Pular para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Isaías 40:31 — “Os que esperam em Jeová recuperarão as forças”

Isaías 40:31 — “Os que esperam em Jeová recuperarão as forças”

 “Mas os que esperam em Jeová recuperarão as forças. Voarão alto como as águias. Correrão e não ficarão exaustos; andarão e não se cansarão.” — Isaías 40:31, Tradução do Novo Mundo.

 “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.” — Isaías 40:31, Almeida Revista e Corrigida.

Explicação de Isaías 40:31

 Jeová a Deus garante aos seus adoradores que dará a eles a força que precisam para vencer ou aguentar qualquer problema que enfrentem.

 “Os que esperam em Jeová recuperarão as forças.” Deus tem o poder e a vontade de ajudar o seu povo. E aqueles que esperam, ou confiam, em Deus podem sempre contar com a ajuda dele. (Provérbios 3:5, 6) Um modo de Deus fortalecer seus servos é por meio de seu espírito santo, ou força ativa. — Lucas 11:13.

 “Voarão alto como as águias.” Essa comparação mostra a força que o poder de Deus pode ter numa pessoa. A águia geralmente aproveita colunas de ar quente para voar e pairar. Quando encontra uma coluna, a águia abre suas asas e voa em círculos dentro da coluna, indo cada vez mais alto. A águia pode permanecer no ar por horas, mudando de uma coluna para outra. Dessa forma, ela gasta um mínimo de energia para fazer o seu voo.

 “Correrão e não ficarão exaustos.” Os nossos problemas podem nos deixar fracos em sentido físico e emocional. Mas, com a força que Deus nos dá, nós podemos seguir em frente. Essa força pode nos ajudar a fazer o que é certo apesar de sérias dificuldades. O apóstolo Paulo, que enfrentou grandes provações, escreveu: “Para todas as coisas tenho forças graças àquele que me dá poder.” — Filipenses 4:13.

Contexto de Isaías 40:31

 Deus inspirou o profeta Isaías a escrever essas palavras no século 8 antes de Cristo. É verdade que essa promessa se aplica a todos os servos fiéis de Deus. Mas pode ser que Jeová tenha inspirado Isaías a dizer essas palavras para encorajar os judeus que seriam levados a Babilônia por 70 anos. Quando os judeus voltaram do exílio para sua terra, eles viram que a promessa de Deus se cumpriu. (Isaías 40:1-3) Deus deu a eles a força necessária para fazer aquela viagem b longa e difícil de Babilônia para Jerusalém em 537 antes de Cristo. — Isaías 40:29.

a Jeová é o nome de Deus. — Salmo 83:18.

b É provável que o caminho que os exilados fizeram tenha sido de 1.600 km.