Pular para conteúdo

Todas as religiões são iguais? Será que todas elas levam a Deus?

Todas as religiões são iguais? Será que todas elas levam a Deus?

A resposta da Bíblia

 Não, as religiões não são iguais. A Bíblia tem muitos exemplos de religiões que desagradam a Deus. Elas podem ser classificadas em dois tipos:

Tipo 1: Religiões que adoram deuses falsos

 A Bíblia descreve a adoração de deuses falsos como “inútil” e “sem proveito”. (Jeremias 10:3-5; 16:19, 20, Pastoral) Jeová a Deus ordenou à antiga nação de Israel: “Não adore outros deuses; adore somente a mim.” (Êxodo 20:3, 23; 23:24, Nova Tradução na Linguagem de Hoje) Quando os israelitas adoravam outros deuses, ‘a ira de Jeová se acendia contra Israel’. — Números 25:3; Levítico 20:2; Juízes 2:13, 14.

 Deus não mudou sua opinião sobre a adoração dos chamados “deuses”. (1 Coríntios 8:5, 6; Gálatas 4:8) Ele ordena que todos os que querem adorá-lo parem de se associar com os que praticam a religião falsa: “Saí do meio deles e separai-vos.” (2 Coríntios 6:14-17) Se todas as religiões fossem iguais e levassem a Deus, porque ele daria essa ordem?

Tipo 2: Religiões que adoram o Deus verdadeiro de um modo que ele não aprova

 Às vezes, os israelitas adoravam a Deus usando práticas e crenças similares à adoração de deuses falsos. Mas Jeová rejeitou esse costume de misturar a religião verdadeira com a falsa. (Êxodo 32:8; Deuteronômio 12:2-4) Jesus condenou os líderes religiosos de seus dias por causa do modo como adoravam a Deus. Eles queriam parecer devotos, mas eram hipócritas e ‘desconsideravam os assuntos mais importantes da Lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fidelidade’. — Mateus 23:23.

 Da mesma forma hoje, as pessoas só podem chegar a Deus por meio de uma religião que ensine a verdade. Essa verdade é encontrada na Bíblia. (João 4:24; 17:17; 2 Timóteo 3:16, 17) As religiões que promovem ensinamentos contrários ao que a Bíblia diz na verdade afastam as pessoas de Deus. Muitos dos ensinamentos que as pessoas acham que são bíblicos — como a Trindade, a imortalidade da alma e o tormento eterno — vieram da adoração de deuses falsos. Esse tipo de adoração é “em vão”, ou sem valor, porque segue tradições religiosas em vez de os mandamentos de Deus. — Marcos 7:7, 8.

 Deus odeia a hipocrisia nas religiões. (Tito 1:16) Para ajudar as pessoas a se achegar a Deus, uma religião precisa ter efeito na vida delas e não apenas se basear em rituais e formalidades. Por exemplo, a Bíblia diz: “Se algum homem achar que é religioso, contudo não refrear a sua língua, mas prosseguir enganando seu próprio coração, a forma de adoração de tal homem é fútil. A religião que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.” (Tiago 1:26, 27, notas) É apropriado que a Bíblia use a expressão ‘religião pura’, pois esse tipo de adoração é sem hipocrisia.