Pular para conteúdo

Ensinos Básicos da Bíblia

3.2  |  O que Deus fez para nos salvar da morte? Lição 3.2  |  O que Deus fez para nos salvar da morte?

Lição 3.2

O que Deus fez para nos salvar da morte?

Quando terminar esta lição, você vai saber explicar o que Jeová fez para acabar com a morte e o que ele vai fazer por aqueles que já morreram.

Começar a lição

Na última lição, você aprendeu que Adão desobedeceu a Deus e, como resultado, ele passou o pecado e a morte para todos os seus descendentes, ou seja, para todos os que nasceram depois dele. Nesta lição, você vai aprender que Deus enviou Jesus para nos salvar da morte. É isso que a Bíblia chama de resgate. Vamos ver duas coisas sobre o resgate:

  1. Como o resgate foi pago?
  2. Como o resgate pode beneficiar bilhões de pessoas, incluindo você?

1. Como o resgate foi pago?

Jeová enviou Jesus para a Terra para nascer como humano perfeito, sem pecado. (1 Pedro 2:22) Jesus sempre foi obediente a Deus. Por isso, ele pôde se tornar o Salvador da humanidade. Nenhum outro humano poderia ter feito isso.

Este vídeo vai explicar por que Jesus pôde salvar a humanidade da morte e se tornar o “Salvador do mundo”. — 1 João 4:14

Vamos entender como Jesus vai salvar a humanidade do pecado e da morte lendo com atenção o que o próprio Jesus disse que ia fazer. Para saber mais, clique nas palavras em destaque. [?]

Mateus 20:28

“Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em troca de muitos.”

Jesus vivia no céu e tinha um corpo espiritual invisível. Mas quando Maria teve Jesus, ele nasceu na Terra como humano. (Gálatas 4:4) Por isso, ele disse muitas vezes que era o “Filho do homem”. Jesus era perfeito, ou seja, sem pecado, assim como Adão era antes de desobedecer a Deus. — 1 Coríntios 15:22.

Na Bíblia, a palavra “resgate” pode significar o preço pago para libertar alguém que está preso. Jesus deu sua vida humana perfeita para nos livrar das garras do pecado e da morte. A segunda parte desta lição vai ajudar você a entender como a vida de um só homem pôde ser dada “em troca de muitos”, até mesmo de bilhões de pessoas.

Escolha a resposta certa. Por que Jesus podia pagar o resgate?

Sem dúvida, Jesus era um bom homem. Mas se Jesus fosse apenas uma boa pessoa, como outros descendentes imperfeitos de Adão, ele não poderia ter pago o resgate. (Salmo 49:6, 7) Para pagar o resgate, Jesus teria que ser mais do que um bom homem.

Isso mesmo! Jesus era um homem perfeito, assim como Adão era antes de pecar. Mas diferente de Adão, Jesus sempre foi obediente a Jeová Deus. (Romanos 5:19) Por isso, ele podia oferecer a vida dele para nos salvar da morte.

Muitos acreditam que Jesus é Deus. Mas Jesus mostrou claramente que ele e Deus são pessoas diferentes. (João 14:28) Além disso, Jesus morreu para pagar o resgate. Se Jesus fosse Deus, ele não poderia ter morrido. A Bíblia diz que Jeová é o “Rei da eternidade, imortal”, isso quer dizer que ele não pode morrer. — 1 Timóteo 1:17.

Resumo da Parte 1

Deus enviou Jesus à Terra para pagar o resgate. Para isso, Jesus teve que dar sua vida humana perfeita. A vida de Jesus tinha o mesmo valor da vida perfeita que Adão perdeu quando pecou.

2. Como o resgate pode beneficiar bilhões de pessoas, incluindo você?

Como a morte de um só homem pôde pagar o resgate e salvar bilhões de pessoas? E como você pode se beneficiar do resgate?

Este vídeo mostra como um presente valioso pode beneficiar muitas pessoas. — João 3:16, 17.

Verdadeiro ou falso: Quando desobedeceu a Deus, Adão deixou uma dívida para toda a humanidade — o pecado. Por dar sua vida humana perfeita por nós, Jesus pagou essa dívida.

Muito bem. Jesus deu sua vida humana perfeita como sacrifício para nos livrar das consequências da desobediência de Adão. O sacrifício de Jesus nos dá o que Adão perdeu — a chance de viver para sempre. — Romanos 5:19.

Muitos ficam surpresos ao saber que Jesus morreu para pagar a dívida que Adão deixou quando pecou. De acordo com a Bíblia, quando Adão desobedeceu a Deus, ele passou o pecado para todos os seus descendentes. É como se ele tivesse vendido todos os que nasceram depois dele para serem escravos do pecado. (Romanos 7:14) Mas Jesus deu sua vida humana perfeita para pagar essa dívida e nos resgatar do pecado e da morte. — 1 Coríntios 15:22.

A Bíblia diz que o resgate é um presente valioso de Deus para nós. (Romanos 3:23, 24; 6:23) Como podemos mostrar que damos valor a esse presente? O primeiro passo é estudar a Palavra de Deus, a Bíblia, para aprendermos sobre Jeová e Jesus. (João 17:3) Fazer isso vai ajudá-lo a ver o resgate como um presente de Deus para você e também vai ajudá-lo a se tornar amigo de Deus e de Jesus. (João 3:16; 15:13-15) Clique nas setas na imagem para ver como pode ser bom para você aprender sobre o resgate. [?]

O sacrifício de Jesus pode beneficiar até pessoas que já morreram. Como assim? É por meio desse sacrifício que elas podem receber a esperança da ressurreição, ou seja, a esperança de viver novamente. Vamos entender melhor o que a Bíblia diz sobre isso. [?]

João 5:28, 29

“Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a voz [de Jesus] e sairão.”

“Os que estão nos túmulos memoriais” são pessoas que morreram, mas não foram esquecidas por Deus. Elas estão na memória dele. (Jó 14:13) Jeová, que é o Criador do grandioso Universo, lembra do nome que ele deu para cada estrela que criou. (Isaías 40:26) Da mesma maneira, Jeová se lembra dos detalhes de cada pessoa que morreu.

As pessoas “sairão” dos túmulos memoriais quando forem ressuscitadas. Quando Jesus esteve na Terra, Jeová deu poder para ele ressuscitar pessoas. (João 11:17, 43, 44) No futuro, Jesus vai usar esse poder para trazer de volta à vida bilhões de pessoas que morreram e ainda estão na memória de Deus.

Fotos e vídeos nos ajudam a lembrar de uma pessoa amada que morreu. A memória infinita de Deus faz com que ele se lembre de todos os detalhes das pessoas que morreram — incluindo a personalidade delas e tudo o que viveram. Na ressurreição, Jesus vai usar o poder que recebeu de Deus para trazer de volta à vida “todos os que estão nos túmulos memoriais”. (João 5:28) Arraste o círculo para mudar a imagem. [?]

Leia Atos 24:15 e depois responda: Quem vai ser ressuscitado?

É verdade que muitos servos de Deus serão ressuscitados, mas a Bíblia diz que muitas outras pessoas também vão voltar a viver.

Exatamente! Pessoas justas, que foram obedientes às leis de Deus, serão ressuscitadas. Além disso, até mesmo pessoas injustas, como aquelas que morreram sem conhecer a Deus, estão na memória dele. Essas pessoas também serão ressuscitadas e terão a chance de aprender sobre Deus.

Resumo da Parte 2

O sacrifício de resgate pago por Jesus pode dar vida eterna para nós e para bilhões de pessoas que já morreram. Para recebermos os benefícios do resgate, precisamos mostrar que damos valor a esse presente. E começamos a nos beneficiar dele quando aprendemos sobre Jeová e Jesus.

Revisão

Agora vamos rever alguns pontos importantes que vão ajudar você a lembrar do que aprendeu.

Revisão 1/3

Jesus podia pagar o preço do resgate porque a vida dele tinha o mesmo valor da vida de . . .

Isso mesmo! A vida perfeita que Jesus sacrificou tinha o mesmo valor da vida perfeita que Adão tinha perdido. — 1 Timóteo 2:5, 6.

A Bíblia diz que nós morremos porque Adão passou o pecado para todos nós. (1 Coríntios 15:22) Então, só um homem perfeito, assim como Adão era antes de pecar, poderia pagar o resgate. Jesus foi esse homem perfeito.

Revisão 2/3

O que você precisa fazer para se beneficiar do resgate e ganhar vida eterna?

É verdade que, para agradar a Deus e ganhar vida eterna, nós precisamos crer em Jesus. Mas a Bíblia deixa claro que só isso não é suficiente. Também precisamos mostrar que temos fé em Deus por meio de nossas ações. — Tiago 1:22; 2:14.

Muito bem! Devemos aprender mais sobre esse Deus tão amoroso que providenciou o resgate — Jeová Deus. (João 17:3) Se obedecermos a Jeová e a seu Filho, Jesus, mostrando que damos valor ao que eles fizeram, nós vamos ganhar vida eterna no futuro. Além disso, teremos uma vida mais feliz já agora. — Lucas 11:28.

Muitos se sentem assim, em especial aqueles que cometeram erros graves no passado e estão arrependidos. Mas Deus promete nos perdoar e nos dar a chance de viver para sempre se nos arrependermos de coração, pedirmos perdão a ele e nos esforçarmos para não repetir os mesmos erros. (Salmo 86:5) Para aprender mais sobre como Deus é perdoador, clique nos links que estão no fim desta lição.

Pare e pense

Leia João 3:16 e depois responda: Por que Jeová Deus enviou Jesus para morrer por nós?

Isso mesmo! Jesus foi o primeiro filho de Jeová. Assim como um pai é apegado ao filho, Jeová ama muito Jesus. Quando mandou seu amado Filho para morrer por nós, Jeová nos deu o presente mais valioso de todos. Por isso, podemos ter certeza de que ele nos ama e quer que a gente viva para sempre. — Romanos 8:32.

Jeová Deus é todo-poderoso. Por isso, ele não pode ser obrigado a fazer nada. Jeová não se sentiu obrigado a providenciar o resgate por causa de boas ações que as pessoas tenham feito. Na verdade, a Bíblia diz que Jeová agiu por bondade e amor. — 1 João 4:10.

Resumo da lição

  1. Deus enviou Jesus para a Terra para dar a vida dele e pagar o resgate. A vida humana perfeita de Jesus tinha o mesmo valor da vida perfeita que Adão tinha perdido.
  2. O sacrifício de Jesus beneficia bilhões de pessoas, até mesmo aquelas que já morreram. Para nos beneficiar do resgate, precisamos aprender sobre Jeová e Jesus.

Aprenda mais!

Vá para a próxima lição

Jeová quer que a gente viva em um mundo sem sofrimento e sem maldade. Como Deus vai fazer isso? Na lição 3.3, “Como Deus vai acabar com a maldade e o sofrimento?”, você vai descobrir como Deus vai acabar de uma vez por todas com essas coisas ruins.

Estude em grupo

Você está convidado para as nossas reuniões. Lá estudamos a Bíblia e aprendemos a fazer o que ela ensina.

Peça aulas particulares da Bíblia

Quer aprender mais? Podemos contatá-lo onde e quando for melhor pra você.

Português (Brasil)
O que Deus fez para nos salvar da morte?
https://assetsnffrgf-a.akamaihd.net/assets/m/1015277/univ/art/1015277_univ_sqr_xl.jpg