Ir para conteúdo

Onde é que eu posso encontrar esperança?

Onde é que eu posso encontrar esperança?

A resposta da Bíblia

 A Bíblia diz que Deus quer dar-nos “um futuro e uma esperança”. a (Jeremias 29:11) Na verdade, uma das razões por que Deus nos deu a Bíblia foi para que, “pelo consolo das Escrituras, tivéssemos esperança”. (Romanos 15:4) Como veremos, a sólida orientação da Bíblia ajuda-nos a ter uma atitude positiva no dia a dia, ao passo que as suas promessas nos dão uma maravilhosa esperança para o futuro.

Nesta página:

 Como é que a Bíblia nos ajuda a ter uma atitude positiva?

 A Bíblia ajuda-nos a ter uma atitude positiva por nos indicar passos práticos que melhoram a nossa vida. Considere alguns exemplos disso.

  •   Recorra à Bíblia para obter orientação prática. O Salmo 119:105 diz: “A tua palavra é uma lâmpada para o meu pé, e uma luz para o meu caminho.” Uma luz forte faz duas coisas. Ilumina não só o que está imediatamente à frente, mas também o caminho mais adiante. Da mesma maneira, os princípios práticos da Bíblia ajudam-nos a lidar de maneira eficaz com os problemas mais imediatos, levando-nos a ter uma atitude positiva no dia a dia. Os ensinos da Bíblia renovam as nossas forças e “fazem o coração alegrar-se”. (Salmo 19:7, 8) Ao mesmo tempo, a Bíblia lança luz sobre o maravilhoso propósito de Deus para o futuro da humanidade e da Terra. Essa esperança dá-nos alegria e contentamento duradouros.

  •   Aceite a ajuda de outros. Quando parece que estamos numa situação sem saída, talvez nos sintamos inclinados a afastarmo-nos da família ou dos amigos. A Bíblia diz-nos que esse proceder é imprudente, visto que pode levar a decisões e ações tolas. (Provérbios 18:1) Aqueles que amamos podem ser uma influência estabilizadora. Também podem dar-nos sugestões úteis para lidarmos com uma situação difícil. (Provérbios 11:14) No mínimo, é provável que nos consolem e animem, dando-nos força para perseverar até que as coisas melhorem. — Provérbios 12:25.

  •   Ore a Deus. A Bíblia diz: “Lança o teu fardo sobre Jeová, e ele irá amparar-te. Nunca permitirá que o justo venha a cair.” b (Salmo 55:22) Jeová é justamente chamado “o Deus que dá esperança”. (Romanos 15:13) Você pode orar a ele sobre ‘todas as suas preocupações’, confiante de que ele se preocupa consigo. (1 Pedro 5:7, nota) De facto, a Bíblia diz: “Ele vos fará firmes, ele vos fará fortes, ele vos porá sobre firmes alicerces.” — 1 Pedro 5:10.

  •   Deixe que as provações fortaleçam a sua esperança. Deus promete por meio da Bíblia: “Quem me escuta residirá em segurança e ficará tranquilo, sem temer nenhuma calamidade.” (Provérbios 1:33) Quando um ciclone atingiu a sua casa, Margaret, que vive na Austrália, perdeu muitos dos seus bens. Contudo, em vez de cair no desespero, ela aprendeu uma lição valiosa – os bens materiais perdem-se facilmente. Depois disso, ela ficou ainda mais determinada a focar-se nas coisas que realmente importam, ou seja, a família, os amigos, a sua relação com Deus e a esperança baseada na Bíblia. — Salmo 37:34; Tiago 4:8.

 Que esperança é que a Bíblia oferece a toda a humanidade?

 A Bíblia promete que a humanidade e a Terra vão ter um futuro brilhante. Esse futuro não está longe. Na verdade, os problemas que a humanidade enfrenta hoje são uma prova de que estamos a viver nos “últimos dias” deste mundo atual. (2 Timóteo 3:1-5) Em breve, Deus vai assumir o controlo dos assuntos da Terra e vai eliminar a injustiça e o sofrimento. Ele fará isso por meio de um governo mundial chamado Reino de Deus. (Daniel 2:44; Apocalipse 11:15) Jesus tinha em mente esse governo celestial quando disse na sua oração modelo: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade [...] na terra.” — Mateus 6:9, 10.

 A Bíblia mostra claramente qual é a vontade de Deus para a humanidade. Note alguns dos problemas que o Reino de Deus vai eliminar:

  •   Não haverá mais fome. “A terra dará a sua produção.” — Salmo 67:6.

  •   Não haverá mais doenças. “Nenhum habitante dirá: ‘Estou doente.’” —Isaías 33:24, nota.

  •   Não haverá mais morte. Deus “enxugará todas as lágrimas dos seus olhos [da humanidade], e não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” — Apocalipse 21:3, 4.

a Esperamos por uma coisa quando a desejamos e acreditamos que vamos obtê-la. Esperança também pode referir-se a uma coisa que ansiamos muito ou ao objeto de esperança.

b A Bíblia mostra que Jeová é o nome de Deus. — Salmo 83:18.