Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Novembro 2016

Você dá valor à Bíblia?

Você dá valor à Bíblia?

‘Quando receberam a palavra de Deus, vocês a aceitaram pelo que ela realmente é, a palavra de Deus.’ — 1 TES. 2:13.

CÂNTICOS: 114, 113

1-3. (a) Que problema talvez tenha surgido entre Evódia e Síntique? (Veja a gravura no começo do artigo.) (b) Como problemas assim podem ser evitados?

OS SERVOS de Jeová dão muito valor à Bíblia. Todos nós somos imperfeitos, por isso às vezes precisamos de conselhos bíblicos. Como vamos reagir quando somos aconselhados? Veja o caso de Evódia e Síntique, duas cristãs ungidas que viveram no tempo dos apóstolos. Elas brigaram, mas a Bíblia não diz o motivo. Então, vamos imaginar o que pode ter acontecido.

2 Digamos que Evódia convidou alguns irmãos para jantar na casa dela, mas não convidou Síntique. Quando Síntique ficou sabendo que todos tinham gostado muito, ela pensou: ‘Eu não acredito que a Evódia não me convidou! Pensei que eu fosse a melhor amiga dela.’ Síntique achou que Evódia não gostava mais dela. O que Síntique fez? Ela convidou os mesmos irmãos para uma refeição na sua casa, mas não convidou Evódia. O problema que existia entre Evódia e Síntique pode ter perturbado a paz da congregação inteira. Como tudo isso terminou? A Bíblia não diz. Mas pode ser que essas irmãs tenham reagido bem ao conselho amoroso do apóstolo Paulo. — Fil. 4:2, 3.

3 Situações assim também podem acontecer entre os servos de Jeová hoje. Mas problemas como esse podem ser resolvidos e até evitados. Como? Por aplicarmos os conselhos da Bíblia. E, se realmente damos valor à Bíblia, vamos obedecer ao que ela diz. — Sal. 27:11.

A BÍBLIA AJUDA A CONTROLAR NOSSAS EMOÇÕES

4, 5. Que conselhos a Palavra de Deus nos dá sobre controlar nossas emoções?

4 Não é fácil controlar nossas emoções quando nos sentimos excluídos ou somos tratados com injustiça. Ficamos arrasados se alguém nos trata mal por causa da nossa cultura, da nossa aparência ou da cor da nossa pele. E dói ainda mais quando é um irmão que nos trata mal! Será que a Palavra de Deus tem conselhos que nos ajudam a lidar com essa triste realidade da imperfeição humana?

5 Desde que criou os humanos, Jeová observa o comportamento das pessoas. Ele sabe o que pode acontecer quando não controlamos nossas emoções e nossas ações. Quando estamos com os nervos à flor da pele, podemos dizer ou fazer coisas e mais tarde nos arrepender. É muito melhor aplicar os conselhos da Bíblia de nos controlar e não ficar facilmente ofendidos. (Leia Provérbios 16:32; Eclesiastes 7:9.) Sem dúvida, todos nós precisamos nos esforçar para ser mais perdoadores e não ser sensíveis demais. Para Jeová e Jesus, perdoar é muito importante. (Mat. 6:14, 15) Pergunte-se: ‘Será que preciso ser mais perdoador ou controlar melhor minhas emoções?’

6. Por que não devemos guardar mágoas no coração?

6 Quem não controla suas emoções pode se tornar uma pessoa cheia de mágoas. Isso acaba afastando as pessoas. Alguém assim pode ser uma influência ruim na congregação. Ele talvez até tente esconder sua mágoa ou seu ódio, mas se lá no fundo ele tiver pensamentos negativos, isso ‘será exposto na congregação’, ou seja, outros vão perceber. (Pro. 26:24-26) Os anciãos podem ajudar essa pessoa a ver que na organização de Jeová não tem lugar para ódio e ressentimento. A Bíblia é bem direta quando fala sobre isso. (Lev. 19:17, 18; Rom. 3:11-18) Você concorda com o que a Bíblia diz?

LEMBRE-SE DE QUEM ESTÁ NO COMANDO

7, 8. (a) Como Jeová orienta seus servos aqui na Terra? (b) Por que devemos obedecer às orientações da Bíblia? (c) Mencione algumas dessas orientações.

7 Jeová orienta e ensina seus servos que formam a parte terrestre da sua organização. Ele faz isso por meio do “escravo fiel e prudente”. Esse grupo segue a liderança de Cristo, o “cabeça da congregação”. (Mat. 24:45-47; Efé. 5:23) Assim como o corpo governante do tempo dos apóstolos, esse escravo dá muito valor à Bíblia porque acredita que ela é a palavra, ou mensagem, de Deus. (Leia 1 Tessalonicenses 2:13.) Na Bíblia, Jeová nos dá orientações que são para o nosso bem. Quais são algumas delas?

8 A Bíblia diz que precisamos sempre assistir às reuniões. (Heb. 10:24, 25) Ela fala que todos os servos de Deus devem seguir os mesmos ensinamentos. (1 Cor. 1:10) Ela também diz para colocarmos o Reino em primeiro lugar na vida. (Mat. 6:33) Destaca que temos a responsabilidade e o privilégio de pregar de casa em casa, em lugares públicos, como ruas e praças, e para as pessoas que encontramos no dia a dia. (Mat. 28:19, 20; Atos 5:42; 17:17; 20:20) A Bíblia orienta os anciãos a manter a congregação limpa. (1 Cor. 5:1-5, 13; 1 Tim. 5:19-21) E Jeová diz que todos em sua organização devem ser limpos em sentido físico e espiritual. — 2 Cor. 7:1.

9. Quem Jesus designou para nos ajudar a entender a Bíblia?

9 Alguns acham que não precisam da ajuda de ninguém para entender a Bíblia. Mas Jesus designou um grupo específico para dar instrução ao povo de Jeová. Desde 1919, o Rei Jesus Cristo está usando o ‘escravo fiel’ para ajudar seus discípulos a entender a Palavra de Deus e seguir os conselhos dela. Se obedecermos às instruções da Bíblia, vamos contribuir para que a congregação seja limpa e tenha paz e união. Cada um de nós deve se perguntar: ‘Será que sou leal a Jesus por obedecer às orientações do escravo fiel?’

O CARRO DE JEOVÁ ESTÁ A TODO VAPOR!

10. Como o livro de Ezequiel descreve a parte celestial da organização de Jeová?

10 A Bíblia nos ajuda a entender melhor a parte celestial da organização de Jeová. Por exemplo, o profeta Ezequiel teve uma visão: ele viu o carro celestial de Jeová. Esse carro representa a parte celestial da organização de Jeová. (Eze. 1:4-28) Com seu espírito, Jeová controla esse carro e o direciona para onde ele quiser. Por sua vez, a parte celestial da organização de Jeová influencia a parte terrestre. Por exemplo, pense nas muitas mudanças que tivemos na organização nos últimos dez anos. Com certeza, o carro de Jeová está a todo vapor! Não se esqueça de que é Jeová que está por trás dessas mudanças. Estamos bem perto do fim, e o carro celestial avança rapidamente para realizar a vontade de Jeová de uma vez por todas: Jesus e os anjos vão destruir este mundo mau, limpar o nome de Jeová e provar que o modo de Jeová governar é o melhor de todos!

Somos muito gratos pelos voluntários que dão o seu melhor em projetos de construção (Veja o parágrafo 11.)

11, 12. O que a organização de Jeová tem feito nestes últimos dias?

11 Vamos ver alguns exemplos do que a parte terrestre da organização de Jeová está fazendo nestes últimos dias. Construção. Centenas de voluntários trabalharam muito para construir a nova sede das Testemunhas de Jeová em Warwick, Nova York, EUA. O Departamento Mundial de Projeto/Construção coordena o trabalho de milhares de voluntários no mundo todo em construções de Salões do Reino e ampliações de filiais. Somos muito gratos pelos muitos voluntários que dão o seu melhor nesses projetos! Jeová também não se esquece dos publicadores no mundo todo que contribuem o que podem para ajudar a cobrir os custos desses projetos. Jeová abençoa esses servos pela humildade e lealdade que eles mostram. — Luc. 21:1-4.

12 Ensino. Jeová usa várias escolas para ensinar seus servos. (Isa. 2:2, 3) Temos a Escola do Serviço de Pioneiro, a Escola para Evangelizadores do Reino, a Escola de Gileade, a Escola de Iniciantes em Betel, a Escola para Superintendentes de Circuito e Suas Esposas, a Escola para Anciãos de Congregação, a Escola do Ministério do Reino e a Escola para Membros de Comissão de Filial e Suas Esposas. Dá para ver que Jeová ama ensinar seu povo! No nosso site, jw.org, temos publicações bíblicas em centenas de idiomas. O site tem seções para crianças e para famílias, e também uma seção de notícias. Você tem usado nosso site na pregação e na sua adoração em família?

SEJA LEAL A JEOVÁ E APOIE SUA ORGANIZAÇÃO

13. Que responsabilidade temos como servos leais de Jeová?

13 Fazer parte da organização de Jeová é um privilégio! Mas isso traz uma grande responsabilidade. Já que sabemos o que Jeová espera de nós, temos que fazer o que é certo e ser leais a ele. Este mundo está cada vez mais podre. Mesmo assim, devemos continuar ‘odiando o que é mau’, assim como Jeová odeia. (Sal. 97:10) Não somos como as pessoas que pensam que “o bom é mau e que o mau é bom”. (Isa. 5:20) Queremos agradar a Deus, por isso nos esforçamos para ser limpos em sentido físico, moral e espiritual. (1 Cor. 6:9-11) As orientações de Jeová estão bem claras na Bíblia. Por amarmos a Jeová e confiarmos nele, nos esforçamos ao máximo para seguir suas orientações em casa, na congregação, no trabalho, na escola; em todo lugar. (Pro. 15:3) Vamos ver algumas situações em que podemos mostrar nossa lealdade a Deus.

14. Como os pais cristãos mostram que são leais a Jeová?

14 Ao criar filhos. Como os pais cristãos mostram que são leais a Jeová? Em vez de simplesmente seguirem os costumes locais, eles criam seus filhos de acordo com a Bíblia. O modo de pensar do mundo não deve existir numa família cristã. (Efé. 2:2) Um pai cristão batizado não deveria pensar: ‘No meu país são as mulheres que ensinam os filhos.’ Por que não? Porque a Bíblia se refere aos homens quando diz: ‘Pais, continuem a criar seus filhos na disciplina e na instrução de Jeová.’ (Efé. 6:4) Os pais que servem a Deus querem que seus filhos tenham uma boa amizade com Jeová, assim como Samuel tinha. — 1 Sam. 3:19.

15. Como podemos mostrar que somos leais a Deus ao tomar decisões importantes?

15 Ao tomar decisões. Como podemos mostrar que somos leais a Deus quando temos que tomar decisões importantes? Uma forma é buscar a ajuda de sua Palavra e de sua organização. Vamos ver um exemplo que nos ajuda a entender a importância de fazer isso. Alguns se mudam para outro país para trabalhar. Quando têm um filho, eles mandam o bebê para o país de onde vieram para que os parentes cuidem dele. Assim, eles podem continuar trabalhando e ganhando dinheiro. Entendemos que esse é um assunto delicado e uma decisão pessoal, mas lembre-se: todos nós vamos ter de ‘prestar contas a Deus’ pelas decisões que tomamos. (Leia Romanos 14:12.) Será que é uma boa ideia tomar decisões importantes sobre família e trabalho sem primeiro ver o que a Bíblia diz? Claro que não. Precisamos da ajuda do nosso Pai celestial porque não temos condições de ‘dirigir os nossos passos’. — Jer. 10:23.

16. (a) Que decisão uma mãe teve que tomar? (b) O que ajudou essa mãe a tomar a decisão certa?

16 Um casal que teve um filho enquanto morava em outro país decidiu que mandaria o menino para os avós criarem. Pouco depois de o bebê nascer, a esposa começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Ela aprendeu no estudo que Jeová espera que os pais ensinem seus filhos sobre ele. (Sal. 127:3; Pro. 22:6) Então, o que ela fez? Ela abriu seu coração a Jeová, como a Bíblia nos incentiva a fazer. (Sal. 62:7, 8) Ela também se abriu com a irmã que dirigia seu estudo e conversou com outros na congregação. Seus parentes e amigos a pressionaram a mandar o filho para os avós, mas ela chegou à conclusão de que não era certo fazer isso. O marido viu que os irmãos ajudaram bastante sua esposa e seu filho. Ele ficou tão impressionado com isso que aceitou estudar a Bíblia e começou a assistir às reuniões com a esposa. Sem dúvida, essa mãe sentiu que Jeová respondeu às suas orações.

17. Quando estudamos a Bíblia com alguém, que orientações devemos seguir?

17 Ao receber orientações. Uma importante maneira de sermos leais a Deus é obedecer às orientações que recebemos. Por exemplo, veja algumas orientações que devemos seguir quando estudamos a Bíblia com alguém. Assim que o estudo no livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? (ou no livro Você Pode Entender a Bíblia!) fica regular, é recomendado usar alguns minutos depois do estudo para ajudar o estudante a conhecer melhor a organização de Jeová. Como podemos fazer isso? Podemos mostrar o vídeo O Que Acontece em um Salão do Reino? e a brochura Quem Está Fazendo a Vontade de Jeová Hoje?. Depois que terminamos o livro Bíblia Ensina (ou o livro Entenda a Bíblia) com um estudante que está progredindo, a orientação é estudar o livro Mantenha-se no Amor de Deus’. Isso deve ser feito mesmo que ele já tenha sido batizado. A organização nos aconselha a fazer isso para que os novos fiquem fortes na fé. (Col. 2:7) Você segue orientações como essas?

18, 19. Que motivos temos para ser gratos a Jeová?

18 Temos muitos motivos para ser gratos a Jeová! Graças a ele “temos vida, nos movemos e existimos”. (Atos 17:27, 28) Jeová nos deu um presente muito valioso — a Bíblia. Assim como os cristãos em Tessalônica, nós damos valor à Bíblia porque reconhecemos que ela é a mensagem de Deus. — 1 Tes. 2:13.

19 A Bíblia nos ajudou a nos achegar a Deus, e ele se achegou a nós. (Tia. 4:8) Nosso Pai celestial nos deu o maravilhoso privilégio de fazermos parte da sua organização. Nós damos muito valor a essas bênçãos! O salmista expressou isso de uma forma muito bela quando escreveu: “Agradeçam a Jeová, pois ele é bom; o seu amor leal dura para sempre.” (Sal. 136:1) A frase “o seu amor leal dura para sempre” aparece 26 vezes no Salmo 136. Se formos leais a Jeová e à sua organização vamos ter vida eterna, e então veremos que o salmista tinha razão quando disse: ‘O amor leal de Jeová dura para sempre.’