Pular para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Filipenses 4:13 — “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação”

Filipenses 4:13 — “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação”

 “Para todas as coisas tenho forças graças àquele que me dá poder.” — Filipenses 4:13, Tradução do Novo Mundo.

 “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.” — Filipenses 4:13, Bíblia na Linguagem de Hoje.

Explicação de Filipenses 4:13

 Essas palavras, escritas pelo apóstolo Paulo, são uma garantia de que aqueles que adoram a Deus vão receber o poder necessário para fazer a vontade dele.

 Algumas traduções da Bíblia dizem que é Cristo quem deu força para Paulo. Mas a palavra “Cristo” não aparece nos manuscritos gregos mais antigos. Por isso, muitas traduções da Bíblia preferem usar expressões como “àquele que me dá poder” (Tradução do Novo Mundo), “naquele que me fortalece” (Nova Versão Internacional) e “naquele que me dá força” (Tradução da CNBB). Então de quem Paulo estava falando?

 O contexto dá a entender que Paulo estava se referindo a Deus. (Filipenses 4:6, 7, 10) Um pouco antes, nessa mesma carta, Paulo escreveu aos filipenses: “Deus é aquele que . . . está agindo em vocês, e lhes dá . . . o poder de agir.” (Filipenses 2:13) E em 2 Coríntios 4:7, ele escreveu que era Deus quem dava a ele o poder para pregar as boas novas. (Veja também 2 Timóteo 1:8.) Assim, temos bons motivos para concluir que, quando Paulo falou “àquele que me dá poder”, ele estava falando de Deus.

 O que Paulo quis dizer quando escreveu que receberia forças “para todas as coisas”? Pelo visto, as coisas mencionadas por Paulo se referiam às várias circunstâncias que ele enfrentou ao fazer a vontade de Deus. Quer tivesse muito ou pouco em sentido material, Paulo confiava que Deus iria sustentá-lo. Assim, ele aprendeu a ter contentamento em qualquer circunstância. — 2 Coríntios 11:23-27; Filipenses 4:11.

 As palavras de Paulo podem ser um grande consolo para os adoradores de Deus hoje. Deus vai dar a força que precisamos para suportar dificuldades e para fazer a vontade dele. Deus pode nos dar poder por meio de seu espírito santo, ou força ativa, bem como por meio de companheiros de adoração e de sua Palavra, a Bíblia. — Lucas 11:13; Atos 14:21, 22; Hebreus 4:12.

Contexto de Filipenses 4:13

 Essas palavras aparecem no final da carta de Paulo aos cristãos em Filipos. Ele escreveu essa carta por volta dos anos 60 e 61, durante sua primeira prisão em Roma. Durante um tempo, os cristãos em Filipos não tiveram condições de dar apoio material para o apóstolo Paulo. Mas agora eles estavam enviando presentes que ajudariam Paulo a ter o que precisava. — Filipenses 4:10, 14.

 Paulo elogiou os cristãos em Filipos por serem generosos e disse que já tinha tudo o que precisava. (Filipenses 4:18) Ele também aproveitou para ensinar a eles uma lição importante: todos os cristãos, ricos ou pobres, podem ter verdadeiro contentamento se confiarem na ajuda de Deus. — Filipenses 4:12.