Pular para conteúdo

Ensinos Básicos da Bíblia

2.2  |  Quem são os anjos? Lição 2.2  |  Quem são os anjos?

Lição 2.2

Quem são os anjos?

Quando terminar esta lição, você vai ver na Bíblia quem são os anjos e como alguns anjos, que ficaram contra Jeová Deus, se tornaram responsáveis pelo sofrimento e pela maldade que vemos no mundo.

Começar a lição

A Bíblia fala de anjos quase 400 vezes. Os anjos sempre tiveram grande influência sobre os humanos. Vamos ver duas coisas importantes que a Bíblia ensina sobre os anjos:

  1. Os anjos são espíritos invisíveis
  2. Alguns anjos decidiram ficar contra Deus

1. Os anjos são espíritos invisíveis

A Bíblia diz que os anjos têm mais “força e poder” do que os humanos. (2 Pedro 2:11) Os anjos vivem no céu com Deus e têm um corpo espiritual. É por isso que, às vezes, a Bíblia chama os anjos de espíritos. — 1 Reis 22:21.

Jeová criou os anjos perfeitos. Por isso eles são chamados de “santos anjos”. (Lucas 9:26) Os anjos são como um exército bem organizado pronto para obedecer as ordens de Deus. Então, dá pra entender por que a Bíblia fala de “legiões* de anjos” e “exército celestial”. (Mateus 26:53; Lucas 2:13) Clique nas setas na imagem para ter uma ideia dessa comparação que a Bíblia faz. [?]

As palavras hebraica e grega para “anjo” significam literalmente “mensageiro”. Os anjos levam a mensagem de Deus a outros. Vamos ver alguns textos da Bíblia que mostram isso. Para saber mais, clique nas palavras em destaque. [?]

Lucas 1:19, 20

“O anjo disse para o sacerdote Zacarias: ‘Eu sou Gabriel e estou diante de Deus; fui enviado para falar com você e lhe declarar estas boas novas.’”

Cada anjo tem seu próprio nome e personalidade. O nome desse anjo que falou com Zacarias é Gabriel. Ele é um anjo com uma posição muito elevada. A Bíblia diz que ele está “diante de Deus”. Mas a mensagem que Gabriel estava levando não era dele mesmo. Na verdade, ele estava levando boas notícias de Jeová Deus para Zacarias.

Gabriel levou boas notícias de que Zacarias e sua esposa teriam um filho mesmo sendo idosos. Hoje, os anjos ajudam a levar “boas novas eternas” para pessoas de toda a Terra. (Apocalipse 14:6, 7) Outras lições deste curso vão mostrar como essas boas notícias podem beneficiar você.

Às vezes, Jeová Deus envia anjos para proteger pessoas que são fiéis a ele. Por exemplo, quando o profeta Daniel foi jogado na cova dos leões, ele não foi ferido porque “Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões”. — Daniel 6:19-22. [?]

Veja o que a Bíblia diz sobre os anjos: “Que eles louvem o nome de Jeová; pois ele deu a ordem, e foram criados.” (Salmo 148:2, 5) O que esse texto nos ensina? Será que os anjos são humanos que foram viver no céu?

Muitas pessoas aprenderam que os anjos são humanos que foram viver no céu. Mas não é isso que a Bíblia ensina. Na verdade, a Palavra de Deus ensina que os anjos foram criados muito tempo antes dos humanos. Tanto é que os anjos deram “gritos de louvor” quando viram Deus criar a Terra. (Jó 38:4-7, nota) Outras lições vão explicar a esperança maravilhosa da Bíblia para as pessoas que morreram.

Muito bem! Os anjos são criações sem igual de Deus. Eles não são humanos que morreram e foram viver no céu. A próxima lição vai explicar o que acontece com as pessoas quando elas morrem.

Resumo da Parte 1

Os anjos foram criados por Jeová Deus, são poderosos e têm um corpo espiritual invisível. Cada anjo tem a sua própria personalidade e obedece as ordens de Deus.

2. Alguns anjos decidiram ficar contra Deus

Jeová Deus criou os anjos perfeitos. Mas alguns anjos decidiram ficar contra Deus, e agora são chamados de “espíritos impuros” ou “espíritos maus”. (Lucas 6:18; 8:2) Como isso aconteceu? E como essa rebelião trouxe consequências ruins para todos nós?

Os pais podem ensinar seus filhos a fazer o que é certo. Mas quando os filhos crescem, eles podem decidir fazer coisas erradas. Da mesma maneira, Jeová criou os anjos perfeitos. Mas um anjo decidiu fazer o que é errado e se tornou Satanás, o Diabo. Ele é o principal inimigo de Deus e de todos que amam a Deus. (1 Pedro 5:8) Arraste o círculo para mudar a imagem. [?]

A Bíblia não diz qual era o nome do anjo que se tornou Satanás. Mas ela usa nomes, ou títulos, que nos ajudam a saber que tipo de pessoa ele é.

Satanás: Vem de uma palavra hebraica que significa “opositor” ou “adversário”. Satanás sempre age como inimigo de Deus. Em tudo o que faz ele fica contra Deus. — Zacarias 3:1.

Diabo: Vem de uma palavra grega que significa “caluniador” ou “acusador falso”. O Diabo faz acusações falsas contra Jeová e aqueles que o amam, dizendo que eles são maus. — Provérbios 27:11; Apocalipse 12:9, 10.

“Anjo de luz”: Satanás quer ter cada vez mais poder sobre as pessoas. Para isso, ele disfarça quem realmente é e tenta enganá-las. — 2 Coríntios 11:14.

Mas por que Satanás se rebelou contra Deus? Satanás queria ser adorado pelas pessoas, e ele deixou esse desejo errado levá-lo a fazer o que é mau. (Tiago 1:14, 15) Vamos ver uma história da Bíblia que deixa claro o desejo de Satanás de ser adorado. [?]

Mateus 4:8-10

“O Diabo o levou [ou seja, levou Jesus] a uma montanha extraordinariamente alta e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a glória deles. E lhe disse: ‘Eu lhe darei tudo isto se você se prostrar e me fizer um ato de adoração.’ Jesus lhe disse então: ‘Vá embora, Satanás! Pois está escrito: “Adore a Jeová, seu Deus, e preste serviço sagrado apenas a ele.”’”

O Diabo queria que Jesus o adorasse, por isso tentou suborná-lo. Isso mostra que o Diabo quer muito que as pessoas adorem a ele em vez de a Jeová.

Jesus não caiu na tentação do Diabo, mas continuou leal a Jeová. (João 8:29) Com a ajuda de Deus, você pode imitar a Jesus e ‘se opor ao Diabo’. — Tiago 4:7.

Outros anjos apoiaram Satanás e também ficaram contra Deus. Esses anjos maus, chamados demônios, abandonaram a família de anjos leais a Jeová. (Mateus 9:34) Satanás e os demônios já desviaram muitas pessoas, que também passaram a ficar contra Deus. (1 Timóteo 4:1) Este vídeo apresenta algumas provas de que existe um poder maligno por trás dos problemas do mundo. Veja se você concorda com isso.

Leia 1 João 5:19 e depois responda: O mundo inteiro está no poder de quem?

Mesmo tendo poder e autoridade sem limites, Jeová Deus está permitindo que Satanás governe o mundo por um tempo. Mais tarde neste curso, vamos aprender por que Deus está fazendo isso.

Talvez você fique surpreso ao saber que o próprio Jesus disse que Satanás, o Diabo, é o “governante do mundo”. — João 14:30.

A sua resposta combina com o que a Bíblia diz. Satanás, o Diabo, é o “Maligno”. A Bíblia também o chama de “governante deste mundo”. (João 12:31) Mas o governo de Satanás não vai durar para sempre. Jeová prometeu que vai destruir Satanás e desfazer todas as coisas ruins causadas pela rebelião dele. (1 João 3:8) Mais tarde neste curso, você vai aprender como e quando Deus vai fazer isso.

Resumo da Parte 2

O anjo que se tornou Satanás, o Diabo, era perfeito. Mas ele quis tanto ser adorado que se rebelou contra Jeová. Por enquanto, Satanás é “o governante deste mundo”. (João 12:31) Satanás e outros anjos maus que o apoiam estão desencaminhando as pessoas para que sirvam a ele em vez de a Deus.

Revisão

Agora vamos rever alguns pontos importantes que vão ajudar você a lembrar do que aprendeu.

Revisão 1/3

Clique na frase que diz a verdade sobre os anjos. Os anjos . . .

Isso mesmo! Assim como os humanos, os anjos foram criados com liberdade de escolha e podem decidir fazer o que é certo ou o que é errado. — 2 Pedro 2:4.

Cada anjo tem seu próprio nome e personalidade. Além disso, alguns ocupam posições mais elevadas do que outros. Por exemplo, alguns são serafins, outros querubins e um deles é o arcanjo. — Gênesis 3:23, 24; Isaías 6:2; Judas 9.

Às vezes, Deus realmente usa anjos para guiar e proteger pessoas fiéis. Mas os anjos não foram criados com esse objetivo. Eles obedecem as ordens de Deus, não as nossas. — Salmo 103:20, 21.

A Bíblia diz que os anjos são “filhos do verdadeiro Deus”. (Jó 1:6) Isso mostra que eles foram criados por Jeová e não eram humanos antes de se tornar anjos. — Salmo 148:2, 5.

Revisão 2/3

Clique em cada nome, ou título, de Satanás e no significado dele. [?]

Revisão 3/3

Compare esses dois ensinos da Bíblia: (1) Tudo o que Deus criou é bom; (2) Satanás é mau. O que podemos concluir dessas duas frases?

Algumas pessoas acham que Deus não poderia ter criado o anjo que mais tarde se tornou Satanás. Mas a Bíblia deixa bem claro que Jeová Deus criou “todas as coisas”. — Apocalipse 4:11.

Isso mesmo. Satanás usou mal sua liberdade de escolha. Ele deixou que o desejo de ser adorado crescesse em seu coração e o resultado foi que ele se rebelou contra Jeová. — Tiago 1:14, 15.

Pode parecer que esses ensinos não estão de acordo um com o outro. Mas isso não é verdade. Tudo o que Deus criou era perfeito. Só que ele deu aos anjos e aos humanos liberdade para fazer escolhas. Assim, eles poderiam tomar suas próprias decisões, mesmo que tivessem resultados muito ruins. — Gálatas 6:7.

Pare e pense

Jeová está permitindo que seu principal inimigo, Satanás, o Diabo, continue existindo até hoje. Qual é a melhor explicação para isso?

A Bíblia diz que Jeová é “o Todo-Poderoso”. (Jó 27:11) Isso significa que o poder dele não tem limites. Podemos ter certeza de que Jeová pode e quer destruir Satanás e os outros anjos que também se rebelaram. (Mateus 25:41) A próxima lição vai explicar por que Jeová ainda não destruiu Satanás.

Muitas pessoas pensam assim. Mas a Bíblia diz que Jeová não coloca provações ruins na vida de ninguém. (Tiago 1:13) Na verdade, se Jeová usasse Satanás para testar as pessoas, eles estariam trabalhando juntos. Mas a Bíblia diz que Satanás é inimigo de Deus. — Mateus 13:39.

Sua resposta está de acordo com a Bíblia. Deus prometeu que vai destruir Satanás e desfazer todas as coisas ruins que ele causou. (1 João 3:8) Mas por que Jeová já não fez isso? O que ele está esperando? Outras lições deste curso vão responder essas perguntas.

Resumo da lição

  1. Os anjos foram criados por Jeová Deus e têm corpos espirituais invisíveis.
  2. Alguns anjos se rebelaram contra Deus. O líder deles, Satanás, o Diabo, está governando o mundo temporariamente.

Aprenda mais!

Vá para a próxima lição

Na Lição 2.3, “Por que Deus criou os humanos?”, você vai aprender qual é a vontade de Deus para nós.

Estude em grupo

Você está convidado para as nossas reuniões. Lá estudamos a Bíblia e aprendemos a fazer o que ela ensina.

Peça aulas particulares da Bíblia

Quer aprender mais? Podemos contatá-lo onde e quando for melhor pra você.

 Nos tempos bíblicos, o exército romano era organizado em grupos de 6 mil soldados. Esses grupos eram chamados de legiões.

LIÇÕES ON-LINE

Quem são os anjos?

Português (Brasil)
Quem são os anjos?
https://assetsnffrgf-a.akamaihd.net/assets/m/1015245/univ/art/1015245_univ_sqr_xl.jpg