Ir para conteúdo

TEXTOS BÍBLICOS EXPLICADOS

Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”

Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”

 “Pois o salário pago pelo pecado é a morte, mas a dádiva que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor.” — Romanos 6:23, Tradução do Novo Mundo.

 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” — Romanos 6:23, Almeida Revista e Atualizada.

Significado de Romanos 6:23

 Com estas palavras, o apóstolo Paulo explica que os humanos morrem porque são pecadores. No entanto, Deus oferece aos seus adoradores fiéis uma perspetiva maravilhosa – a dádiva da vida eterna.

 “O salário pago pelo pecado é a morte.” Todas as pessoas nascem imperfeitas, por isso têm a tendência para pecar. a (Salmo 51:5; Eclesiastes 7:20) Como estão sujeitos ao pecado, os humanos, inevitavelmente, envelhecem e morrem. — Romanos 5:12.

 Para ilustrar este ponto, Paulo compara o pecado a um amo que paga salários. Assim como um trabalhador recebe o salário pelo seu trabalho, os humanos morrem por causa da sua condição imperfeita.

 No entanto, Paulo também explica que uma pessoa que morreu foi absolvida do seu pecado. (Romanos 6:7) Quando alguém morre, é libertado, ou perdoado, de qualquer pecado que tenha cometido. Por isso, não existe motivo para pensar que os mortos continuam a sofrer em algum lugar por causa dos erros que cometeram no passado. De facto, a Bíblia diz claramente que os mortos não conseguem pensar, agir ou sentir. — Eclesiastes 9:5.

 “Mas a dádiva que Deus dá é a vida eterna por Cristo Jesus.” Em contraste com o “salário pago pelo pecado”, Deus oferece a dádiva da vida eterna. A palavra original para “dádiva” também pode ser traduzida como “presente imerecido” ou “de graça”. Isto passa a ideia de que a pessoa recebe um presente sem ter feito nada para o merecer. Nenhum humano pecador consegue ganhar a salvação e a vida eterna. (Salmo 49:7, 8) No entanto, Deus dá generosamente a preciosa dádiva da vida eterna àqueles que exercem fé em Jesus. — João 3:16; Romanos 5:15, 18.

Contexto de Romanos 6:23

 Paulo escreveu esta carta aos cristãos em Roma, por volta do ano 56 EC. Aparentemente, alguns desses cristãos, na altura, tinham ideias erradas sobre a misericórdia de Deus. Influenciados pela filosofia grega, eles talvez tenham pensado que quanto mais pecassem, mais se beneficiariam do perdão de Deus. (Romanos 6:1) Possivelmente, outros argumentavam que não podiam ser punidos pelos seus erros, porque já não estavam debaixo da lei mosaica. (Romanos 6:15) Na sua carta, Paulo enfatiza que os cristãos não se podem beneficiar da misericórdia de Deus se permitirem que o pecado domine as suas vidas. — Romanos 6:12-14, 16.

 As palavras de Paulo garantem aos adoradores de Deus nos nossos dias que, embora tenham nascido pecadores, eles ainda têm uma esperança. Se eles obedecerem aos padrões morais de Deus e não cederem a desejos errados, ele promete dar-lhes a vida eterna. — Romanos 6:22.

 Veja este breve vídeo para ter uma visão geral do livro de Romanos.

a Na Bíblia, “pecado” refere-se a qualquer ação ou atitude que não está de acordo com os padrões de Deus. (1 João 3:4) Leia o artigo “O que é o pecado?”.