Ir para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

1 Coríntios 10:13: “Deus é fiel”

1 Coríntios 10:13: “Deus é fiel”

 “Não vos sobreveio nenhuma tentação a não ser as que são comuns aos homens. Mas Deus é fiel e não deixará que sejam tentados além do que podem suportar; mas, quando vier a tentação, ele também providenciará a saída, para que a possam suportar.” — 1 Coríntios 10:13, Tradução do Novo Mundo.

 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” — 1 Coríntios 10:13,  Almeida Revista e Atualizada.

Significado de 1 Coríntios 10:13

 Este versículo destaca uma qualidade cativante de Deus: a sua lealdade. Os adoradores fiéis de Deus podem contar com a ajuda dele, especialmente, quando estão a passar por provações ou tentações.

 “Não vos sobreveio nenhuma tentação a não ser as que são comuns aos homens.” Os adoradores de Deus podem ser tentados a fazer alguma coisa que lhe desagrada. Estas tentações, embora sejam difíceis, são comuns, porque muitas pessoas passam pelo mesmo. a Por isso, os adoradores de Deus podem ter a certeza de que também vão ser capazes de suportar estas provações.

 “Deus é fiel.” Jeová b é digno de confiança e quer apoiar-nos. Ele sempre cumpriu a sua promessa de que não vai abandonar aqueles que o amam e que permanecem leais e obedientes a ele. (Deuteronómio 7:9; Salmo 9:10; 37:28) Por isso, aqueles que o adoram podem confiar que ele vai cumprir as duas promessas encorajadoras que estão no versículo.

 “[Ele] não deixará que sejam tentados além do que podem suportar.” Deus mostra a sua lealdade por não permitir que as provações se tornem tão difíceis que seja impossível suportá-las. Ele conhece os limites de todos os seus adoradores. — Salmo 94:14.

 “Quando vier a tentação, ele também providenciará a saída, para que a possam suportar.” Deus pode remover a provação ou dar aos seus adoradores o que eles precisam para suportá-la. Por exemplo, ele pode dar-nos orientação por meio do espírito santo. Também pode dar-nos consolo através da Bíblia ou de outros adoradores que nos ajudem. — João 14:26; 2 Coríntios 1:3, 4; Colossenses 4:11.

Contexto de 1 Coríntios 10:13

 Este versículo aparece numa carta que o apóstolo Paulo escreveu à congregação cristã em Corinto. Nesta parte da carta, Paulo usou a história do antigo Israel como um exemplo do que os cristãos em Corinto não deviam fazer. (1 Coríntios 10:11) Ele menciona uma série de testes e tentações que os israelitas enfrentaram, incluindo idolatria e imoralidade sexual. (1 Coríntios 10:6-10) Alguns israelitas cederam a estas tentações. Com base no exemplo deles, Paulo lembrou os cristãos de que eles não deviam ter excesso de confiança por pensarem que nunca iriam ceder à tentação. (1 Coríntios 10:12) No entanto, deu-lhes a garantia que se encontra em 1 Coríntios 10:13. Os adoradores fiéis de Deus são capazes de suportar qualquer desafio.

 Veja este breve vídeo para ter uma visão geral do livro de 1 Coríntios.

a A palavra grega traduzida “tentação” pode referir-se a um teste ou a uma provação.

b Jeová é o nome de Deus. (Salmo 83:18) Veja o artigo “Quem é Jeová?”.