Pular para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

João 16:33 — “Eu venci o mundo”

João 16:33 — “Eu venci o mundo”

 “Eu lhes disse essas coisas para que, por meio de mim, vocês tenham paz. No mundo vocês terão tribulação, mas coragem! Eu venci o mundo.” — João 16:33, Tradução do Novo Mundo.

 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” — João 16:33, Almeida, revista e corrigida.

Explicação de João 16:33

 Com essas palavras, Jesus amorosamente garante a seus seguidores que eles também podem agradar a Deus, apesar de dificuldades e oposição.

 “Eu lhes disse essas coisas para que, por meio de mim, a vocês tenham paz.” Como mostra o restante do versículo, essa paz não quer dizer que o cristão vai levar uma vida livre de problemas. Em vez disso, é uma paz na mente e no coração. Essa paz interior só é possível “por meio de” Jesus, que prometeu que seus seguidores receberiam um “ajudador” poderoso, ou seja, o espírito santo. Esse “ajudador” faria com que os discípulos de Jesus conseguissem enfrentar qualquer dificuldade. — João 14:16, 26, 27.

 “No mundo vocês terão tribulação, mas coragem!” Jesus foi bem sincero ao dizer que seus discípulos enfrentariam dificuldades, como injustiça e perseguição. (Mateus 24:9; 2 Timóteo 3:12) Apesar disso, eles tinham bons motivos para ter “coragem” ou ter “ânimo”. — João 16:33, Nova Versão Internacional.

 “Eu venci o mundo.” Aqui, a palavra “mundo” se refere à sociedade humana injusta que está afastada de Deus. b Primeira João 5:19 diz: “O mundo inteiro está no poder do Maligno”, ou seja, Satanás. Assim, as pessoas deste “mundo” pensam e agem de forma contrária à vontade de Deus. — 1 João 2:15-17.

 Satanás e seu mundo tentaram impedir Jesus de realizar a vontade de Deus. Parte dessa vontade era que Jesus ensinasse as pessoas sobre Deus e desse sua vida perfeita como resgate. (Mateus 20:28; Lucas 4:13; João 18:37) Mas Jesus não deixou que o mundo influenciasse seu modo de pensar e o afastasse de Deus. Ele continuou fiel até a morte. Assim, Jesus podia dizer que ele venceu o mundo e que Satanás, que é “o governante do mundo”, não tinha “nenhum poder” sobre ele. — João 14:30.

 Com seu próprio exemplo, Jesus mostrou aos seus seguidores que eles também poderiam continuar leais a Deus mesmo quando sua integridade fosse testada. Em outras palavras, Jesus estava dizendo: “Se eu venci o mundo, vocês também podem vencer.”

Contexto de João 16:33

 Jesus disse essas palavras na noite antes da sua morte. Ele sabia que estava prestes a morrer, então aproveitou a oportunidade para dar aos seus apóstolos fiéis alguns conselhos. Ele incluiu algumas verdades importantes: os apóstolos não o veriam mais e seriam perseguidos, e até mesmo mortos. (João 15:20; 16:2, 10) Isso poderia deixar os apóstolos com medo. Por isso, Jesus concluiu com as palavras de João 16:33 para encorajar e tranquilizar os apóstolos.

 As palavras e o exemplo de Jesus também podem encorajar seus seguidores hoje em dia. Todos os cristãos podem continuar leais a Deus apesar de tribulação.

a A expressão grega traduzida “por meio de mim” também pode ser traduzida “em união comigo”. Nesse contexto, ela transmite a ideia de que os discípulos de Jesus poderiam ter paz por permanecer em união com ele.

b A palavra “mundo” é usada de forma parecida em João 15:19 e em 2 Pedro 2:5.