Pular para conteúdo

Ensinos Básicos da Bíblia

1.1  |  Será que a Bíblia pode ajudar você? Lição 1.1  |  Será que a Bíblia pode ajudar você?

Lição 1.1

Será que a Bíblia pode ajudar você?

Quando terminar esta lição, você vai saber dizer três coisas importantes que tornam a Bíblia um livro útil e confiável.

Começar a lição

O que torna a Bíblia um livro muito especial? É o que está escrito nela. Nesta lição, vamos ver três exemplos bem interessantes do que encontramos na Bíblia:

  1. Bons conselhos para o nosso dia a dia
  2. Esperança segura para o futuro
  3. Profecias que se cumprem nos mínimos detalhes

1. Bons conselhos para o nosso dia a dia

A Bíblia contém conselhos que podem nos ajudar a ser mais felizes no trabalho e na família, e ela pode até nos ajudar a ter uma saúde melhor. As pessoas sempre deram muito valor à Bíblia. É por isso que ela é, sem dúvida, o livro mais distribuído de todos os tempos.

Podemos comparar a Bíblia com um manual de instruções. Assim como um manual ajuda um operário a usar uma máquina do melhor modo possível, a Bíblia ajuda pessoas do mundo todo a viver do melhor modo possível. (Salmo 119:105) Clique nas setas na imagem para ter uma ideia dessa comparação. [?]

Vamos ver alguns conselhos úteis que a Bíblia nos dá. Para saber mais, clique nas palavras em destaque. [?]

Provérbios 14:30, nota

O coração calmo é saúde para o corpo.”

Pesquisas atuais apoiam esse conselho da Bíblia. Um artigo publicado numa revista americana de medicina* diz: “Homens que têm ataques de raiva correm duas vezes mais risco de ter um derrame do que homens que conseguem manter a calma.”

Atos 20:35

“Há mais felicidade em dar do que em receber.”

Jesus Cristo disse isso quase 2 mil anos atrás, e essas palavras ficaram famosas. A ciência confirma que Jesus estava certo. Por exemplo, pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos concluíram que “gastar dinheiro comprando coisas para outros dá mais felicidade do que gastar dinheiro comprando coisas para nós mesmos”.*

Resumo da Parte 1

Os conselhos úteis da Bíblia ajudam as pessoas a ter alegria e satisfação na vida. Eles podem ajudar você também.

2. Esperança segura para o futuro

Como vimos, a Bíblia tem bons conselhos que podem nos ajudar hoje. Mas ela também nos dá uma esperança maravilhosa para o futuro.

A Bíblia nos garante que no futuro ninguém mais vai dizer: “Estou doente.” (Isaías 33:24) Arraste o círculo para mudar a imagem. [?]

“Naquele tempo se abrirão os olhos dos cegos.” — Isaías 35:5. [?]

“Os mancos saltarão como os cervos.” — Isaías 35:6. [?]

“Os que estão nos túmulos memoriais . . . sairão.” Isso quer dizer que as pessoas que morreram vão voltar a viver na Terra. (João 5:28, 29) Mais adiante nesta lição, você vai ver por que pode confiar nas promessas da Bíblia. [?]

Para você pensar

Que promessa da Bíblia mais toca o seu coração?

Realmente, a visão é muito importante para nós. Alguns estudos mostram que é através dos olhos que a maioria das pessoas adquire 85% do seu conhecimento. As pessoas que têm problemas na visão geralmente fazem tudo o que podem para conseguir enxergar melhor.

Muitas pessoas só dão valor à capacidade de andar quando a perdem. Se você não pode andar por causa de um acidente ou doença, então a simples ideia de andar com as suas próprias pernas deve deixá-lo muito feliz.

Uma hora ou outra, todos nós perdemos alguém que amamos na morte. A Bíblia diz que a morte é o nosso maior inimigo. (1 Coríntios 15:26) Mas é muito bom saber que a Bíblia promete que “não haverá mais morte”. — Apocalipse 21:4.

Todo mundo, até quem não tem uma doença grave, sofre quando envelhece e vai ficando sem saúde e sem força. Mas a Bíblia promete que as doenças vão acabar. Ela também diz que um dia os idosos vão ser jovens de novo! — Jó 33:25.

Muitos concordam com você. Mas talvez você se pergunte: ‘Será que eu posso mesmo acreditar nas promessas da Bíblia?’ A próxima parte desta lição vai ajudar você a ter certeza de que podemos confiar na Bíblia.

Resumo da Parte 2

Quando pensamos na esperança que a Bíblia nos dá para o futuro, vemos que ela é um livro diferente de todos os outros.

3. Profecias que se cumprem nos mínimos detalhes

Na Bíblia, encontramos profecias. Profecias são acontecimentos escritos com antecedência. Como assim? Os escritores da Bíblia falaram sobre coisas que iam acontecer no futuro, e tudo o que eles escreveram se cumpriu nos mínimos detalhes. Essas profecias são uma prova de que o autor da Bíblia é alguém bem superior aos humanos.

Este vídeo mostra dois exemplos de profecias da Bíblia que foram escritas com uns 200 anos de antecedência ou mais.

Veja você mesmo uma profecia da Bíblia que se cumpriu nos mínimos detalhes — a profecia sobre a conquista da cidade de Babilônia. Essa profecia da Bíblia é confirmada por obras históricas antigas, como a Crônica de Nabonido e a história de Heródoto.* [?]

Isaías 44:27; 45:1

“Aquele que diz às águas profundas: ‘Evaporem-se! Secarei todos os seus rios.’”

“Assim diz Jeová [Deus] ao seu ungido, a Ciro, a quem seguro pela mão direita a fim de subjugar diante dele nações e desarmar reis, a fim de abrir diante dele as portas duplas, de modo que os portões não estarão fechados.”

Essa parte da profecia mostra a estratégia que seria usada para conquistar Babilônia. Os invasores iam ‘secar’ as águas do rio Eufrates para atravessá-lo a pé. Eles fizeram isso por desviar as águas do rio para um brejo que ficava perto dali.

Essa parte da profecia mostra o nome do homem que conquistaria Babilônia — um rei da Pérsia chamado Ciro. — Esdras 1:2.

Essa parte da profecia mostra que os invasores conquistariam Babilônia com facilidade, já que os portões da cidade seriam deixados abertos.

Clique na frase que resume a profecia da Bíblia sobre a conquista de Babilônia.

Uma profecia assim podia ter se cumprido facilmente. Nos dias de Isaías, os assírios usavam um tipo de arma para derrubar os portões das cidades e eles pareciam invencíveis. Mas a Bíblia predisse outra coisa.

Excelente! A profecia inclui todos esses detalhes.

Com o tempo, os muros de Babilônia viraram ruínas, assim como a Bíblia tinha dito que ia acontecer. Mas a Bíblia não disse que isso aconteceria de forma milagrosa.

Na sua opinião, como os escritores da Bíblia conseguiram escrever profecias que se cumpriram nos mínimos detalhes? Veja este vídeo e descubra a resposta.

Verdadeiro ou Falso: Em 2 Timóteo 3:16 lemos que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. Esse texto mostra que a própria Bíblia afirma que seus escritores foram guiados por Deus.

Isso mesmo. A Bíblia diz que sua mensagem vem de Deus, não da mente dos homens que a escreveram.

Em 2 Pedro 1:21, a Bíblia diz: “A profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo”, ou seja, pelo poder de Deus em ação. Assim, a Bíblia mostra que ela vem de Deus.

Resumo da Parte 3

A Bíblia contém muitas profecias detalhadas que sempre se cumprem. Até aqui, nós aprendemos sobre duas delas. Isso mostra que a mensagem da Bíblia vem de alguém superior aos humanos.

Revisão

Agora vamos rever alguns pontos importantes que vão ajudar você a lembrar do que aprendeu.

Revisão 1/3

Quem pode ser ajudado por estudar a Bíblia? Escolha a melhor resposta.

Sabia que muitas pessoas que não eram religiosas estão aplicando os conselhos da Bíblia? E elas estão conseguindo ter uma vida melhor. Para ver exemplos disso, clique nos links que estão no fim desta lição.

A Bíblia reconhece que é importante ter uma boa educação. (Provérbios 1:5) Mas milhões de pessoas que estudaram pouco ou que nunca frequentaram uma escola estão sendo ajudadas por estudar a Bíblia.

Muito bem. Os conselhos da Bíblia estão funcionando para pessoas do mundo todo. Além disso, ela é o livro mais traduzido e distribuído de todos os tempos. Ela realmente é um livro para todas as pessoas.

Revisão 3/3

Verdadeiro ou Falso: As profecias da Bíblia são bem detalhadas.

Excelente! Profecias da Bíblia que se cumpriram nos mínimos detalhes provam que a Bíblia vem de alguém superior aos humanos.

Você se lembra das profecias da Bíblia sobre a conquista da cidade de Babilônia? Elas incluíam muitos detalhes específicos. — Isaías 44:27; 45:1; Jeremias 51:37.

Pare e pense

Escolha a melhor resposta. Podemos ter certeza de que um livro vem de Deus quando ele . . .

A mensagem de Deus é útil para todas as pessoas, mesmo ela tendo sido escrita num país diferente do nosso.

É verdade que precisamos nos esforçar para entender a mensagem de Deus. (Isaías 55:9) Mas Deus quer que as pessoas entendam a Bíblia para que possam conhecer a verdade sobre ele. — João 4:23, 24.

Deus não precisaria nos dar esse tipo de mensagem. As próprias pessoas poderiam fazer algo assim.

Isso mesmo. Você estudou três exemplos que provam que a Bíblia é um livro muito especial. Você viu também que a Bíblia só pode ter vindo de alguém superior aos humanos.

Resumo da lição

A Bíblia contém . . .

  1. Bons conselhos para o nosso dia a dia
  2. Esperança segura para o futuro
  3. Profecias que se cumprem nos mínimos detalhes

Aprenda mais!

Vá para a próxima lição

Será que Deus tem um nome? Será que você pode conhecer a Deus? A Lição 1.2, “Quem é Deus?”, vai responder essas perguntas.

Estude em grupo

Você está convidado para as nossas reuniões. Lá estudamos a Bíblia e aprendemos a fazer o que ela ensina.

Peça aulas particulares da Bíblia

Quer aprender mais? Podemos contatá-lo onde e quando for melhor pra você.

 Título da revista: The Journal of the American Medical Association, Volume 279, N.º 16, página 1246.

 Livro 1, capítulos 191-192.

 Título da revista: Science, Volume 319, página 1688.

Português (Brasil)
Será que a Bíblia pode ajudar você?
https://assetsnffrgf-a.akamaihd.net/assets/m/1015207/univ/art/1015207_univ_sqr_xl.jpg