Pular para conteúdo

Ensinos Básicos da Bíblia

3.3  |  Como Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento? Lição 3.3  |  Como Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento?

Lição 3.3

Como Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento?

Quando terminar esta lição, você vai saber explicar como Deus vai usar o seu Reino, governado por Jesus Cristo, para acabar com o sofrimento dos humanos.

Começar a lição

Vamos começar lembrando um ponto importante que aprendemos nas lições anteriores. De acordo com a Bíblia, quais são as principais causas da maldade e do sofrimento?

Muito bem! O primeiro homem, Adão, se rebelou contra Deus e passou o pecado e a morte para todos os seus descendentes. (Romanos 5:12) Além disso, ele não quis mais ser governado por Deus. A História deixa claro que o governo dos homens é um fracasso. — Eclesiastes 8:9.

Muitas pessoas concordariam com você. E é verdade que desejos errados levaram Adão, Eva e Satanás a se rebelar contra Deus; o que resultou em muito sofrimento para os humanos. (Gênesis 3:6; Tiago 1:14, 15) Mas a Bíblia mostra que nem todos os desejos são errados. Na verdade, ela ensina que Deus vai realizar os desejos corretos das pessoas. A Bíblia diz que Deus vai ‘abrir a mão e satisfazer o desejo de todos os seres vivos’. — Salmo 145:16.

Muitas pessoas também pensam assim. A Bíblia reconhece que a falta de conhecimento pode fazer a pessoa sofrer. (Provérbios 27:12) Mas ela também ensina que o sofrimento começou quando Adão e Eva se rebelaram contra Deus. Eles sabiam o que Deus esperava deles, mas mesmo assim decidiram ser desobedientes. — Gênesis 3:2, 3.

Na última lição, você aprendeu como Deus vai acabar com o pecado e suas consequências por meio do resgate. Nesta lição, vamos ver como Deus vai usar o seu Reino para acabar com a segunda causa do sofrimento — o mau governo dos humanos. Vamos ver as respostas para duas perguntas:

  1. O que é o Reino de Deus?
  2. Como e quando o Reino de Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento?

Parte 1: O que é o Reino de Deus?

Talvez você já tenha ouvido falar do Reino de Deus. Milhões de pessoas oram pedindo por esse Reino quando fazem a oração-modelo, conhecida como Pai-Nosso. Ela inclui os seguintes pedidos: “Venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:10, Centro Bíblico Católico) Mas o que é o Reino de Deus? E como ele vai acabar com o mau governo dos humanos?

Este vídeo mostra o que é o Reino de Deus e como ele é superior aos governos humanos.

Onde está o Reino de Deus?

Isso mesmo! É verdade que o Reino vai governar a Terra, mas ele vai fazer isso lá do céu. É por isso que Jesus o chamou de “o Reino dos céus”. — Mateus 4:17.

Muitos acreditam que o Reino é simplesmente um sentimento ou uma atitude das pessoas. Mas a Bíblia ensina que ele é um governo real. Para saber mais sobre esse assunto, clique nos links que aparecem no fim desta lição.

Muitas pessoas respondem assim. Jesus realmente viveu e pregou nessa parte do mundo. Mas ele disse que o Reino iria governar do céu. Por exemplo, Jesus chamava esse governo tanto de “Reino dos céus” como de “Reino de Deus”. — Mateus 10:7; Lucas 10:9.

O que o Reino de Deus vai fazer com os maus governos? Ele vai ‘expulsar’ o atual governante do mundo, Satanás, e vai acabar com os governos humanos. (João 12:31) O resultado será paz para toda a Terra. (Salmo 72:7, 8) Arraste o círculo para mudar a imagem. [?]

Escolha a melhor resposta. O que o Reino de Deus vai fazer com os governos humanos?

Deus nunca quis que os humanos governassem outros humanos. Para Deus, os governos humanos são inimigos do seu Reino. — Salmo 2:2-9.

Muito bem! A Bíblia diz que o Reino de Deus “vai esmigalhar e pôr um fim” a todos os governos humanos, que são imperfeitos. — Daniel 2:44.

Se Deus deixasse que os humanos continuassem governando, mesmo apenas um pequeno grupo de pessoas, o sofrimento continuaria existindo. Em vez disso, o Reino de Deus vai governar a Terra inteira, e não apenas uma parte dela. — Salmo 72:8.

Resumo da Parte 1

O Reino de Deus é um governo que fica no céu. Ele vai expulsar Satanás, substituir o mau governo dos humanos e governar a Terra inteira. Ele é muito melhor do que os governos humanos em todos os sentidos.

Parte 2: Como e quando o Reino de Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento?

Os milagres que Jesus realizou e o que ele ensinou nos dão a resposta.

Este vídeo mostra o que o Reino de Deus vai fazer para acabar com todo o sofrimento.

Escolha a melhor opção para completar a seguinte frase: Jesus realizou milagres principalmente para . . .

Jesus com certeza queria muito aliviar o sofrimento das pessoas. (Mateus 14:14) Mas os seus milagres só deram alívio às pessoas por um tempo. Por exemplo, as pessoas que ele ressuscitou acabaram morrendo novamente. Então, os milagres de Jesus tinham um objetivo maior.

Muito bem! É verdade que os milagres de Jesus aliviaram o sofrimento das pessoas por um tempo e fizeram muitos se interessar pela mensagem dele. Mas o principal objetivo de Jesus era pregar e ensinar sobre o Reino de Deus. (Lucas 4:43) Ao realizar milagres, Jesus deixou claro que ele tinha as habilidades necessárias para ser o futuro Rei do Reino de Deus e também mostrou o que esse Reino vai fazer pela humanidade. — Mateus 9:35.

É fácil entender por que “grandes multidões” seguiam Jesus. Ele curava “todos os que sofriam de várias doenças”. (Mateus 4:24, 25) Mas ele não realizou milagres para conseguir mais discípulos. Na verdade, Jesus criticou as pessoas que o seguiam apenas para se beneficiar dos milagres dele. — João 6:10-13, 25-27.

Mas quando o Reino de Deus vai acabar com toda a maldade e sofrimento? A Bíblia fala de coisas que aconteceriam na Terra e mostrariam que o governo humano estaria nos seus “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1) Para aprender mais sobre profecias que têm a ver com os últimos dias, clique nos links que estão no fim desta lição. Agora, vamos ver uma profecia que fala do péssimo comportamento das pessoas nos últimos dias. Para saber mais, clique nas palavras em destaque. [?]

2 Timóteo 3:1-5 diz:

“Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de suportar. Pois os homens só amarão a si mesmos, amarão o dinheiro, serão presunçosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, desnaturados, não estarão dispostos a acordos, serão caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor ao que é bom, traidores, teimosos, cheios de orgulho, amarão os prazeres em vez de a Deus e manterão uma aparência de devoção a Deus, mas rejeitarão o poder dessa devoção.”

O esforço de alguns para juntar muito dinheiro tem causado grande desigualdade econômica em nossos dias. Por exemplo, as pessoas mais ricas do mundo, que correspondem a 1% da população mundial, têm mais riquezas do que todos os outros habitantes da Terra juntos.

Essa parte da profecia mostra que, durante os últimos dias, o amor que deveria ser natural entre os membros de uma família muitas vezes não existiria. Nós vemos isso acontecendo em nossos dias. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, “no mundo todo, de cada 100 mulheres que estão em um relacionamento, cerca de 30 já foram agredidas física e/ou sexualmente por seus parceiros”.

Essa frase mostra que, nos últimos dias, haveria muita falsidade e fingimento nas religiões. Mas os religiosos que agem assim não conseguem enganar a Deus. Na verdade, a Bíblia diz que essas pessoas “fazem o que é contra a lei”. — Mateus 7:21-23.

Jesus comparou o que aconteceria nos últimos dias com o que acontece nas mudanças de estação do ano. Por exemplo, quando vemos que as árvores estão florescendo, sabemos que o verão está chegando. Da mesma maneira, nós estamos vendo se cumprir as coisas que a Bíblia disse que aconteceriam nos últimos dias. Isso mostra que está próximo o tempo para o Reino de Deus acabar com a maldade e o sofrimento. (Lucas 21:29-31) Clique nas setas na imagem para ter uma ideia dessa comparação. [?]

Leia Atos 10:34, 35 e depois responda a seguinte pergunta: Quem vai receber as coisas boas que o Reino de Deus vai fazer?

Seria muito bom se todas as pessoas quisessem ser governadas pelo Reino de Deus. Mas a Bíblia é realista e diz que muitos nunca vão fazer isso. Na verdade, eles vão se unir “contra Jeová e contra o seu Cristo”. — Salmo 2:1, 2, nota.

Hoje muitas nações se acham superiores e por isso o mundo fica dividido. Mas as “boas novas eternas” do Reino de Deus dão esperança para pessoas de “toda nação, tribo, língua e povo”. — Apocalipse 14:6.

Isso mesmo! Deus quer que “todo tipo de pessoas sejam salvas e venham a ter um conhecimento exato da verdade”. (1 Timóteo 2:4) Todas as pessoas, não importa a cultura ou nacionalidade, podem ser aceitas como amigas de Deus. Se você continuar aprendendo sobre a Bíblia, você também vai poder receber as coisas boas que o Reino vai fazer.

Resumo da Parte 2

O Reino de Deus vai fazer muitas coisas boas para a humanidade. Ele vai acabar com o sofrimento causado por Satanás e pelo mau governo dos humanos. As profecias da Bíblia mostram que isso vai acontecer em breve.

Revisão

Agora vamos rever alguns pontos importantes que vão ajudar você a lembrar do que aprendeu.

Revisão 1/3

O que é o Reino de Deus?

Muitas pessoas pensam assim, mas a Bíblia mostra que o Reino de Deus não é uma emoção ou atitude.

Muito bem! O Reino de Deus é um governo real que “vai esmigalhar e pôr um fim a todos esses reinos [ou seja, aos governos humanos]”. — Daniel 2:44.

Revisão 3/3

Quando o Reino de Deus vai substituir os governos humanos?

Muitos também pensam assim. A Bíblia já dizia que nos últimos dias as pessoas iam zombar das promessas de Deus. (2 Pedro 3:3, 4) Quer saber mais sobre as profecias que falam que em breve o Reino de Deus vai substituir os governos humanos? Então clique nos links que estão no final desta lição.

Isso mesmo! É verdade que não é possível dizer exatamente quando Deus vai acabar com o governo humano e com o sofrimento que ele causa. Mas as profecias da Bíblia e a situação do mundo deixam claro que isso vai acontecer em breve. — Mateus 24:33.

Jesus explicou com detalhes coisas que aconteceriam e nos ajudariam a saber que a destruição dos governos humanos estaria próxima. (Mateus 24:7-14, 37-39) Para saber mais, clique nos links que estão no final desta lição.

Pare e pense

Leia 1 Tessalonicenses 5:2 e depois responda a seguinte pergunta: No dia em que Jeová substituir os governos humanos pelo seu governo, será que a maioria das pessoas vai estar preparada?

Na verdade, a Bíblia diz que, quando o Reino de Deus substituir os governos humanos, poucas pessoas vão estar preparadas. E hoje realmente, mesmo vendo os acontecimentos que provam que estamos nos últimos dias, a maioria das pessoas não se importa com isso. — Mateus 24:37-39.

Muito bem! Jesus disse que ele viria como Rei do Reino de Deus assim como um ladrão, ou seja, numa hora em que ninguém estivesse esperando. (Lucas 12:39, 40) Por isso, Jesus ensinou que até mesmo seus discípulos precisariam estar sempre preparados.

Resumo da lição

  1. O Reino de Deus é um governo real no céu que vai substituir todos os governos humanos.
  2. O Reino vai fazer muitas coisas boas para os humanos, e você também pode receber essas bênçãos.

Você terminou o curso!

Quer continuar aprendendo?

Peça aulas particulares da Bíblia

Continue a aprender sobre a Bíblia por meio do nosso programa de estudo particular. Podemos contatá-lo onde e quando for melhor pra você.

Estude em grupo

Você está convidado para as nossas reuniões. Lá estudamos a Bíblia e aprendemos a fazer o que ela ensina.

Continue aprendendo no jw.org

Aprenda por que você pode confiar na Bíblia, como se beneficiar o máximo possível dela e entenda como ela é útil para o nosso dia a dia.

Português (Brasil)
Como Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento?
https://assetsnffrgf-a.akamaihd.net/assets/m/1015283/univ/art/1015283_univ_sqr_xl.jpg