigos estão de acordo com o que dizem as Escrituras Hebraicas, também conhecidas como Antigo Testamento. — Êxodo 23:4, 5; Provérbios 24:17; 25:21.

 “Continuem a amar os seus inimigos e a orar pelos que perseguem vocês.” — Mateus 5:43, 44.

Neste artigo

 Por que amar nossos inimigos?

  •   Deus nos dá o exemplo. Deus “é bondoso com os ingratos e maus”. (Lucas 6:35) Ele “faz o seu sol se levantar sobre os maus”. — Mateus 5:45.

  •   O amor pode fazer com que um inimigo mude de atitude. A Bíblia diz para tratarmos um inimigo de forma bondosa. Fazendo isso, vamos ‘amontoar brasas sobre a cabeça dele’. (Provérbios 25:22) Essa expressão se refere ao processo de aquecer um minério para extrair metais preciosos. Da mesma forma, se formos bondosos com uma pessoa que nos odeia, podemos como que derreter o seu ódio e extrair o que há de bom nela.

 De que maneiras podemos amar nossos inimigos?

  •   ‘Façam o bem aos que odeiam vocês.’ (Lucas 6:27) A Bíblia diz: “Se o seu inimigo estiver com fome, dê-lhe algo para comer; se ele estiver com sede, dê-lhe algo para beber.” (Romanos 12:20) Também podemos encontrar outras maneiras de mostrar amor por um inimigo quando aplicamos a famosa Regra de Ouro, que diz: “Assim como querem que os homens façam a vocês, façam do mesmo modo a eles.” — Lucas 6:31.

  •   ‘Abençoem os que amaldiçoam vocês.’ (Lucas 6:28) Nós abençoamos nossos inimigos por falar com eles com respeito e bondade, mesmo que eles nos machuquem com palavras. A Bíblia diz: “Não paguem . . . insulto com insulto. Em vez disso, retribuam com uma bênção.” (1 Pedro 3:9) Esse conselho nos ajuda a quebrar o ciclo do ódio.

  •   ‘Orem pelos que insultam vocês.’ (Lucas 6:28) Se uma pessoa ofender você, não pague “mal com mal”. (Romanos 12:17) Em vez disso, peça para Deus perdoar essa pessoa. (Lucas 23:34; Atos 7:59, 60) Não tente se vingar. Deixe Deus cuidar da situação de acordo com os padrões de justiça dele, que são perfeitos. — Levítico 19:18; Romanos 12:19.

 “Continuem a amar os seus inimigos, a fazer o bem aos que odeiam vocês, a abençoar os que os amaldiçoam, a orar pelos que os insultam.” — Lucas 6:27, 28.

  •   Sejam ‘pacientes e bondosos’. (1 Coríntios 13:4) Em 1 Coríntios 13, o apóstolo Paulo fez uma descrição do amor que ficou bem conhecida. Ele usou uma forma da mesma palavra grega (agápe) que encontramos em Mateus 5:44 e Lucas 6:27, 35. Mostramos esse amor até mesmo pelos nossos inimigos quando somos pacientes e bondosos, e não ciumentos, arrogantes ou grosseiros.

 “O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento. Não se gaba, não é orgulhoso, não se comporta indecentemente, não procura os seus próprios interesses, não se irrita com facilidade. Não leva em conta o dano. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca acaba.” — 1 Coríntios 13:4-8.

 Será que devemos ir para a guerra lutar contra os nossos inimigos?

 Não. Jesus ensinou seus seguidores que eles não deveriam lutar contra seus inimigos. Por exemplo, quando ele avisou seus seguidores de que Jerusalém seria atacada, ele não disse para eles ficarem e lutarem, mas para fugirem. (Lucas 21:20, 21) Jesus também disse para o apóstolo Pedro: “Devolva a espada ao seu lugar, pois todos os que tomarem a espada morrerão pela espada.” (Mateus 26:52) A Bíblia e os historiadores mostram que os seguidores de Jesus no primeiro século não iam para a guerra lutar contra os seus inimigos. a — 2 Timóteo 2:24.

 Ideias erradas sobre amar nossos inimigos

 Ideia errada: A Lei de Deus exigia que os israelitas odiassem seus inimigos.

 Fato: A Lei não dizia isso. Em vez disso, ela incentivava os israelitas a amar o seu próximo. (Levítico 19:18) A palavra “próximo” se refere simplesmente a outras pessoas. Mas alguns judeus limitavam o sentido dessa palavra apenas àqueles que também eram judeus. Eles acreditavam que quem não era judeu era um inimigo e devia ser odiado. (Mateus 5:43, 44) Jesus corrigiu o ponto de vista errado deles, e mostrou quem eles deviam considerar como seu próximo, contando a parábola do bom samaritano. — Lucas 10:29-37.

 Ideia errada: Amar nossos inimigos significa concordar com o que eles fazem de errado.

 Fato: A Bíblia mostra que você pode amar uma pessoa sem concordar com o que ela faz de errado. Por exemplo, Jesus condenou a violência, mas orou por aqueles que o executaram. (Lucas 23:34) E ele odiava o pecado, mas deu sua vida pelos pecadores. — João 3:16; Romanos 6:23.

a O livro The Rise of Christianity (A Ascensão do Cristianismo), de Ernest William Barnes, diz: “Uma cuidadosa análise de toda a informação disponível mostra que, até o tempo de Marco Aurélio [imperador romano de 161 a 180 depois de Cristo], nenhum cristão se tornou soldado; e nenhum soldado, depois de tornar-se cristão, permaneceu no serviço militar.”