Pular para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

João 14:27 — “Deixo-vos a paz”

João 14:27 — “Deixo-vos a paz”

 “Deixo-lhes a paz; dou-lhes a minha paz. Não a dou a vocês do modo como o mundo a dá. Não fiquem com o coração aflito, nem com medo.” — João 14:27, Tradução do Novo Mundo.

 “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!” — João 14:27, Centro Bíblico Católico.

Explicação de João 14:27

 Com essas palavras, Jesus de forma bondosa garantiu a seus apóstolos que eles não precisavam ficar preocupados demais ao enfrentar dificuldades. Assim como Jesus, eles podiam continuar calmos com a ajuda de Deus.

 Que tipo de paz Jesus deixou, ou deu, para seus apóstolos? Jesus deu a eles a paz dele, ou seja, a mesma paz que ele sentia. Mas essa paz não era a ausência de problemas ou tribulações. (João 15:20; 16:33) O próprio Jesus tinha sido tratado injustamente, o que acabou resultando em sua morte. Mesmo assim, ele tinha paz mental e de coração. (Lucas 23:27, 28, 32-34; 1 Pedro 2:23) Ele se sentia em paz porque sabia que seu Pai, Jeová, a o amava e o aprovava. — Mateus 3:16, 17.

 Como Jesus deu paz a seus apóstolos? Por garantir a eles que tanto ele como seu Pai os amavam e os aprovavam. (João 14:23; 15:9, 10; Romanos 5:1) Foi essa paz, que tinha como base a fé deles em Jesus como Filho de Deus, que ajudou a acalmar seus medos e preocupações. (João 14:1) É verdade que Jesus não estaria mais pessoalmente com eles. Mas Jesus prometeu que o espírito santo de Deus os ajudaria a se sentir confiantes e em paz. (João 14:25-27) Assim, os seguidores de Jesus podiam enfrentar situações desafiadoras com coragem, sabendo que tinham a aprovação e o apoio de Jeová. — Hebreus 13:6.

 Quando Jesus esteve na Terra, as pessoas costumavam se cumprimentar desejando paz umas às outras. (Mateus 10:12, 13) Mas Jesus fez mais do que desejar paz a seus apóstolos; ele deu paz para eles. Além disso, a paz que Jesus deu a seus apóstolos é diferente de qualquer paz que o mundo b possa dar. No mundo as pessoas podem até receber certa medida de paz por meio de seus relacionamentos, do dinheiro, sucesso ou posição social. Mas a paz que Jesus dá é diferente. Quem segue a Jesus tem paz interior. E essa paz não depende de fatores externos, ou do que acontece em nossa volta; ela é duradoura.

Contexto de João 14:27

 Jesus disse essas palavras a seus apóstolos fiéis na noite antes de sua morte. Naquela noite, Jesus os avisou que logo iria deixá-los. (João 13:33, 36) Os apóstolos ficaram muito tristes com isso. (João 16:6) Então Jesus os consolou e explicou por que eles não precisavam ficar preocupados com a sua partida.

 As palavras de Jesus também podem encorajar os cristãos hoje em dia. Assim como os apóstolos, nós podemos ter paz. (2 Tessalonicenses 3:16) Quando nos tornamos discípulos de Jesus, aprendemos que somos amados e aprovados por ele e por seu Pai, Jeová. (Colossenses 3:15; 1 João 4:16) Então não temos motivos para ficar ansiosos demais. Por quê? Porque temos Jeová do nosso lado. — Salmo 118:6; Filipenses 4:6, 7; 2 Pedro 1:2.

 Assista a este vídeo curto para ter uma visão geral do livro de João.

a Jeová é o nome de Deus. (Salmo 83:18) Veja o artigo “Quem é Jeová e por que seu nome é importante?”.

b Na Bíblia, a palavra “mundo” pode se referir às pessoas que não têm uma amizade com Deus.