Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Dezembro 2016

Deixe sua ansiedade com Jeová

Deixe sua ansiedade com Jeová

‘Lancem sobre Jeová toda a sua ansiedade, porque ele cuida de vocês.’ — 1 PED. 5:7.

CÂNTICOS: 60, 23

1, 2. (a) Por que é normal ficarmos ansiosos de vez em quando? (Veja a foto no começo do artigo.) (b) O que vamos ver neste estudo?

O MUNDO em que vivemos é muito estressante. Satanás, o Diabo, está furioso e “anda em volta como um leão que ruge, procurando a quem devorar”. (1 Ped. 5:8; Apo. 12:17) Por isso, é normal que até os servos de Deus fiquem ansiosos de vez em quando. Alguns servos de Deus do passado se sentiram assim. Um deles foi o rei Davi. Ele teve “ansiedades e preocupações”. (Sal. 13:2) O apóstolo Paulo também teve “ansiedade por todas as congregações”. (2 Cor. 11:28) Mas e no nosso caso? O que podemos fazer quando a ansiedade toma conta de nós?

2 Jeová, nosso amoroso Pai, ajudou seus servos do passado. Hoje, ele também nos ajuda. Ele pode nos dar alívio mesmo com os problemas e ansiedades que temos. A Bíblia nos incentiva a ‘lançar sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele cuida de nós’. (1 Ped. 5:7) Mas como você pode fazer isso? Neste estudo vamos ver quatro maneiras de diminuir a ansiedade. (1) Orar de coração a Jeová, (2) ler a Bíblia e meditar nela, (3) pedir a Jeová a ajuda do espírito santo e (4) conversar com alguém de confiança. Fique atento a esses quatro pontos e tente ver como você pode colocá-los em prática.

FALE COM JEOVÁ DE CORAÇÃO

3. Como você pode ‘lançar seu fardo sobre Jeová’?

3 A primeira coisa que podemos fazer é orar de coração a Jeová. O rei Davi implorou a Jeová: “Ouve a minha oração, ó Deus.” E, no mesmo salmo, ele disse: “Lance seu fardo sobre Jeová, e ele amparará você.” (Sal. 55:1, 22) Como você pode fazer isso? Quando passar por uma situação que deixa você preocupado ou ansioso, você pode se abrir com Jeová. Depois de fazer o que for possível para resolver o problema, não adianta ficar preocupado demais com o assunto. O melhor é continuar orando de coração e confiar em Jeová. Mas como a oração pode ajudar você a não ser vencido pelas ansiedades? — Sal. 94:18, 19.

4. Por que a oração é tão importante quando estamos ansiosos?

4 Leia Filipenses 4:6, 7. Quando estamos ansiosos, é muito importante orar de coração. Por quê? Porque Jeová pode tirar de nós a ansiedade e o medo do futuro e nos dar paz e tranquilidade. Muitas pessoas já sentiram isso. Jeová deu a elas paz e tranquilidade fora do comum. Isso pode acontecer com você também. A “paz de Deus” vai ajudar você a vencer qualquer problema. Tenha certeza de que Jeová vai cumprir a promessa consoladora que fez: “Não fique ansioso, pois eu sou o seu Deus. Vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-lo.” — Isa. 41:10.

LEIA A BÍBLIA E TENHA PAZ

5. Por que a Palavra de Deus pode diminuir nossa ansiedade?

5 A segunda coisa que podemos fazer para diminuir a ansiedade é ler a Bíblia e meditar nela. Por que isso é importante? Os conselhos da Bíblia são práticos e podem ajudar. Você poderá diminuir, controlar ou nem ter ansiedade. As palavras da Bíblia são consoladoras e podem nos ajudar porque vêm do próprio Criador. Se você sempre pensar no que lê na Bíblia e se esforçar em seguir seus conselhos, ficará cada vez mais preparado para enfrentar a ansiedade. Jeová deixou claro que, para uma pessoa ser ‘corajosa e forte’, é importante ler sua Palavra. — Jos. 1:7-9.

6. Como as palavras de Jesus podem ajudar você?

6 Na Palavra de Deus encontramos as coisas que Jesus disse. Com suas palavras, Jesus conseguia animar e consolar as pessoas. Muitos que estavam preocupados, tristes e sem força para fazer as coisas iam até ele em busca de ajuda. (Leia Mateus 11:28-30.) Quando estava na Terra, ele levava em conta a situação de cada um. (Mar. 6:30-32) Ele ainda é assim. Mesmo vivendo no céu, ele pode cuidar de você como fez com os apóstolos dele. Nosso rei se importa com você. Então, quando estamos ansiosos, ele pode bondosamente “nos ajudar no tempo certo”. Sem dúvida, as palavras de Jesus podem nos ajudar a enfrentar os problemas e nos dar esperança e coragem. — Heb. 2:17, 18; 4:16.

PEÇA ESPÍRITO SANTO

7. Como o espírito santo nos ajuda?

7 Jesus prometeu que nosso Pai no céu sempre daria espírito santo para quem pedisse. (Luc. 11:10-13) O espírito santo é a terceira ajuda poderosa que temos para controlar a ansiedade. Esse espírito nos ajuda a ter as qualidades do todo-poderoso Jeová. A Bíblia chama essas qualidades de “fruto do espírito”. (Leia Gálatas 5:22, 23; Col. 3:10.) Quando temos o fruto do espírito, conseguimos nos dar bem com outras pessoas. Pense um pouco em como essas qualidades podem ajudar você a evitar muitas situações que poderiam causar ansiedade.

8-12. O que acontece quando temos as qualidades do espírito santo de Deus?

8 “Amor, alegria, paz.” Quando você se esforça para tratar outras pessoas com respeito, talvez perceba que você fica menos ansioso. Como assim? Quando você trata os irmãos com amor e carinho, você evita situações que poderiam causar ansiedade. — Rom. 12:10.

9 “Paciência, bondade, benignidade.” Você ajuda a manter a paz com outros por seguir o conselho que o apóstolo Paulo deu: “Sejam bondosos uns com os outros, ternamente compassivos, perdoando liberalmente uns aos outros.” (Efé. 4:32) Quando você age assim, é mais difícil surgirem dificuldades que vão deixar você ansioso. E você vai estar mais preparado para enfrentar os problemas que surgem por causa da imperfeição.

10 “Fé.” Hoje em dia, existe muita ansiedade por causa de dinheiro e bens materiais. (Pro. 18:11) Como podemos evitar esse tipo de ansiedade? Como Paulo disse, temos que ficar ‘satisfeitos com as coisas que temos’. É preciso ter fé em Jeová. Ele nos ama e cuida de nós. Ele prometeu: “Eu nunca deixarei você e nunca o abandonarei.” Se tivermos essa fé, vamos dizer o mesmo que Paulo disse: “Jeová é o meu ajudador; não terei medo. O que me pode fazer o homem?” — Heb. 13:5, 6.

11 “Brandura, autodomínio.” Pense em como é bom ter essas qualidades. Elas vão ajudar você a não fazer coisas que poderiam causar ansiedade. Além disso, imagine como seria bom ficar livre de “ressentimento, ira, raiva, gritaria e palavras ofensivas”. — Efé. 4:31.

12 Sabemos que é preciso ser humilde para confiar na “mão poderosa de Deus” e ‘lançar sobre ele toda a nossa ansiedade’. (1 Ped. 5:6, 7) Mas temos que reconhecer que dependemos de Deus. Esse é um grande passo para receber a ajuda dele e deixá-lo feliz. (Miq. 6:8) Seja realista ao pensar nas coisas que você consegue ou não consegue fazer. Assim você passa a confiar mais em Deus e diminui sua ansiedade.

NUNCA FIQUE ANSIOSO

13. O que Jesus estava explicando quando disse “nunca fiquem ansiosos”?

13 Leia Mateus 6:34. Nesse versículo, Jesus deu um importante conselho: “Nunca fiquem ansiosos.” Mas às vezes parece que não é tão fácil fazer o que ele disse. O que Jesus queria dizer com essas palavras? É claro que ele não estava dizendo que os servos de Deus nunca ficariam ansiosos. Como vimos, Davi e Paulo tiveram ansiedade. Jesus estava explicando aos seus discípulos que ficar ansioso demais ou sem necessidade não resolve os problemas. Cada dia traz as suas próprias dificuldades. Então, não devemos aumentar a ansiedade de hoje por ficar pensando nos problemas do passado ou nos problemas que podemos ter no futuro. Como você pode fazer o que Jesus disse?

14. Assim como Davi, o que você pode fazer quando ficar ansioso com as coisas do passado?

14 Às vezes uma pessoa fica ansiosa por causa das coisas que ela fez no passado. Alguns ficam se torturando com sentimentos de culpa por erros lá de trás. De vez em quando Davi achava que nunca se esqueceria dos seus erros. Ele admitiu: “Meu coração angustiado me faz gemer profundamente.” (Sal. 38:3, 4, 8, 18) O que você acha que Davi deveria ter feito nessa situação? Sabe o que ele fez? Ele confiou na misericórdia e no perdão de Jeová. Ele disse com confiança: “Feliz aquele cuja transgressão é perdoada.” — Leia Salmo 32:1-3, 5.

15. (a) O que mais podemos aprender de Davi? (b) O que você pode fazer para diminuir sua ansiedade? (Veja o quadro “ Como diminuir sua ansiedade”.)

15 Outras vezes, podemos ficar ansiosos por causa do que estamos passando no momento. Por exemplo, quando Davi escreveu o Salmo 55, ele estava com medo de ser morto por seus inimigos. (Sal. 55:2-5) Mas ele não deixou a ansiedade destruir a confiança que ele tinha em Jeová. Davi orou de coração falando sobre o que estava passando. Mas ele também sabia que não podia ficar de braços cruzados diante do problema que causava aquela ansiedade. (2 Sam. 15:30-34) Você pode aprender com Davi. Não deixe que a ansiedade tome conta de você. Faça o que for possível para resolver o problema e depois deixe o assunto nas mãos de Jeová.

16. Por que o significado do nome de Deus pode fortalecer a sua fé?

16 Pensar demais nos problemas que podem surgir causa ansiedade desnecessária num servo de Deus. Você não precisa ficar muito preocupado com coisas que você nem sabe se vão acontecer. Por que não? Porque as coisas talvez acabem nem sendo tão ruins como você imagina. Além disso, Deus tem poder para resolver qualquer problema que aconteça, e você pode deixar com ele toda a sua ansiedade. O próprio nome de Jeová mostra que você pode confiar nele. (Êxo. 3:14) Esse nome pode significar “Ele faz com que venha a ser”. Isso nos garante que Deus tem a capacidade de cumprir tudo o que prometeu para os seus servos. Jeová vai recompensar todos os seus servos leais. E tenha certeza de que, com a ajuda dele, você pode controlar qualquer ansiedade, seja por coisas do passado, do presente ou do futuro.

CONVERSE COM ALGUÉM DE CONFIANÇA

17, 18. Por que conversar com alguém de confiança pode ajudar você a controlar sua ansiedade?

17 A quarta coisa que você pode fazer para controlar sua ansiedade é conversar com alguém de confiança. Seu marido ou sua esposa, um bom amigo ou um ancião podem ajudar você a ver a situação com outros olhos. Provérbios 12:25 diz: “A ansiedade sobrecarrega o coração do homem, mas a boa palavra alegra o coração.” Falar com alguém sobre tudo o que você está sentindo pode ajudar você a entender e a controlar suas preocupações. A Bíblia diz: “Os planos fracassam quando não há comunicação, mas com muitos conselheiros há bons resultados.” — Pro. 15:22.

18 Jeová também nos ajuda a controlar a ansiedade por meio das reuniões. Nelas, estamos junto com irmãos que se preocupam com a gente e animam uns aos outros. (Heb. 10:24, 25) Esse encorajamento vai ajudar você a continuar servindo a Jeová e a controlar qualquer ansiedade. — Rom. 1:12.

FORTALEÇA SUA AMIZADE COM JEOVÁ

19. Por que podemos ter certeza de que a amizade com Deus vai nos fortalecer?

19 Um ancião no Canadá viu que é muito importante deixar a ansiedade com Jeová. Além de ter um trabalho muito estressante como professor, ele sofre com uma doença chamada transtorno de ansiedade. Como ele enfrenta essa situação? Ele diz: “Mais do que qualquer coisa, eu me esforço para fortalecer minha amizade com Jeová, e isso é o que mais me ajuda. Ter amigos e irmãos por perto também é muito importante quando estou com problemas. Eu falo tudo o que estou sentindo pra minha esposa. Os anciãos e o superintendente de circuito me ajudaram muito a colocar a cabeça no lugar. Além disso, eu procurei ajuda dos médicos, mudei minha rotina e tirei tempo pra descansar e fazer exercícios. Aos poucos, eu aprendi a ser mais equilibrado. E eu deixo nas mãos de Jeová as coisas que estão fora do meu controle.”

20. (a) Como podemos deixar nossa ansiedade com Deus? (b) O que vamos ver no próximo estudo?

20 Resumindo, vimos que é muito importante deixar nossa ansiedade com Deus por orar de coração e ler a Bíblia e meditar nela. Também vimos outras coisas que nos ajudam bastante: ter as qualidades de Deus, conversar com alguém de confiança e ser fortalecidos pelos irmãos. No próximo estudo, vamos ver que Jeová também nos ajuda com a promessa de nos recompensar. — Heb. 11:6.