Pular para conteúdo

Pular para menu secundário

Pular para sumário

Testemunhas de Jeová

Português

A Sentinela  |  Outubro de 2015

 MATÉRIA DE CAPA | FAZ SENTIDO ORAR?

Oração — como pode ajudar você

Oração — como pode ajudar você

Antes de se dedicar a qualquer atividade, talvez você se pergunte: ‘O que vou ganhar com isso?’ Mas seria errado pensar assim com respeito à oração? Não necessariamente. É natural querer saber se orar realmente vale a pena. Até mesmo Jó, um homem bom do passado, perguntou: “Se eu clamar a ele, será que me responderá?” — Jó 9:16.

Nos artigos anteriores, consideramos evidências de que a oração é mais do que um ato religioso ou uma terapia. O verdadeiro Deus realmente ouve orações. Se orarmos da maneira certa e por coisas corretas, ele nos ouvirá. Deus até nos incentiva a nos achegar a ele. (Tiago 4:8) Então, se a oração fizer parte da nossa vida, quais serão os benefícios? Vejamos alguns.

Paz mental.

Quando surgem problemas e desafios na vida, a ansiedade deixa você sufocado? A Bíblia nos incentiva a ‘orar constantemente’ nessas horas e a ‘tornar os nossos pedidos conhecidos a Deus’. (1 Tessalonicenses 5:17; Filipenses 4:6) A Bíblia garante que, se recorrermos a Deus em oração, “a paz de Deus, que está além de toda compreensão, guardará o [nosso] coração e a [nossa] mente”. (Filipenses 4:7) Podemos ter certa medida de tranquilidade por expressar nossas preocupações ao nosso Pai celestial. Ele nos convida a fazer isso. “Lance seu fardo sobre Jeová, e ele amparará você”, diz Salmo 55:22.

“Lance seu fardo sobre Jeová, e ele amparará você.” — Salmo 55:22

Milhões de pessoas no mundo todo já sentiram essa paz. Hee Ran, uma mulher da Coreia do Sul,  diz: “Embora eu tenha de lidar com sérios problemas, assim que oro a Deus sobre eles, fico aliviada e sinto que tenho forças para continuar.” Cecilia, das Filipinas, conta: “Como mãe, eu me preocupo muito com minhas filhas. Além disso, cuido de minha mãe que, por causa de problemas de saúde, já não me reconhece. Mas, com a ajuda da oração, consigo levar a vida com menos ansiedade. Sei que Jeová vai me ajudar a cuidar delas.”

Consolo e força ao enfrentar provações.

Está passando por intenso estresse, talvez até enfrentando situações perigosas ou uma tragédia? Orar ao “Deus de todo o consolo” pode lhe dar muito alívio. A Bíblia diz que ele “nos consola em todas as nossas provações”. (2 Coríntios 1:3, 4) Por exemplo, numa ocasião em que estava  muito aflito, Jesus ‘se ajoelhou e começou a orar’. Qual foi o resultado? “Apareceu-lhe então um anjo do céu e o fortaleceu.” (Lucas 22:41, 43) Outro homem fiel, Neemias, sofria ameaças de pessoas ruins. Elas tentavam impedir que ele realizasse a obra que Deus lhe havia ordenado. Ele orou: “Ó Deus, fortalece minhas mãos!” O que aconteceu depois mostra que Deus realmente o ajudou a superar o medo e a conseguir completar a obra. (Neemias 6:9-16) Reginald, de Gana, descreve como a oração o ajuda: “Quando oro, principalmente quando estou passando por um problema muito sério, sinto que contei o problema a alguém que pode me ajudar e que garante que não preciso ficar desesperado.” Com certeza, Deus pode nos consolar quando oramos a ele!

Sabedoria de Deus.

Algumas decisões que tomamos podem afetar permanentemente a nós e as pessoas que amamos. Como podemos tomar boas decisões? A Bíblia diz: “Se falta sabedoria a algum de vocês [especialmente ao lidar com provações], que ele persista em pedi-la a Deus — pois ele dá a todos generosamente, sem censurar —, e ela lhe será dada.” (Tiago 1:5) Se orarmos pedindo sabedoria, Deus poderá usar seu espírito santo para nos orientar a tomar boas decisões. Podemos até ser específicos e pedir espírito santo, pois Jesus nos garante que “o Pai, no céu, dará espírito santo aos que lhe pedirem”. — Lucas 11:13.

“Eu orava constantemente a Jeová, pedindo orientação para tomar a decisão certa.” — Kwabena, Gana

Até Jesus sentiu necessidade de pedir ajuda a seu Pai ao tomar decisões importantes. A Bíblia diz que, quando decidiu escolher 12 homens para servir como seus apóstolos, ele “passou a noite inteira orando a Deus”. — Lucas 6:12.

Assim como Jesus, muitos hoje sentem mais confiança ao ver como Deus lhes responde quando pedem sua ajuda para tomar boas decisões. Regina, das Filipinas, tem enfrentado vários desafios, como o sustento da família após a morte do marido, a perda do emprego e dificuldades em criar as filhas. O que a tem ajudado a tomar boas decisões? Ela diz: “Dependo da ajuda que Jeová me dá por meio da oração.” Um homem de Gana chamado Kwabena conta por que pediu ajuda a Deus em oração: “Perdi meu emprego, que me dava um bom salário.” Ele diz que, ao considerar suas opções, “orava constantemente a Jeová, pedindo orientação para tomar a decisão certa”. Kwabena acrescenta: “Tenho certeza de que Jeová me ajudou a escolher uma carreira que permitisse que eu cuidasse das minhas necessidades físicas e espirituais.” Você também pode ser orientado por Deus se orar sobre assuntos que talvez afetem seu relacionamento com ele.

Vimos apenas alguns benefícios da oração. (Para mais exemplos, veja o quadro “ Benefícios da oração”.) Mas, para receber esses benefícios, você precisa primeiro conhecer a Deus e sua vontade. Se esse é o seu desejo, nós o convidamos a pedir às Testemunhas de Jeová que o ajudem a estudar a Bíblia. * Esse pode ser seu primeiro passo para se achegar ao “Ouvinte de oração”. — Salmo 65:2.

^ parágrafo 14 Para mais informações, contate as Testemunhas de Jeová em sua região ou acesse nosso site www.jw.org.

Saiba mais

BOAS NOTÍCIAS DE DEUS PARA VOCÊ!

Que boas notícias Deus tem?

Veja que boas notícias Deus tem e por que precisamos tanto delas.

QUEM ESTÁ FAZENDO A VONTADE DE JEOVÁ HOJE?

Que tipo de pessoas são as Testemunhas de Jeová?

Quantas Testemunhas de Jeová você conhece? O que realmente você sabe sobre nós?