Ir para conteúdo

IMITE A SUA FÉ | ELIAS

Ele perseverou até ao fim

Ele perseverou até ao fim

 Elias acaba de receber a notícia: o Rei Acabe está morto. Imagine o idoso profeta a alisar a sua barba com um olhar pensativo, enquanto relembra como foi difícil lidar com esse rei perverso ao longo de décadas. Elias já passou por tanta coisa! Ele foi ameaçado, perseguido e quase morreu por causa de Acabe e da sua esposa, a rainha Jezabel! Quando ela ordenou a execução de muitos profetas de Jeová, Acabe não fez nada para impedi-la. Além disso, por ganância, este casal também planeou a morte de um homem justo e inocente chamado Nabote, assim como dos filhos dele. Por causa disso, Jeová enviou Elias para transmitir uma mensagem de julgamento contra Acabe e toda a sua família. Agora, as palavras de Deus estavam a cumprir-se. Acabe morreu exatamente como Jeová tinha predito. — 1 Reis 18:4; 21:1-26; 22:37, 38; 2 Reis 9:26.

 Mesmo assim, Elias sabe que tem de continuar a perseverar. A perversa rainha Jezabel ainda está viva e continua a influenciar a família real e a nação de Israel. Há mais desafios pela frente, e Elias ainda tem muito para ensinar a Eliseu, o seu amigo e sucessor. Por isso, vamos analisar as três últimas designações de Elias. À medida que observamos como a fé dele o ajudou a perseverar, veremos também como podemos fortalecer a nossa fé durante os tempos difíceis em que vivemos.

Enviado para condenar Acazias

 Agora, Acazias, filho de Acabe e de Jezabel, era o rei de Israel. No entanto, em vez de aprender com os erros dos seus pais, ele seguiu o mau exemplo deles. (1 Reis 22:52) Assim como os pais, Acazias adorava Baal. O contacto com essa forma de adoração tornava as pessoas piores, porque incluía a prostituição nos templos e o sacrifício de crianças. Seria possível fazer Acazias mudar de atitude e trazer o seu povo de volta para o lado de Jeová?

 De repente, aconteceu um acidente inesperado àquele rei jovem e arrogante. Ele caiu da janela do seu quarto de terraço e ficou gravemente ferido. Mesmo assim, apesar de a sua vida estar em perigo, ele não procurou a ajuda de Jeová. Em vez disso, enviou mensageiros a uma cidade inimiga chamada Ecrom, que ficava no território dos filisteus. Esses homens deviam perguntar ao deus Baal-Zebube se o rei se iria recuperar. Para Jeová, Acazias tinha passado dos limites! Ele mandou um anjo dizer a Elias para ir ao encontro daqueles mensageiros. Então, Elias mandou-os ir ter com o rei com uma forte mensagem. Acazias tinha cometido um pecado grave ao agir como se Israel não tivesse um Deus. Jeová tinha determinado que Acazias ia morrer na cama onde estava deitado. — 2 Reis 1:2-4.

 Sem qualquer arrependimento, Acazias perguntou: “Como era o homem que veio ter convosco e vos disse estas palavras?” Os mensageiros disseram que ele estava a usar a roupa simples de um profeta. Acazias disse imediatamente: “Era Elias.” (2 Reis 1:7, 8) É interessante que Elias levava uma vida tão simples e tão concentrada no serviço de Jeová que ele podia ser facilmente identificado só pela referência à sua roupa humilde. Certamente, o mesmo não se podia dizer de Acazias e dos pais dele, que eram gananciosos e materialistas. O exemplo de Elias relembra-nos que devemos seguir o conselho de Jesus de manter a nossa vida simples e os nossos olhos focados no que é mais importante. — Mateus 6:22-24.

 Decidido a vingar-se, Acazias ordenou a um dos chefes do seu exército que fosse, com 50 homens, prender Elias. Quando eles o encontraram “sentado no cume do monte”, a o chefe do exército, sem nenhum respeito pelo profeta de Jeová, ordenou-lhe em nome do rei que descesse – o que provavelmente significava que Elias seria executado. Imagine! Embora aqueles soldados soubessem que Elias era um “homem do verdadeiro Deus”, eles acharam que o podiam ameaçar e intimidar. Eles não podiam estar mais enganados! Elias disse ao chefe dos soldados: “Se eu sou homem de Deus, que desça fogo dos céus e te consuma a ti e aos teus 50 soldados.” Então, Deus agiu! “Desceu fogo dos céus e consumiu-o a ele e aos seus 50 soldados” (2 Reis 1:9, 10) O fim trágico destes soldados é um lembrete de que Jeová não tolera que os seus servos sejam tratados com desprezo ou desrespeito. — 1 Crónicas 16:21, 22.

 De seguida, Acazias enviou outro chefe com mais 50 soldados. Este segundo chefe do exército foi ainda mais imprudente do que o primeiro. Por um lado, ele não aprendeu nada da morte daqueles 51 homens, apesar de as cinzas deles talvez ainda estarem ali espalhadas no monte. Por outro lado, ele não só repetiu a ordem desrespeitosa do primeiro chefe, como ainda teve a ousadia de dizer a Elias para descer “depressa”. Que insensatez! Ele e os seus homens perderam a vida da mesma forma que o primeiro grupo. Mas o rei ainda foi mais insolente: enviou um terceiro grupo de soldados como se nada tivesse acontecido. Felizmente, o chefe deste terceiro grupo era um homem mais sábio. Humildemente, ele ajoelhou-se diante de Elias e implorou pela sua vida e dos seus homens. Elias, como homem de Deus, certamente tratou aquele homem com misericórdia. O anjo de Jeová disse a Elias para ir com os soldados. Ao chegar à presença de Acazias, Elias repetiu a mensagem de julgamento de Jeová contra o rei. Acazias morreu exatamente como Jeová tinha predito, ao fim de apenas dois anos de reinado. — 2 Reis 1:11-17.

Elias imitou a misericórdia de Jeová ao lidar com o humilde chefe do exército

 Como é que Elias conseguiu perseverar com tanta teimosia e rebeldia à sua volta? Hoje esta questão também é relevante, não concorda? Já alguma vez se sentiu frustrado por um familiar ou amigo seu se ter recusado a escutar um conselho e ter insistido em fazer algo prejudicial para ele? Como podemos lidar com esse tipo de deceção? O facto de Elias ter sido encontrado pelos soldados “no cume do monte” pode ensinar-nos algo útil. Não podemos afirmar com certeza o motivo de Elias estar ali, mas sabemos que ele era um homem de oração. Por isso, talvez tenha achado que aquele lugar solitário era o ideal para se achegar a Jeová em oração. (Tiago 5:16-18) Como Elias, nós também podemos tirar tempo regularmente para estarmos sozinhos com Deus, chamando-o por nome e contando-lhe os nossos problemas e preocupações. Desse modo, teremos mais força para perseverar, mesmo que aqueles que nos rodeiam se comportem de forma insensata e autodestrutiva.

Transfere a sua designação para Eliseu

 Agora, tinha chegado o momento de Elias deixar a sua designação como profeta. Repare no que ele fez. Quando estavam a sair da cidade de Gilgal, Elias disse a Eliseu para permanecer ali, enquanto ele iria sozinho para Betel, que ficava a cerca de 11 quilómetros de distância. A resposta firme de Eliseu foi: “Tão certo como Jeová vive e como o senhor vive, não o deixarei”. Depois de chegarem a Betel, Elias disse novamente a Eliseu para o deixar viajar sozinho para Jericó, que ficava a uns 22 quilómetros dali. Decidido, Eliseu negou-se a deixá-lo. Esta cena repetiu-se pela terceira vez em Jericó, antes de se dirigirem ao rio Jordão, a cerca de 8 quilómetros dali. Mais uma vez, Eliseu disse com firmeza que não abandonaria Elias. — 2 Reis 2:1-6.

 Eliseu estava a demonstrar uma qualidade essencial: o amor leal. Este é o tipo de amor que Rute demonstrou por Noemi. É um amor que se compromete e se apega a algo ou a alguém e se recusa a abandoná-lo. (Rute 1:15, 16) Hoje, mais do que nunca, todos os servos de Deus precisam desta qualidade. Será que, para nós, esta qualidade é tão importante como era para Eliseu?

 O amor leal de Eliseu, com certeza, encorajou muito Elias. Por ter continuado com Elias, Eliseu teve o privilégio de presenciar o último milagre dele, numa das margens do rio Jordão. Quando chegaram ao rio, que em certos pontos tem correntes fortes e é profundo, Elias bateu nas águas com o seu manto oficial e elas dividiram-se! A assistir a este milagre estavam também “50 dos filhos dos profetas”, que evidentemente faziam parte de uma escola que treinava homens para assumirem a liderança da adoração pura naquela terra. (2 Reis 2:7, 8) Elias provavelmente supervisionava esse treino. Alguns anos antes, ele tinha pensado que era o único adorador de Jeová no país. Mas Jeová recompensou a perseverança desse servo fiel por lhe permitir ver o progresso da adoração pura. — 1 Reis 19:10.

 Depois de atravessarem o Jordão, Elias disse a Eliseu: “Diz-me o que devo fazer por ti antes de eu ser levado embora.” Elias sabia que tinha chegado a hora de partir. Ele não entregou de forma ressentida a sua designação e os seus privilégios a Eliseu. Pelo contrário, Elias fez tudo o que pôde para ajudar Eliseu. Eliseu só fez um pedido: “Por favor, será que posso receber uma porção dupla do seu espírito?” (2 Reis 2:9) Ele não estava a dizer que queria o dobro do espírito santo que Elias tinha recebido. Na verdade, ele estava a pedir a herança de um filho primogénito, que, pela lei, recebia duas partes da herança por ser o novo chefe de família. (Deuteronómio 21:17) Como herdeiro espiritual de Elias, Eliseu sabia que, para cumprir a sua designação, precisaria da mesma coragem de Elias.

 Demonstrando humildade, Elias deixou a resposta nas mãos de Jeová. Se Eliseu visse Elias a ser levado embora, isso significaria que Deus atenderia ao pedido dele. Pouco depois, enquanto aqueles velhos amigos “andavam e conversavam”, aconteceu algo incrível! — 2 Reis 2:10, 11.

A amizade de Elias e de Eliseu certamente ajudou-os muito a enfrentar dificuldades

 Imagine a cena: uma luz estranha aparece no céu. Ela aproxima-se e fica cada vez mais brilhante. Começa a soprar um forte vento, fazendo um barulho muito alto. Quando a luz se aproxima, Elias e Eliseu veem um carro que brilha como o fogo! Ele passa a voar entre eles, fazendo-os recuar de espanto e separando-os. Elias percebe que está na hora de se ir embora. Será que ele subiu para o carro? A Bíblia não diz. De qualquer forma, ele sentiu que estava a ser levantado cada vez mais alto no ar até ser levado pelo vendaval!

 Eliseu assistiu a tudo muito impressionado. Agora, ele sabia que Jeová lhe iria dar “uma porção dupla” do espírito corajoso de Elias. Mas Eliseu estava demasiado triste para pensar nisso. Ele não sabia para onde é que Elias tinha ido e, provavelmente, não esperava voltar a ver o seu querido amigo. Ele gritou: “Meu pai, meu pai! O carro de Israel e os seus cavaleiros!” Depois de ver o seu querido mestre desaparecer, Eliseu rasgou a sua roupa em sinal de tristeza. — 2 Reis 2:12.

 Enquanto era carregado pelo vento, será que Elias ouviu o choro desesperado do seu amigo? Será que ele próprio derramou algumas lágrimas? Não sabemos. Seja como for, ele, com certeza, sabia que a amizade de Eliseu o tinha ajudado a suportar tempos difíceis. Nós podemos seguir o exemplo de Elias, por desenvolver amizades com pessoas que amam a Deus e que querem fazer a vontade Dele!

Jeová transferiu Elias para uma nova designação

A sua última designação

 Para onde é que Elias foi? Algumas religiões ensinam que ele foi para o céu para estar com Deus. No entanto, isso é impossível, porque séculos mais tarde, Jesus Cristo declarou que ninguém tinha subido ao céu antes de ele próprio vir à Terra. (João 3:13) Então, quando a Bíblia diz que “Elias subiu aos céus no vendaval”, de que céus é que ela está a falar? (2 Reis 2:11) Na Bíblia, a palavra “céus” é usada tanto para se referir ao lugar onde Jeová vive, como à atmosfera da terra, onde estão as nuvens e onde os pássaros voam. (Salmo 147:8) Foi até esses céus, a atmosfera terrestre, que Elias subiu. Mas o que aconteceu depois?

 Jeová simplesmente transferiu o seu amado profeta para uma nova designação, desta vez, no vizinho reino de Judá. A Bíblia mostra que, talvez uns sete anos mais tarde, Elias ainda servia ali como profeta. Nessa época, o mau Rei Jeorão governava Judá. Ele tinha-se casado com a filha de Acabe e de Jezabel, por isso, de certa forma, a influência nociva deles continuava. Jeová ordenou a Elias que escrevesse uma carta a Jeorão, declarando o seu julgamento contra ele. Tal como profetizado, Jeorão teve uma morte horrível. Pior ainda, o relato conclui com as palavras: “Ninguém lamentou quando ele morreu.” — 2 Crónicas 21:12-20.

 Que contraste entre este homem perverso e Elias! Não se sabe exatamente como e quando Elias morreu. Mas sabe-se que ele não morreu como Jeorão, sem ninguém para lamentar a sua morte. Com certeza, Eliseu e os outros profetas fiéis sentiram muitas saudades de Elias. Cerca de mil anos mais tarde, o próprio Jeová mostrou que continuava a valorizar Elias, por usar uma representação do seu estimado profeta na transfiguração. (Mateus 17:1-9) Deseja imitar o exemplo de Elias e desenvolver uma fé que o ajude a perseverar apesar de todas as dificuldades? Então, nunca se esqueça de fazer amizades com outros que amam a Deus, de manter a sua vida focada em coisas espirituais e de orar regularmente de coração. Assim, poderá, como Elias, encontrar um lugar permanente no coração do nosso amoroso Deus, Jeová!

a Alguns estudiosos acreditam que o monte aqui mencionado seja o monte Carmelo, onde, alguns anos antes, Deus tinha dado poder a Elias para derrotar os profetas de Baal. Contudo, a Bíblia não especifica em que monte isto aconteceu.