Bai pa asuntu

Bai pa lista di asuntus

SAIBA MAIS 1B

Visão geral do livro de Ezequiel

Visão geral do livro de Ezequiel

De modo geral, o livro de Ezequiel pode ser dividido da seguinte forma:

CAPÍTULOS 1 A 3

Em 613 AEC, Ezequiel estava exilado com outros judeus em Babilónia. Ele recebeu visões de Jeová e foi escolhido para profetizar aos judeus que moravam perto do rio Quebar.

CAPÍTULOS 4 A 24

Entre 613 e 609 AEC, Ezequiel transmitiu mensagens proféticas que falavam principalmente da condenação de Jerusalém e do seu povo rebelde e idólatra.

CAPÍTULOS 25 A 32

A partir de 609 AEC, quando Babilónia cercou Jerusalém pela última vez, as mensagens de julgamento de Ezequiel passaram a ser contra as nações inimigas ao redor de Israel: Amom, Edom, Egito, Filístia, Moabe, Sídon e Tiro.

CAPÍTULOS 33 A 48

Em 606 AEC, Jerusalém e o seu templo estavam em ruínas a centenas de quilómetros de distância de onde Ezequiel estava. Mesmo assim, ele falou de uma emocionante mensagem de esperança: a restauração da adoração pura.

O livro de Ezequie está basicamente organizado por ordem de acontecimentos e por assunto. As profecias sobre a destruição de Jerusalém e o seu templo vêm antes da maioria das profecias sobre a restauração da adoração pura. Isso faz sentido; tem mais lógica falar sobre a restauração da adoração pura depois de se falar do fim da adoração no templo.

Além disso, no livro de Ezequiel, as profecias contra as nações inimigas ao redor de Israel (capítulos 25 a 32) aparecem depois das mensagens de julgamento contra Jerusalém e antes das profecias sobre a restauração da adoração pura. Ao falar sobre as mensagens de julgamento de Ezequiel contra as nações, um estudioso disse: “Elas formam uma boa transição entre a mensagem da ira de Deus contra o Seu povo e a Sua misericórdia para com eles, porque a própria punição dos inimigos faz parte da libertação do Seu povo.”

Volte ao capítulo 1, parágrafo 18