Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Sentinela — Edição de Estudo  |  Março 2017

Sirva a Jeová de todo o coração

Sirva a Jeová de todo o coração

“Ó, Jeová, por favor, lembra-te de que tenho andado diante de ti fielmente e de pleno coração.” — 2 REIS 20:3.

CÂNTICOS: 52, 32

1-3. (a) O que é servir a Jeová de ‘coração pleno’? Dê um exemplo da Bíblia. (b) O que mostra que uma pessoa serve a Jeová de todo o coração?

TODOS nós somos imperfeitos e cometemos erros. Ainda bem que Jeová não nos trata “conforme os nossos pecados”. (Sal. 103:10) Se nos arrependermos e pedirmos o seu perdão, ele vai nos perdoar com base no sacrifício de Jesus. Mas, como Davi disse a Salomão, só conseguimos agradar a Jeová quando ‘servimos a ele de coração pleno’. (1 Crô. 28:9) Como podemos fazer isso já que somos imperfeitos?

2 Para nos ajudar a entender isso, vamos comparar a vida do rei Asa com a do rei Amazias. Os dois fizeram o que era certo aos olhos de Jeová, só que Asa fez isso de ‘coração pleno’. (2 Crô. 15:16, 17; 25:1, 2; Pro. 17:3) Os dois reis eram imperfeitos e cometeram erros. A diferença é que, apesar de alguns deslizes, Asa sempre se esforçou para agradar a Deus. Já Amazias não serviu a Deus de todo o coração. Depois de vencer os inimigos de Jeová, ele levou as imagens dos deuses deles para Judá e começou a adorá-los. — 2 Crô. 25:11-16.

3 O que é servir a Jeová de ‘coração pleno’? É amar a Jeová de todo o coração e nunca deixar de fazer isso. Na Bíblia, a palavra “coração” tem a ver com o que somos por dentro. Inclui nosso modo de pensar e de agir, e nossos desejos, alvos, habilidades e motivações. Assim, a pessoa que serve a Jeová de todo o coração não faz isso da boca pra fora. Ela não deixa sua adoração a Jeová cair numa rotina, fazendo as coisas no piloto automático. E nós? Bem, é verdade que somos imperfeitos. Mas, se a gente continuar servindo a Deus por amor, sem fingimento, vamos estar servindo a ele de ‘coração pleno’. — 2 Crô. 19:9.

4. O que vamos estudar agora?

4 Para entender melhor o que é servir a Deus de ‘coração pleno’, vamos estudar sobre alguns reis de Judá que serviram a Jeová de todo o coração: Asa, Jeosafá, Ezequias e Josias. Eles eram imperfeitos e cometeram erros, mas mesmo assim agradaram a Jeová. Por que Jeová disse que esses reis serviram a ele de todo o coração? Como podemos imitá-los?

O CORAÇÃO DE ASA “FOI PLENO PARA COM JEOVÁ”

5. O que Asa fez para ajudar outros a adorar a Jeová?

5 Nos dias de Asa, as tribos de Israel estavam divididas em dois reinos: Israel e Judá. Asa foi o terceiro rei do reino de Judá. Ele destruiu as imagens dos deuses falsos em todo o seu reino e expulsou os homens que faziam prostituição no templo. Ele até tirou da sua avó Maacá a posição de “rainha-mãe, porque ela tinha feito um ídolo obsceno”, ou imoral. (1 Reis 15:11-13) Além disso, Asa incentivou o povo a ‘buscar a Jeová, e a obedecer à Lei e aos mandamentos’. (2 Crô. 14:4) Fica claro que Asa se esforçou para ajudar outros a adorar a Jeová.

6. O que Asa fez quando o exército de Zerá veio lutar contra Judá?

6 Nos primeiros dez anos do reinado de Asa, o reino de Judá teve paz. Daí, Zerá, da Etiópia, veio lutar contra Judá com 1 milhão de soldados e 300 carros de guerra. (2 Crô. 14:1, 6, 9, 10) O que Asa fez? Ele orou de coração a Jeová e confiou totalmente nele. (Leia 2 Crônicas 14:11.) Como Jeová respondeu a essa oração? Ele ajudou Asa a derrotar por completo os inimigos. (2 Crô. 14:12, 13) É verdade que às vezes Jeová ajudava seu povo a vencer os inimigos mesmo quando os reis eram infiéis. Ele fazia isso para que as pessoas soubessem que ele é o Deus verdadeiro. (1 Reis 20:13, 26-30) Mas dessa vez foi diferente. Jeová ajudou seu povo porque Asa confiou nele. Tudo bem que Asa nem sempre agiu com sabedoria. Por exemplo, um tempo depois ele pediu ajuda ao rei da Síria em vez de pedir ajuda a Jeová. (1 Reis 15:16-22) Mas Jeová sabia que, apesar de tudo, Asa amava a ele. A Bíblia diz que o coração de Asa “foi pleno para com Jeová durante toda a sua vida”. (1 Reis 15:14) Como podemos imitar o bom exemplo desse rei?

7, 8. Como você pode imitar o rei Asa?

7 Uma maneira de imitar o rei Asa é servir a Deus de todo o coração, mesmo quando isso é difícil. Como podemos saber se estamos fazendo isso? Podemos nos perguntar: ‘Será que estou decidido a ser leal a Jeová e a manter a congregação livre de más influências?’ Asa precisou de muita coragem para tirar sua avó da posição de rainha-mãe. Pode ser que às vezes você tenha que ser corajoso como o rei Asa. Por exemplo, imagine que alguém da sua família ou seu melhor amigo foi desassociado porque pecou e não se arrependeu. Você estaria decidido a parar de conviver com essa pessoa? O que seu coração levaria você a fazer nesse caso?

8 Outra maneira de imitar o rei Asa é confiar totalmente em Jeová quando enfrentamos oposição. Pode ser que seus colegas de escola zoem você porque você é Testemunha de Jeová. Ou talvez seus colegas de trabalho fiquem pegando no seu pé porque você não faz muitas horas extras ou porque você deixa de ir trabalhar para assistir a congressos e assembleias. Em situações assim, faça como Asa: ore a Deus. Tenha coragem e confie em Jeová. Continue fazendo o que você sabe que é certo. Não se esqueça de que Jeová fortaleceu e ajudou o rei Asa. Ele vai fortalecer você também!

9. Como podemos mostrar que servimos a Deus de ‘coração pleno’ na pregação?

9 Asa não pensou só nele mesmo, mas incentivou outros a ‘buscar a Jeová’. Por meio da pregação, nós também podemos ajudar outros a adorar o Deus verdadeiro. Jeová fica feliz quando pregamos por amor a ele e porque amamos as pessoas e queremos que elas tenham vida eterna. Essa é outra maneira de mostrar que servimos a Deus de ‘coração pleno’.

JEOSAFÁ “BUSCOU A JEOVÁ”

10, 11. Como você pode imitar a Jeosafá?

10 Outro rei que se esforçou para agradar a Deus foi Jeosafá. Ele era filho do rei Asa e ‘andava no caminho do seu pai’. (2 Crô. 20:31, 32) Como assim? Ele também queria que as pessoas em seu reino adorassem a Jeová. Por exemplo, ele enviou homens a todas as cidades de Judá para ensinar a Lei de Jeová ao povo. (2 Crô. 17:7-10) Ele até foi pessoalmente à “região montanhosa de Efraim”, no território do reino de dez tribos de Israel, para “trazê-los de volta para Jeová”. (2 Crô. 19:4) Sem dúvida, Jeosafá “buscou a Jeová de todo o coração”. — 2 Crô. 22:9.

11 Como você pode imitar a Jeosafá? Hoje, Jeová está ensinando pessoas no mundo inteiro por meio da pregação, e todos nós podemos participar. Você faz questão de sair no campo todo mês, se esforçando para ensinar a Bíblia às pessoas e tocar o coração delas? Com seus esforços e as bênçãos de Jeová, talvez você consiga um estudo bíblico. Você ora a Jeová sobre isso? Estaria disposto a estudar a Bíblia com alguém mesmo durante o seu tempo livre? Outra coisa que nós podemos fazer é ajudar os inativos. Foi mais ou menos isso que Jeosafá fez quando foi ao território de Efraim ajudar as pessoas a voltar para Jeová. Além disso, os anciãos visitam os desassociados e oferecem ajuda aos que talvez tenham parado de cometer os pecados que cometiam antes.

12, 13. (a) O que Jeosafá fez quando um poderoso exército veio lutar contra ele? (b) Como podemos imitar o exemplo de Jeosafá?

12 Assim como seu pai, Jeosafá continuou confiando em Deus mesmo quando um poderoso exército veio lutar contra ele. (Leia 2 Crônicas 20:2-4.) Jeosafá ficou com muito medo, mas procurou a ajuda de Jeová. Ele orou a Deus e humildemente reconheceu que, sem a ajuda dele, ele e seu povo ‘não poderiam fazer nada diante daquela grande multidão’. Jeosafá confiou totalmente em Jeová e disse: “Não sabemos o que devemos fazer, mas os nossos olhos se fixam em ti.” — 2 Crô. 20:12.

13 Assim como Jeosafá, às vezes não sabemos o que fazer diante de um problema e até ficamos com medo. (2 Cor. 4:8, 9) Mas não se esqueça de que Jeosafá orou a Jeová na frente do povo e reconheceu que nem ele nem o povo tinham forças para lidar com aquela situação sozinhos. (2 Crô. 20:5) Se você é um pai ou uma mãe que cuida da espiritualidade da família, você pode imitar o exemplo de Jeosafá. Como? Ao passar por problemas, ore a Jeová pedindo orientação e forças. Não fique com vergonha de orar sobre esses problemas junto com sua família. Eles vão ver que você confia em Jeová. Pode ter certeza de que Deus vai ajudar você, assim como ajudou Jeosafá.

EZEQUIAS CONTINUOU A FAZER O QUE ERA CERTO

14, 15. Como Ezequias mostrou que confiava em Jeová de todo o coração?

14 Vamos ver o exemplo de outro rei que agradou a Jeová: Ezequias. Ele ficou conhecido como um rei que “se apegava a Jeová”. Ele não teve um pai que adorava a Jeová, como Jeosafá teve. Pelo contrário, o pai dele adorava deuses falsos. Mas Ezequias “removeu os altos sagrados, despedaçou as colunas sagradas e derrubou o poste sagrado”. Ele “também triturou a serpente de cobre que Moisés tinha feito” porque ela estava sendo usada na adoração falsa. Ezequias serviu a Jeová de todo o coração; “ele continuou a guardar os mandamentos que Jeová tinha dado a Moisés”. — 2 Reis 18:1-6.

15 Certa vez, Ezequias teve que enfrentar a Assíria, o país mais poderoso da época. A Assíria invadiu Judá e ameaçou destruir Jerusalém. O rei da Assíria, Senaqueribe, zombou de Jeová e tentou fazer Ezequias se render. Mesmo nessa situação difícil, Ezequias confiou em Jeová de todo o coração e orou pedindo a ajuda dele. A oração de Ezequias mostra que ele tinha certeza de que Jeová era muito mais poderoso do que os assírios e podia salvar seu povo. (Leia Isaías 37:15-20.) Como Jeová respondeu à oração de Ezequias? Ele mandou um anjo, que matou 185 mil soldados assírios. — Isa. 37:36, 37.

16, 17. Como podemos imitar Ezequias?

16 Mais tarde, Ezequias ficou doente e estava à beira da morte. Ele implorou que Jeová se lembrasse de como ele tinha sido fiel. (Leia 2 Reis 20:1-3.) Jeová ouviu a oração e curou Ezequias. É claro que, de acordo com a Bíblia, não podemos esperar que Jeová faça um milagre para nos curar ou faça a gente viver mais tempo. Mesmo assim, podemos orar a Jeová como Ezequias, que disse: “Tenho andado diante de ti fielmente e de pleno coração.” Você acredita que Jeová sempre vai cuidar de você, mesmo quando estiver doente? — Sal. 41:3.

17 De que outra maneira podemos imitar Ezequias? Como vimos, ele eliminou os ídolos de Judá. No nosso caso, será que alguma coisa está nos distraindo e atrapalhando nossa amizade com Deus? Por exemplo, muitos passam tempo demais nas redes sociais, seguindo pessoas que nem conhecem. Pode ser que fiquem horas olhando fotos dessas pessoas ou lendo sobre elas. Eles até tratam algumas pessoas como se fossem ídolos. É claro que não é errado usar as redes sociais para conversar com a família ou os amigos. Mas a gente corre o risco de perder muito tempo com essas coisas. Talvez um irmão fique “se achando” quando vê o número de pessoas que curtiram as fotos que ele postou na internet. Ele pode até ficar ofendido se as pessoas pararem de segui-lo nas redes sociais. Consegue imaginar o apóstolo Paulo ou Priscila e Áquila postando fotos todo dia ou acompanhando a vida de alguém que nem era irmão? A Bíblia diz que Paulo ‘se dedicava inteiramente à pregação da palavra’. Áquila e Priscila usavam seu tempo para explicar “com mais exatidão o caminho de Deus” a outros. (Atos 18:4, 5, 26) Podemos nos perguntar: ‘Será que trato outros como ídolos? Perco muito tempo com coisas que na verdade não levam a nada?’ — Leia Efésios 5:15, 16.

JOSIAS OBEDECEU AOS MANDAMENTOS DE JEOVÁ

18, 19. De que maneiras você gostaria de imitar Josias?

18 O rei Josias, bisneto de Ezequias, também obedeceu aos mandamentos de Jeová “de todo o coração”. (2 Crô. 34:31) Quando ainda era adolescente, Josias “começou a buscar o Deus de Davi” e, com 20 anos, ele começou a eliminar de Judá a adoração falsa. (Leia 2 Crônicas 34:1-3.) Josias já se esforçava para agradar a Jeová, bem mais do que muitos reis de Judá. Mas certo dia encontraram o livro da Lei de Deus, talvez o livro que o próprio Moisés tinha escrito. Quando leram o livro para Josias, ele viu que não estava fazendo tudo o que devia para agradar a Deus e tentou melhorar. Ele incentivou o povo a fazer o mesmo. Por causa disso, o povo não parou de servir a Jeová enquanto Josias estava vivo. — 2 Crô. 34:27, 33.

19 Os jovens podem imitar o exemplo de Josias, que buscou a Jeová desde pequeno. Josias deve ter aprendido com o seu avô, o rei Manassés, que Jeová perdoa as pessoas arrependidas. Jovens, vocês podem aprender muito com os idosos fiéis na sua família ou na congregação. Que acham de conversar mais com esses irmãos? Eles podem contar que coisas boas Jeová já fez por eles. Outra coisa que pode ajudar vocês é ler a Bíblia. Lembra do que aconteceu depois que leram o livro da Lei para Josias? Isso mexeu tanto com ele que ele quis fazer mudanças para agradar a Jeová. Se você ler a Bíblia, isso também pode acontecer com você. E essas mudanças vão ajudar você a ser mais feliz e vão fortalecer sua amizade com Jeová. Você também vai querer ajudar outros a servir a ele. (Leia 2 Crônicas 34:18, 19.) Além disso, estudar a Bíblia pode ajudar você a perceber onde precisa melhorar no seu serviço a Deus. Se isso acontecer, se esforce para melhorar, assim como Josias.

SIRVA A JEOVÁ DE ‘CORAÇÃO PLENO’

20, 21. (a) Como quatro reis de Judá serviram a Jeová de ‘coração pleno’? (b) O que vamos estudar no próximo artigo?

20 O que aprendemos desses quatro reis de Judá que serviram a Jeová de ‘coração pleno’? Durante toda a sua vida, eles se esforçaram para fazer a vontade de Deus. Eles confiaram em Jeová mesmo quando enfrentaram inimigos poderosos. Mais importante ainda, eles serviram a Jeová por amor.

21 Como vamos ver no próximo artigo, esses quatro reis cometeram erros. Mas, quando Jeová olhou de perto o coração deles, viu que eles o serviam de todo o coração. Nós também somos imperfeitos e cometemos erros. Quando Jeová nos olha de perto, será que ele vê que o servimos de todo o coração? Vamos falar sobre isso no próximo artigo.