Pular para conteúdo

Ensinos Básicos da Bíblia

1.2  |  Quem é Deus? Lição 1.2  |  Quem é Deus?

Lição 1.2

Quem é Deus?

Quando terminar esta lição, você vai ver que a Bíblia mostra que Deus tem nome e que você pode ser amigo dele.

Começar a lição

Na última lição, você aprendeu que a Bíblia é a mensagem de Deus para todas as pessoas. E a gente consegue entender melhor uma mensagem e dar mais valor a ela quando sabe quem a enviou. Por isso, a pergunta mais importante que a Bíblia responde talvez seja: “Quem é Deus?”

Vamos ver duas coisas importantes sobre Deus que nos ajudam a responder essa pergunta:

  1. Deus, o Criador, tem um nome
  2. Deus se preocupa com você

1. Deus, o Criador, tem um nome

A Bíblia diz que Deus criou todas as coisas. (Gênesis 1:1; Apocalipse 4:11) Ele não é uma simples força que não podemos entender. Deus é alguém real, e ele tem um nome.

Primeiro, vamos ver o que você acha. Quando você se apresenta para alguém, qual é a primeira informação que você dá?

A maioria das pessoas concorda com você. Geralmente, a primeira coisa que a gente diz quando conhece alguém é nosso nome. Esse é o primeiro passo para começar uma amizade. Mas será que Deus tem um nome?

Essa resposta é comum no mundo dos negócios, onde saber com o que a pessoa trabalha pode ser mais importante do que saber o nome dela. Só que em situações informais, a maioria das pessoas se apresenta usando o próprio nome. Assim, fica mais fácil fazer amizades. Mas Deus tem um nome? Se ele tiver, será que saber esse nome pode te ajudar a ser amigo dele? É o que vamos descobrir agora.

Dá pra entender a sua preocupação. Mas para ser amigo de alguém, mais cedo ou mais tarde, você vai precisar dizer seu nome. Da mesma forma, não acha que Deus precisa nos dizer o nome dele para podermos conhecê-lo? Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso.

Este vídeo mostra que o nome de Deus aparece em manuscritos antigos da Bíblia.

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre o nome de Deus. Para saber mais, clique na palavra em destaque. [?]

Salmo 83:18

“Que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.”

O Criador tem um nome especial, que ele mesmo escolheu — Jeová. (Isaías 42:8) Esse nome aparece umas 7 mil vezes em manuscritos antigos da Bíblia. Infelizmente, alguns tradutores da Bíblia substituíram o nome de Deus por títulos como “Senhor” ou “Deus”.

Muitas religiões dizem que o nome de Deus é “Deus” ou “Senhor”. Mas essas palavras não são nomes. São apenas títulos que nos ensinam algo sobre ele. Veja este vídeo curto sobre os títulos de Deus.

Das opções a seguir, qual é o nome de Deus?

Esse é um dos títulos de Deus e ele significa que o poder de Deus não tem limite. — 2 Coríntios 6:18.

Esse título mostra que Deus criou todas as coisas. — Isaías 40:28.

Parabéns! “Jeová” é a forma mais comum do nome de Deus em português. “Javé” é outra forma comum.

Muitas pessoas aprenderam que Jesus é o nome de Deus. Mas na verdade, esse é o nome do representante de Deus. (João 16:27) A próxima lição vai mostrar o que a Bíblia ensina sobre Jesus.

Esse título mostra que não existe ninguém com mais autoridade do que Deus. — Salmo 109:21.

Resumo da Parte 1

O nome de Deus, o nosso Criador, é Jeová. Cada título de Deus usado na Bíblia nos ensina algo sobre ele.

2. Deus se preocupa com você

Você não pode ver Jeová Deus porque ele vive no céu e tem um corpo espiritual invisível. (1 Timóteo 1:17) Mas estudando a Bíblia, você vai entender que Deus é uma pessoa real que tem sentimentos. Você vai ver que Jeová é um Pai amoroso, não alguém frio e nada amigável. — Mateus 6:9.

Em uma família, um pai amoroso dá aos filhos o que eles precisam. Da mesma maneira, Jeová, nosso Pai no céu, nos deu a Terra com tudo o que precisamos. (Salmo 145:16) Arraste o círculo para mudar a imagem. [?]

Um pai amoroso conhece bem cada um dos seus filhos e também quer ser conhecido por eles. Da mesma maneira, Jeová conhece bem cada um de nós e quer que conheçamos a ele. — Salmo 139:1-3. [?]

Um pai amoroso nunca quer que seus filhos sofram. Nosso Pai, Jeová, também odeia nos ver sofrendo e, em breve, vai acabar com todo o sofrimento. — Apocalipse 21:3, 4. [?]

Um filho pode ser muito amigo do pai. Nós também podemos ter uma amizade achegada com nosso Pai no céu. A Bíblia diz: “Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” — Tiago 4:8. [?]

Qual das opções abaixo mais combina com o que Jeová sente por você?

Deus se preocupa com todos. A Bíblia, que é a mensagem de Deus para todas as pessoas, contém “boas novas de uma grande alegria” para “todo o povo”. (Lucas 2:10) Isso mostra que Deus quer que todas as pessoas, incluindo você, sejam felizes.

Muito bem! Saber que Deus se preocupa com você é o primeiro passo para ter uma amizade bem achegada com ele. — Provérbios 3:32.

Muitos foram ensinados que Deus está sempre com raiva e fica procurando motivos para castigar as pessoas. Mas a Bíblia ensina que Jeová é o “Deus feliz” e que ele procura o que temos de bom. — 1 Timóteo 1:11; Salmo 130:3, 4.

Resumo da Parte 2

Assim como um pai amoroso se preocupa com os filhos, Jeová Deus é um Pai amoroso que se preocupa com você. 1 Pedro 5:7.

Revisão

Agora vamos rever alguns pontos importantes que vão ajudar você a lembrar do que aprendeu.

Revisão 1/4

Clique em cada palavra e na categoria a que ela pertence. [?]

Revisão 2/4

Quantas vezes o nome de Deus, Jeová, aparece nos antigos manuscritos da Bíblia?

Isso mesmo! Deus incluiu o nome dele na Bíblia muitas vezes. Então, você não acha que Deus quer que a gente use o nome dele?

Na verdade, 700 é o número de vezes que o nome de Deus aparece só no livro dos Salmos.

Embora o nome Jeová apareça menos de 30 vezes na tradução Almeida Atualizada, esse nome aparece milhares de vezes em antigos manuscritos da Bíblia.

Algumas traduções da Bíblia removeram o nome de Deus e o substituíram por títulos, como “Senhor” e “Deus”. Mas em antigos manuscritos da Bíblia, o nome de Deus aparece milhares de vezes.

Revisão 3/4

Clique na qualidade de Jeová que mais combina com a frase: Deus mostra que se preocupa com as pessoas.

Sua resposta está certa! Deus mostra amor por todas as pessoas, até mesmo por aquelas que não o amam. — Mateus 5:44, 45.

É verdade que, por ser muito sábio, Jeová entende totalmente qualquer situação. (Provérbios 2:6) Mas é outra qualidade que o leva a ajudar outros.

A justiça de Deus o leva a fazer o que é certo, ou seja, o que é justo. (Salmo 33:5) Mas outra qualidade de Deus tem mais a ver com a preocupação que ele tem com as pessoas.

O poder de Jeová é sem limites. Mas é outra qualidade que o motiva a usar esse poder para ajudar outros. — Salmo 54:1.

Revisão 4/4

Em sua opinião, quem pode ser amigo de Deus?

A Bíblia nos incentiva a ‘buscar a Deus e realmente o achar’. Ela também diz que ele ‘não está longe de cada um de nós’. — Atos 17:26, 27.

Muito bem! A Bíblia diz: “Deus não é parcial, mas, em toda nação, ele aceita aquele que o teme e faz o que é direito.” — Atos 10:34, 35.

Pessoas de “toda nação, tribo, língua e povo” podem ser amigas de Deus. — Apocalipse 14:6.

O que Deus leva em conta ao escolher amigos não é se a pessoa é rica, inteligente ou tem muito estudo. Para sermos amigos de Deus, o importante é não sermos orgulhosos ou arrogantes, mas sermos humildes. (Salmo 138:6) Os apóstolos Pedro e João eram “homens comuns e sem instrução”. Mesmo assim, eles eram amigos de Deus. — Atos 4:13.

Pare e pense

Imagine que você quer ser amigo de Deus. Que maneira de pensar vai ajudar você a conseguir isso?

A Bíblia nos incentiva a não acreditar cegamente em tudo o que dizem. Usar sua “faculdade de raciocínio” vai ajudar você a ter um “conhecimento exato da verdade” e ser amigo de Deus. — Romanos 12:1; 1 Timóteo 2:4.

Se você se preocupa demais com o que outras pessoas pensam, você pode perder a grande oportunidade de ter o melhor amigo de todos. A Bíblia diz que ficar com medo de outras pessoas “é uma armadilha”. — Provérbios 29:25, nota.

Isso mesmo! Se estudar a Bíblia, você vai ser como um grupo de pessoas que a Bíblia elogiou. Elas estudavam “cuidadosamente as Escrituras, todo dia, para ver se tudo [o que tinham aprendido] era assim mesmo”. — Atos 17:11.

Para você, uma pergunta difícil de responder talvez seja: ‘Se existe um Deus poderoso que nos ama, por que o mundo está cheio de maldade e sofrimento?’ Mas não desista de buscar a resposta. Continue aprendendo o que a Bíblia ensina. E você vai gostar de saber que essa pergunta será respondida mais tarde neste curso.

Resumo da lição

  1. Deus, o Criador, tem um nome — Jeová
  2. Jeová Deus é um Pai amoroso que se importa com você

Aprenda mais!

Vá para a próxima lição

Será que Jesus é Deus? O que a Bíblia ensina sobre Jesus? A Lição 2.1, “Quem é Jesus?”, vai responder essas perguntas.

Estude em grupo

Você está convidado para as nossas reuniões. Lá estudamos a Bíblia e aprendemos a fazer o que ela ensina.

Peça aulas particulares da Bíblia

Quer aprender mais? Podemos contatá-lo onde e quando for melhor pra você.

LIÇÕES ON-LINE

Quem é Deus?

Português (Brasil)
Quem é Deus?
https://assetsnffrgf-a.akamaihd.net/assets/m/1015213/univ/art/1015213_univ_sqr_xl.jpg