Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Dezembro 2016

Jeová vai recompensar você!

Jeová vai recompensar você!

“Quem se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que o buscam seriamente.” — HEB. 11:6.

CÂNTICOS: 85, 134

1, 2. (a) O que o amor tem a ver com a fé? (b) Que perguntas vamos responder?

A BÍBLIA diz que Jeová “nos amou primeiro”. (1 João 4:19) Por amor, ele toma a iniciativa de abençoar seus servos leais. Nós amamos a Jeová por causa desse amor que ele tem por nós. E, quanto maior é o nosso amor por Jeová, mais forte é a nossa fé. Temos fé que ele existe e que sem dúvida recompensa a quem ele ama. — Leia Hebreus 11:6.

2 Para Jeová, é muito importante recompensar seus servos. Quem tem fé de verdade não duvida que Jeová vai fazer isso. A Bíblia diz que a “fé é a firme confiança de que virá o que se espera”. (Heb. 11:1) Então, ter fé significa confiar que Deus vai dar as bênçãos que prometeu. Mas como a esperança de receber essas bênçãos pode nos ajudar? Como Jeová recompensou seus servos do passado? Como ele recompensa seus servos hoje? Vamos ver.

JEOVÁ PROMETE RECOMPENSAR SEUS SERVOS

3. Que promessa Jeová faz em Malaquias 3:10?

3 Jeová Deus faz questão de recompensar seus servos fiéis. Ele até mesmo nos convida a ir atrás dessa recompensa e nos faz uma promessa: “Ponham-me à prova nesse respeito . . . e vejam se não abrirei para vocês as comportas dos céus e se não derramarei sobre vocês uma bênção até que não falte mais nada.” (Mal. 3:10) Como Jeová é generoso! Uma maneira de agradecer e mostrar que valorizamos o que ele nos promete é por aceitar esse convite.

4. Por que podemos confiar no que Jesus disse em Mateus 6:33?

4 Jesus garantiu a seus discípulos que, se eles colocassem o Reino em primeiro lugar, Deus os ajudaria. (Leia Mateus 6:33.) Por que Jesus podia dar essa garantia? Porque ele conhecia Jeová e sabia que Jeová sempre cumpre o que promete. (Isa. 55:11) Então podemos confiar que, se tivermos fé e colocarmos o Reino em primeiro lugar, Jeová vai fazer o que prometeu em Hebreus 13:5: “Eu nunca deixarei você e nunca o abandonarei.”

Jesus disse que seus seguidores seriam recompensados por seus sacrifícios (Veja o parágrafo 5.)

5. Por que a resposta que Jesus deu a Pedro fortalece a nossa fé?

5 Uma vez, Pedro perguntou para Jesus: “Deixamos tudo e seguimos o senhor. O que haverá então para nós?” (Mat. 19:27) Em vez de ficar bravo com Pedro, Jesus disse que seus discípulos receberiam uma recompensa por terem deixado tanta coisa para trás. No futuro, aqueles apóstolos e outros fiéis cristãos seriam reis no céu. Mas, antes disso, haveria outra recompensa. Jesus disse: “Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna.” (Mat. 19:29) As bênçãos que os discípulos de Jesus recebem são muito maiores do que quaisquer sacrifícios que possam fazer. Na congregação, temos pais, mães, irmãos, irmãs e filhos espirituais. Não concorda que vale a pena deixar qualquer coisa para trás por causa do Reino?

A ESPERANÇA É COMO UMA ÂNCORA

6. Por que Jeová promete recompensar seus servos?

6 Jeová promete recompensar seus servos para ajudá-los a suportar situações difíceis. Nós já recebemos bênçãos de Jeová hoje. Mas esperamos muito receber uma recompensa ainda maior no futuro. (1 Tim. 4:8) Ter certeza de que Jeová “se torna o recompensador dos que o buscam seriamente” nos ajuda a continuar leais a ele. — Heb. 11:6.

7. Por que a esperança é como uma âncora?

7 No Sermão do Monte, Jesus disse: “Alegrem-se e fiquem cheios de alegria, porque a sua recompensa é grande nos céus; pois assim perseguiram os profetas antes de vocês.” (Mat. 5:12) Algumas pessoas têm a esperança de viver no céus e ficam muito felizes com essa esperança. Mas a maioria de nós tem a esperança de viver num paraíso aqui na Terra, e isso também nos deixa “cheios de alegria”. (Sal. 37:11; Luc. 18:30) Não importa se vamos viver no céu ou na Terra. A esperança que nós temos serve “como âncora para a alma, tanto segura como firme”. (Heb. 6:17-20) Uma âncora ajuda o navio a ficar estável e não virar durante uma tempestade. Do mesmo modo, a esperança de receber uma recompensa nos dá equilíbrio emocional, mental e espiritual em tempos difíceis. Ela também nos ajuda a ter a força necessária para perseverar.

8. Como a esperança pode diminuir nossa ansiedade?

8 A esperança pode diminuir nossa ansiedade porque as promessas de Deus são como um calmante. Assim como no passado usava-se óleo para aliviar a dor e curar feridas, as promessas de Deus podem diminuir o sofrimento causado pela ansiedade. É muito bom poder ‘lançar nosso fardo sobre Jeová’ e saber que ele vai nos ajudar! (Sal. 55:22) Não temos nenhuma dúvida de que Deus “pode fazer mais e infinitamente além de tudo que peçamos ou possamos imaginar”. (Efé. 3:20) A ajuda de Jeová vai muito além do que imaginamos!

9. O que precisamos fazer para receber a recompensa de Jeová?

9 Para receber a recompensa de Jeová, precisamos confiar totalmente nele e obedecer às suas orientações. Moisés disse à nação de Israel: “Jeová certamente abençoará você na terra que Jeová, seu Deus, lhe dá para possuir como herança, desde que você obedeça fielmente à voz de Jeová, seu Deus, e guarde cuidadosamente todos estes mandamentos que hoje lhe dou. Pois Jeová, seu Deus, o abençoará assim como lhe prometeu.” (Deut. 15:4-6) Jeová vai abençoar você se você continuar fiel a ele. Confia nisso? Existem bons motivos para você dizer que sim.

ELES FORAM RECOMPENSADOS POR JEOVÁ

10, 11. Como Jeová recompensou José?

10 A Bíblia foi escrita para nos ajudar. Ela fala de muitos casos em que Jeová recompensou seus servos fiéis. (Rom. 15:4) O caso de José é um bom exemplo. Primeiro, ele foi traído pelos seus irmãos. Depois, por causa de uma acusação falsa, ele foi parar numa prisão no Egito. Será que Jeová estava vendo tudo aquilo? É claro que estava. A Bíblia diz: “Jeová continuava com José e lhe demonstrava amor leal . . . Jeová estava com José, e Jeová tornava bem-sucedido tudo o que ele fazia.” (Gên. 39:21-23) José sempre confiou que seu Deus o ajudaria.

11 Alguns anos depois, Jeová recompensou José por sua lealdade. Faraó tirou José da prisão e fez dele o segundo homem mais poderoso do Egito. (Gên. 41:1, 37-43) Mais tarde, José se casou e teve filhos. A Bíblia diz: “José deu ao primogênito o nome de Manassés, pois disse: ‘Deus me fez esquecer toda a minha desgraça e toda a casa de meu pai.’ E ao segundo ele deu o nome de Efraim, pois disse: ‘Deus me deu filhos na terra da minha aflição.’” (Gên. 41:51, 52) O que isso mostra? José viu que Jeová o recompensou e abençoou. Por ter sido leal, José salvou tanto os israelitas como os egípcios. — Gên. 45:5-9.

12. O que ajudou Jesus a continuar obediente a Deus?

12 Jesus Cristo também passou por muitas situações que testaram sua fé. Mas ele continuou obediente a Deus e foi recompensado. O que ajudou Jesus? A Bíblia responde: “Pela alegria que lhe foi apresentada, ele suportou a morte numa estaca de tortura, desprezando a vergonha.” (Heb. 12:2) Jesus com certeza ficou muito feliz de poder defender o nome de Deus. Como recompensa, ele foi aprovado por seu Pai e recebeu muitos privilégios. A Bíblia diz que ele “se sentou à direita do trono de Deus”. Além disso, “Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome”. — Fil. 2:9.

JEOVÁ NÃO SE ESQUECE DO QUE FAZEMOS

13, 14. O que Jeová acha das coisas que fazemos para ele?

13 Podemos ter certeza de que Jeová fica muito feliz quando vê o esforço que fazemos para servir a ele. Ele entende quando sentimos medo ou achamos que não somos capazes de fazer alguma coisa. Jeová sabe que dificuldades financeiras podem nos desanimar. Ele sabe também que uma pessoa doente ou com depressão nem sempre pode fazer tudo o que fazia antes. Sem dúvida, Jeová olha com muito carinho tudo o que seus servos fazem para continuarem fiéis a ele. — Leia Hebreus 6:10, 11.

14 Podemos sempre contar com a ajuda de Jeová. Ele é o “Ouvinte de oração” e está atento às nossas preocupações. (Sal. 65:2) “O Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo” vai nos ajudar em sentido emocional e espiritual sempre que precisarmos. (2 Cor. 1:3) E como ele faz isso? Às vezes ele usa seus servos. Quando um irmão se preocupa e ajuda outro, Jeová fica muito feliz. A Bíblia diz: “Quem mostra favor ao pobre empresta a Jeová, e Ele o recompensará por isso.” (Pro. 19:17; Mat. 6:3, 4) Então, quando ajudamos alguém que está em dificuldade, é como se emprestássemos algo para Jeová. E ele vai nos recompensar por isso.

QUANDO SOMOS RECOMPENSADOS?

15. Que recompensa você quer muito receber? (Veja a gravura no começo do artigo.)

15 Os cristãos ungidos têm uma esperança que os ajuda a perseverar. Eles vão receber “a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, . . . dará como recompensa naquele dia”. (2 Tim. 4:7, 8) Mas Jeová também deu uma esperança maravilhosa para as pessoas que fazem parte das “outras ovelhas” de Jesus. Ele prometeu que elas vão viver para sempre num paraíso aqui na Terra com muita alegria e paz. — João 10:16; Sal. 37:11.

16. Como o texto de 1 João 3:19, 20 pode nos consolar?

16 Às vezes podemos achar que estamos fazendo pouco. Pode ser que nos perguntemos: ‘Será que Jeová está contente com o que eu faço?’ Alguns até pensam que não merecem nenhuma recompensa. Uma coisa que pode nos consolar é saber que “Deus é maior do que o nosso coração e sabe todas as coisas”. (Leia 1 João 3:19, 20.) Para nós, o que fazemos para Jeová pode parecer pouco, mas ele sempre recompensa tudo o que fazemos com fé e amor. — Mar. 12:41-44.

17. Quais são três das recompensas que os servos de Deus têm hoje?

17 Vivemos nos últimos dias horríveis deste mundo mau de Satanás. Mas Jeová está abençoando seu povo. Primeiro, seus verdadeiros adoradores têm mais conhecimento do que nunca. (Isa. 54:13) Segundo, como Jesus prometeu, Jeová recompensa seus servos com uma família de irmãos e irmãs no mundo todo. (Mar. 10:29, 30) Terceiro, os que servem a Deus de coração são recompensados com paz, contentamento e felicidade. — Fil. 4:4-7.

18, 19. Como os servos de Jeová se sentem com as recompensas que recebem?

18 Muitos servos de Jeová já receberam muitas bênçãos dele. Por exemplo, Bianca, da Alemanha, diz: “Eu nem sei como agradecer a Jeová. Ele me ajuda a lidar com as minhas preocupações e está sempre do meu lado. Dá desespero olhar para o mundo lá fora. Mas quanto mais forte é a minha amizade com Jeová, mais eu me sinto protegida. É como se ele me carregasse no colo. Qualquer sacrifício que eu faço pra ele não se compara às bênçãos que eu recebo em troca.”

19 Veja também o exemplo de Paula, do Canadá. Ela tem 70 anos e sofre com uma doença séria na coluna, chamada espinha bífida. Ela diz: “Eu não sou obrigada a fazer pouco para Jeová só porque minha doença limita meus movimentos. Eu prego por telefone e dou testemunho informal. Uma coisa que me anima é anotar textos e frases das publicações num caderno pra ler depois. Eu chamo esse caderno de ‘Meu caderno de sobrevivência’. A tristeza logo passa quando pensamos nas promessas de Jeová. Ele está sempre do nosso lado, não importa a nossa situação.” Seus problemas talvez não sejam iguais aos da Bianca e da Paula. Mesmo assim, pode ser que você se lembre de recompensas que recebeu de Jeová ou de como seus irmãos foram recompensados. É muito bom pensar em como Jeová nos abençoa hoje e como ele vai nos abençoar no futuro!

20. O que vai acontecer se fizermos o nosso máximo para Jeová?

20 Se você abrir seu coração a Jeová, será ‘ricamente recompensado’. Tenha certeza de que ‘depois de ter feito a vontade de Deus, você receberá o cumprimento da promessa’. (Heb. 10:35, 36) Por isso, vamos continuar fortalecendo nossa fé e fazendo o nosso máximo para Jeová. Ele vai recompensar todo o nosso esforço. — Leia Colossenses 3:23, 24.