Pular para conteúdo

Ensinos Básicos da Bíblia

3.1  |  Por que existe tanta maldade e sofrimento? Lição 3.1  |  Por que existe tanta maldade e sofrimento?

Lição 3.1

Por que existe tanta maldade e sofrimento?

Quando terminar esta lição, você vai conseguir mostrar na Bíblia por que existe tanta maldade e sofrimento. E também vai conseguir explicar por que um Deus amoroso e todo-poderoso permite que essas coisas continuem existindo.

Começar a lição

Nesta lição, vamos ver a resposta para duas perguntas importantes:

  1. Como a maldade e o sofrimento começaram?
  2. Por que Deus permite que a maldade e o sofrimento continuem existindo?

E nas lições 3.2 e 3.3, nós vamos aprender o que Deus vai fazer com a maldade e o sofrimento.

1. Como a maldade e o sofrimento começaram?

Na lição anterior você aprendeu que a Bíblia ensina que os primeiros humanos, Adão e Eva, escolheram desobedecer a Deus e apoiar uma rebelião iniciada por Satanás. Nesta lição você vai ver que isso trouxe consequências ruins para Adão e Eva e para todas as pessoas. Essas consequências incluem as duas principais causas da maldade e do sofrimento:

Este vídeo explica como o pecado surgiu e se espalhou por todas as pessoas.

Para entender como a maldade e o sofrimento começaram, precisamos saber o que a Bíblia diz sobre o primeiro pecado. Nesta página e na próxima, vamos ver o que o primeiro livro da Bíblia diz sobre esse assunto. Clique nas palavras em destaque e entenda melhor o que elas significam. [?]

Gênesis 3:1-3

A serpente era o mais cauteloso de todos os animais selvagens, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela disse à mulher: ‘Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?’ Então a mulher disse à serpente: ‘Podemos comer do fruto das árvores do jardim. Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: “Não comam dele, não, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.”’”

Sabemos que serpentes não falam. Foi Satanás que usou aquela serpente como um boneco, ou fantoche, para falar com Eva. É por isso que a Bíblia chama Satanás de “a serpente original”. — Apocalipse 12:9; 20:2.

A ordem de Deus para Adão e Eva era simples: eles só não podiam comer o fruto de uma única árvore. Essa ordem dava a eles a oportunidade de mostrar que eram leais a Deus. A Bíblia chama essa árvore de “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau”. E ela servia como um lembrete de que Deus tem o direito de decidir o que é bom e o que é mau, ou seja, o que certo e o que é errado. — Gênesis 2:16, 17.

Qual foi a resposta de Satanás? Vamos aprender mais sobre essa história da Bíblia. [?]

Gênesis 3:4-6

“Então a serpente disse à mulher: ‘Vocês certamente não morrerão. Pois Deus sabe que, no mesmo dia em que comerem dele, seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.’ Assim, a mulher viu que a árvore era boa para alimento e que era desejável aos olhos, sim, a árvore era agradável de contemplar. Então ela pegou do seu fruto e começou a comê-lo. Depois deu também do fruto ao seu marido, quando ele estava com ela, e ele começou a comê-lo.”

Usando uma serpente, Satanás contou a primeira mentira de todas e se tornou “o pai da mentira”. (João 8:44) Com certeza Satanás sabia que, se Eva fosse desobediente, ela ia morrer, assim como Deus tinha dito.

Com essas palavras, Satanás ofereceu para Eva a oportunidade de criar e seguir as próprias regras. Ele deu a entender que Eva podia decidir sozinha o que era bom e o que era mau. Satanás também deu a entender que Eva seria mais feliz se não obedecesse às orientações e ao governo de seu Pai no céu.

Quando Adão e Eva desobedeceram a Jeová Deus, eles pecaram e rejeitaram a Jeová como Pai. Eles também se negaram a aceitar que Jeová tem o direito de decidir o que é certo e o que é errado.

Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles não só pecaram como também se juntaram a Satanás, ficando contra Deus. Esse foi o começo de um mau governo para a humanidade. E os resultados foram maldade e muito sofrimento. Clique na imagem para comparar os resultados do bom governo de Jeová com as consequências do mau governo dos humanos. [?]

A Bíblia diz que Deus criou Adão “do pó do solo”. (Gênesis 2:7) Leia o que Deus disse para Adão em Gênesis 3:19 e depois responda: Depois de um tempo, o que aconteceu com Adão por causa da desobediência dele?

Muitos aprenderam que quem desobedece a Deus vai sofrer no inferno de fogo. Mas Deus disse que, se Adão pecasse, ele ia morrer, e não que ele ia queimar num inferno de fogo. Você acha que seria justo Deus castigar Adão sem explicar para ele antes qual seria esse castigo? (Gênesis 2:17) O ensino de que existe um inferno de fogo não combina com as qualidades de Jeová Deus. Ele é um Deus justo e amoroso. — Deuteronômio 32:4; 1 João 4:8.

Isso mesmo. Aconteceu exatamente o que Deus tinha dito. Quando Adão morreu, ele deixou de existir. Antes de ser criado por Deus, Adão não existia. Da mesma maneira, depois de morrer, ele voltou ao pó. Em outras palavras, Adão deixou de existir. Para saber mais sobre o que acontece quando morremos, clique nos links que estão no fim desta lição.

Alguns acham que Deus tinha planejado que Adão comesse o fruto proibido. E acreditam que por fim Deus deu vida eterna para Adão. Mas a Bíblia mostra que Adão fez o que fez para satisfazer seus próprios desejos egoístas, e não para fazer a vontade de Deus. É por isso que Deus ficou tão triste com Adão. — Gênesis 3:17-19.

Como é que o pecado de Adão trouxe consequências para todos nós? A Bíblia explica: “Por meio de um só homem [ou seja, de Adão] o pecado entrou no mundo, e a morte por meio do pecado.” (Romanos 5:12) Imagine que um documento tenha uma mancha. Todas as cópias que forem tiradas desse documento também vão sair manchadas. Da mesma maneira, o pecado de Adão manchou todos os que nasceram depois dele com a imperfeição. É por isso que nós, como descendentes de Adão, nascemos imperfeitos, sofremos e morremos. [?]

Resumo da Parte 1

A maldade e o sofrimento são causados pelo pecado e pelo mau governo dos humanos. Os primeiros humanos, Adão e Eva, escolheram desobedecer a Deus. Como resultado, eles trouxeram o pecado para o mundo e rejeitaram o governo de Deus.

2. Por que Deus permite que a maldade e o sofrimento continuem existindo?

Na sua opinião, por que Jeová não destruiu logo Satanás, Adão e Eva e começou tudo de novo? Quanto tempo vai demorar até Deus acabar com toda a maldade e sofrimento? Vamos ver a resposta da Bíblia.

Este vídeo que explica por que Deus está permitindo que a maldade e o sofrimento continuem existindo.

Por que Jeová não destruiu os rebeldes no jardim do Éden e começou tudo de novo?

Muitos pensam assim. Alguns acham que, se Deus se importasse com os humanos, ele não teria permitido que a rebelião no jardim do Éden causasse tanto sofrimento e maldade. Mas a Bíblia deixa claro que Deus se importa muito com os seus filhos na Terra. — João 3:16.

Muitos que acreditam que existe um Deus amoroso acham que ele não tem o poder para impedir o sofrimento e a maldade. Mas o poder de Jeová não tem limites. (Jó 42:1, 2) Além de ser amoroso e poderoso, Deus é sábio e justo. (Jó 37:23; Romanos 11:33) Mais pra frente, vamos ver como Deus mostrou essas qualidades ao lidar com as questões que surgiram na rebelião do jardim do Éden.

Pode até parecer que Jeová está agindo como se nada tivesse acontecido. Mas a Bíblia diz que Jeová ‘não pode tolerar a maldade’. (Habacuque 1:13) Se Deus tivesse fechado os olhos para aquela rebelião, os humanos e os anjos teriam motivos para se perguntar: ‘Será que Deus merece nossa confiança?’ Nas próximas duas lições, vamos aprender que Jeová já tomou algumas atitudes para resolver os problemas que os rebeldes causaram.

Muito bem. Deus condenou Adão e Eva, mas não os castigou com a morte imediatamente. (Gênesis 3:14-19) Em vez disso, Deus deixou o tempo passar para que as seguintes perguntas fossem respondidas: Será que Jeová é o melhor governante? Será que alguém ia escolher obedecer a Deus por vontade própria? Mas nesse meio-tempo, Jeová não ficou de braços cruzados. Ele tomou algumas providências para que os humanos pudessem ser amigos dele de novo.

No vídeo que você viu antes, o professor deu tempo para o aluno rebelde tentar provar que sabia ensinar melhor do que ele. Da mesma forma, por milhares de anos, Jeová tem permitido que os humanos tentem vários tipos de governo. Mas nenhum deles têm dado certo. A Bíblia mostra que o mau governo dos humanos está perto de acabar. (Mateus 24:3-8) Arraste o círculo para mudar a imagem. [?]

Vamos ver na Bíblia outro motivo para Deus ainda não ter acabado com a maldade e o sofrimento. [?]

2 Pedro 3:9

“Jeová não é vagaroso com relação a sua promessa, como alguns pensam, mas ele é paciente com vocês, porque não deseja que ninguém seja destruído, mas deseja que todos alcancem o arrependimento.”

É verdade que muitos gostariam que Jeová já tivesse acabado com a maldade e o sofrimento. Mas ele vai fazer o que prometeu. No tempo certo, Jeová vai acabar com toda a maldade e sofrimento. A Bíblia diz: “Mesmo que pareça demorar, continue na expectativa dela [ou seja, da promessa de Deus]! Pois se cumprirá sem falta. Não se atrasará!” — Habacuque 2:3, nota.

Jeová deseja que o maior número possível de pessoas aprendam sobre ele e se tornem amigas dele. É por isso que ele tem sido paciente e permitido que a maldade e o sofrimento continuem existindo por um tempo.

Resumo da Parte 2

Deus está permitindo que o sofrimento continue por um tempo por dois motivos: (1) para provar que ele é o melhor governante que existe; (2) para que o maior número de pessoas aprendam sobre ele e ganhem vida eterna.

Revisão

Agora vamos rever alguns pontos importantes que vão ajudar você a lembrar do que aprendeu.

Revisão 2/3

Escolha a melhor opção para completar a seguinte frase: A maldade e o sofrimento surgiram porque . . .

Muitos acreditam que Deus controla tudo e acham que ele é o responsável pela maldade e pelo sofrimento. Mas a Bíblia ensina que Deus não testa as pessoas com coisas ruins. (Tiago 1:13) Então, deve existir outro responsável pela maldade e pelo sofrimento.

Sua resposta está de acordo com o que a Bíblia ensina. A Bíblia mostra que o principal responsável pela maldade e pelo sofrimento é Adão. Veja o que ela diz: “Por meio de um só homem o pecado entrou no mundo, e a morte por meio do pecado.” (Romanos 5:12) Adão escolheu pecar porque quis e ele mostrou que não queria que Jeová fosse o Pai dele.

É verdade que Satanás é inimigo de Jeová e dos humanos. Mas ele não obrigou Adão e Eva a pecar e se juntar a ele na rebelião contra Deus. Satanás enganou Eva para fazê-la acreditar que Deus estava mentindo e que ela seria mais feliz se não seguisse as orientações de Deus. Depois, Adão escolheu ser desobediente. — Gênesis 3:4-6.

Revisão 3/3

Verdadeiro ou falso: Jeová está permitindo que a maldade e o sofrimento continuem existindo porque ele não se importa com os humanos.

Deus se importa muito com os humanos. (João 3:16) A Bíblia mostra que, quando servos leais de Deus sofrem, ele sente a dor deles. Falando sobre Deus, a Bíblia diz: “Durante toda a aflição deles, ele também ficou aflito.” — Isaías 63:9.

Muito bem. Jeová está sendo paciente “porque não deseja que ninguém seja destruído”. — 2 Pedro 3:9.

Pare e pense

Podemos aprender muito sobre Jeová por ver como ele agiu depois da rebelião contra ele. O modo como Jeová reagiu tem tudo a ver com suas qualidades: amor, sabedoria, justiça e poder. Mostrando essas qualidades, o que Jeová fez?

Sem dúvida Deus tem poder para acabar com qualquer rebelião. Mas a rebelião iniciada por Satanás não colocou em dúvida o poder de Deus. Satanás acusou Deus de ser mentiroso e deu a entender que os humanos viveriam bem melhor se não fossem governados por Deus. (Gênesis 3:4, 5) Jeová não acabou com a rebelião imediatamente, mas agiu com sabedoria. Ele deu tempo ao tempo para responder de uma vez por todas as acusações feitas por Satanás. Jeová também mostrou amor por nós. Mesmo sabendo que somos filhos de Adão, Jeová nos deu a oportunidade de sermos seus amigos. — Salmo 51:5.

A sua resposta combina com o que a Bíblia diz. Desde a rebelião, Jeová tem mostrado na medida certa amor, sabedoria, justiça e poder. Por enquanto, ele está permitindo que a rebelião continue para dar uma resposta às acusações contra ele. Além disso, Jeová está dando tempo para que o maior número possível de pessoas aprendam sobre ele e se tornem amigas dele. —2 Pedro 3:9.

Muitos acreditam que Deus ainda não acabou com a maldade e o sofrimento porque ele não se importa com os humanos. Mas a Bíblia deixa claro que Jeová jamais fecharia os olhos para a maldade e o sofrimento, porque ele é um Deus de justiça. (Deuteronômio 32:4) Ele ama os humanos e se importa com eles. Por isso, Jeová não vai permitir que a maldade e o sofrimento continuem para sempre. — Atos 14:16, 17.

Talvez nossa primeira reação seja achar que Jeová não devia nem ter deixado aquela rebelião começar. Só que para fazer isso, Deus teria que tirar dos rebeldes um presente que ele deu a todos nós: a liberdade de escolha. Mas Deus jamais usaria seu poder dessa forma. Isso não seria justo e nem amoroso. Já pensou se Deus tirasse sua liberdade de escolha e o obrigasse a ser obediente? Como você ia se sentir? Que bom que Jeová nos deixa escolher a quem vamos obedecer! — Deuteronômio 30:19.

Resumo da lição

  1. Hoje existe muita maldade e sofrimento por causa do pecado e do mau governo dos humanos
  2. Deus tem permitido que a maldade e o sofrimento continuem a existir porque ele quer . . .

    • Dar uma resposta às acusações levantadas no jardim do Éden
    • Que o maior número possível de pessoas aprendam sobre ele e ganhem vida eterna

Você terminou a lição!

Quer saber mais sobre esse assunto? Então clique em um dos links abaixo.

Se preferir, siga para a próxima página.

Aprenda mais!

Vá para a próxima lição

Será que Deus vai fazer alguma coisa para acabar com a maldade e o sofrimento? Vamos descobrir a resposta nas duas próximas lições, começando com a Lição 3.2, “O que Deus fez para nos salvar da morte?”.

Estude em grupo

Você está convidado para as nossas reuniões. Lá estudamos a Bíblia e aprendemos a fazer o que ela ensina.

Peça aulas particulares da Bíblia

Quer aprender mais? Podemos contatá-lo onde e quando for melhor pra você.

Português (Brasil)
Por que existe tanta maldade e sofrimento?
https://assetsnffrgf-a.akamaihd.net/assets/m/1015271/univ/art/1015271_univ_sqr_xl.jpg