Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Sentinela (Edição de Estudo)  |  Abril 2017

O que vai deixar de existir quando o Reino de Deus vier?

O que vai deixar de existir quando o Reino de Deus vier?

“O mundo está passando, e também o seu desejo, mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre.” — 1 JOÃO 2:17.

CÂNTICOS: 55, 24

1, 2. (a) Em que sentido este mundo pode ser comparado a um criminoso condenado à morte? (Veja a gravura no começo do artigo.) (b) Depois da destruição deste mundo, como todos vão reagir?

IMAGINE a seguinte cena: um criminoso perigoso é levado de sua cela. Enquanto isso, atrás dele, os guardas dizem algo bem estranho: “Homem morto caminhando!” Por que eles dizem isso? Afinal, o prisioneiro parece não ter nenhum problema de saúde. Na verdade, os guardas estão levando o prisioneiro para ser executado. Por isso, é como se ele já estivesse morto. *

2 Em certo sentido, o mundo de hoje é como esse homem que vai ser morto. Este mundo mau já foi condenado há muito tempo, e seu fim está perto. A Bíblia diz: “O mundo está passando.” (1 João 2:17) Podemos ter certeza de que este mundo vai ser destruído. Mas existe uma grande diferença entre o fim deste mundo e a execução do prisioneiro. No caso do prisioneiro, alguém ainda pode tentar mudar a sentença, questionando se a decisão é justa. Além disso, um juiz pode adiar ou até mesmo cancelar a condenação. Mas, no caso deste mundo, a sentença foi determinada pelo Soberano do Universo, e a justiça dele é perfeita. (Deut. 32:4) Jeová não vai voltar atrás, e ninguém vai questionar a decisão dele. Depois que isso acontecer, todos no céu e na Terra vão concordar que a justiça foi feita. Imagine como isso vai ser bom!

3. Neste artigo, vamos falar sobre quatro problemas que vão deixar de existir quando o Reino de Deus vier. Quais são eles?

3 A palavra “mundo” em 1 João 2:17 inclui muitas coisas que as pessoas estão acostumadas e acham que sempre vão existir. Mas na verdade essas coisas vão ser eliminadas. Será que essa é uma notícia ruim? De jeito nenhum! Na verdade, essa é uma parte importante das “boas novas do Reino”. (Mat. 24:14) Então, vamos falar sobre quatro problemas que vão deixar de existir quando o Reino de Deus vier: (1) pessoas más, (2) organizações corruptas, (3) conduta errada e (4) péssimas condições de vida. Vamos ver como esses problemas nos afetam, o que Jeová vai fazer e o que vai ficar no lugar desses problemas.

PESSOAS MÁS

4. De que maneiras as pessoas más nos afetam?

4 Como as pessoas más nos afetam? Depois de dizer que os nossos dias seriam “críticos, difíceis de suportar”, o apóstolo Paulo foi inspirado a escrever: “As pessoas más e os impostores se tornarão cada vez piores.” (2 Tim. 3:1-5, 13) Você acha que isso está acontecendo hoje? Muitos de nós já fomos vítimas de pessoas violentas, preconceituosas e até de criminosos cruéis. Algumas dessas pessoas não escondem o que são. Outras fingem que são boas, mas isso não passa de uma fachada. Mesmo que a gente não tenha sofrido diretamente por causa dessas pessoas, as atitudes delas nos afetam. Ficamos horrorizados quando ouvimos as coisas cruéis que elas fazem com crianças, idosos e outras pessoas indefesas. O que elas fazem é tão desumano que elas parecem animais e até demônios. (Tia. 3:15) Felizmente, a Bíblia nos dá boas notícias!

5. (a) Que chance as pessoas más estão tendo? (b) O que vai acontecer com as pessoas más que não quiserem mudar?

5 O que Jeová vai fazer com as pessoas más? Hoje, Jeová está dando a chance para as pessoas más mudarem. (Isa. 55:7) Elas ainda não receberam seu julgamento final. Na verdade, este mundo é que está condenado, não as pessoas. Mas o que vai acontecer com as pessoas que gostam de fazer parte deste mundo e se recusam a mudar? Jeová prometeu que a Terra vai ficar livre das pessoas más para sempre. (Leia Salmo 37:10.) As pessoas más talvez achem que vão se livrar do julgamento. Muitas delas aprenderam a esconder o que fazem, e sempre dão um jeito de escapar da justiça e das consequências dos seus atos. (Jó 21:7, 9) Mas a Bíblia nos lembra: “Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem, e Ele vê todos os seus passos. Não há escuridão nem densas trevas onde os malfeitores possam se esconder.” (Jó 34:21, 22) Não tem como se esconder de Jeová! Ninguém pode enganá-lo. Não existe um lugar tão escuro ou escondido que a visão ilimitada de Jeová não possa alcançar. Então, depois do Armagedom, não haverá pessoas más em nenhum lugar da Terra. Elas vão deixar de existir para sempre! — Sal. 37:12-15.

6. Quem vai ficar no lugar das pessoas más, e por que essa notícia é boa?

6 Quem vai ficar no lugar das pessoas más? Jeová fez a maravilhosa promessa: “Os mansos possuirão a terra e terão grande alegria na abundância de paz.” Mais à frente, nesse mesmo salmo, lemos: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” (Sal. 37:11, 29) Quem são os “mansos” e “justos”? Os mansos são as pessoas humildes que aceitam os ensinos e a orientação de Jeová. Os justos são aqueles que amam fazer o que Jeová diz que é certo. Hoje em dia, os mansos e justos são a minoria. Mas, no Paraíso que Jeová promete, eles não serão nem a minoria nem a maioria — eles serão as únicas pessoas na Terra! Com certeza, a Terra cheia de pessoas assim será um verdadeiro paraíso!

ORGANIZAÇÕES CORRUPTAS

7. Como as organizações corruptas nos afetam hoje?

7 Como as organizações corruptas nos afetam? Grande parte das coisas ruins que acontecem no mundo não é causada simplesmente por pessoas, mas sim por organizações. Pense nas organizações religiosas que enganam milhões de pessoas. Por exemplo, elas fazem confusão sobre quem é Deus, se a Bíblia é confiável e sobre o que vai acontecer com a Terra e com a humanidade. Pense também nos governos que incentivam as guerras e a violência entre raças e culturas diferentes, e governos que maltratam os pobres e indefesos. Para ganharem mais poder, alguns governos aceitam suborno e favorecem quem pode dar alguma coisa em troca. Além disso, existem empresas que não estão nem aí para o meio ambiente e estão acabando com os recursos da natureza. Algumas delas se aproveitam da ingenuidade dos consumidores só para enriquecer poucas pessoas, enquanto milhões vivem na pobreza. Sem dúvida, as organizações corruptas são culpadas por grande parte da miséria que existe hoje.

8. O que a Bíblia diz que vai acontecer com as organizações que hoje parecem estáveis?

8 O que Jeová vai fazer com as organizações corruptas? A grande tribulação vai começar quando os governos atacarem as religiões falsas, representadas na Bíblia por uma prostituta chamada Babilônia, a Grande. (Apo. 17:1, 2, 16; 18:1-4) Essas organizações religiosas serão completamente destruídas. E o que vai acontecer com as outras organizações corruptas? A Bíblia compara as organizações e instituições de hoje a montanhas e ilhas, porque elas parecem que são firmes e seguras. (Leia Apocalipse 6:14.) Mas a Bíblia também diz que esses governos e outras organizações que não apoiam o Reino de Deus vão ser derrubados das suas posições, ou seja, destruídos. Isso acontecerá na parte final da grande tribulação. (Jer. 25:31-33) Depois disso, nunca mais existirão organizações corruptas!

9. Por que podemos ter certeza de que a “nova terra” será bem organizada?

9 O que vai ficar no lugar das organizações corruptas? Depois do Armagedom, será que ainda vai existir alguma organização na Terra? A Bíblia diz: “Há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa dele, e nesses morará a justiça.” (2 Ped. 3:13) Os velhos céus são os governos corruptos atuais; a velha Terra é a humanidade controlada por esses governos. Isso tudo vai deixar de existir. E vai ser substituído pelo quê? A expressão “novos céus” se refere a um novo governo, e a “nova terra” se refere às pessoas que vão viver debaixo desse governo. O Reino de Deus vai ser governado por Jesus, e ele vai refletir perfeitamente as qualidades de Jeová, que é o Deus de ordem. (1 Cor. 14:33) Então, a “nova terra” será bem organizada, e homens de confiança vão cuidar dela. (Sal. 45:16) Para cuidar dessa designação, esses homens vão receber orientações de Jesus e dos 144 mil que vão reinar com ele. Imagine como vai ser bom quando todas as organizações corruptas forem substituídas por uma única organização, que será unida e sem nenhuma corrupção!

CONDUTA ERRADA

10. Que tipo de conduta errada é comum onde você mora? E como isso afeta você e sua família?

10 Como a conduta errada das pessoas nos afeta hoje? Vivemos num mundo onde a imoralidade, a desonestidade e a violência são cada vez mais comuns. Essa situação é difícil principalmente para os pais porque eles têm que proteger os filhos dessas influências ruins. O mundo do entretenimento tem conseguido cada vez mais fazer com que as coisas erradas pareçam boas. Ao mesmo tempo, dá a entender que a opinião de Jeová sobre o que é certo e errado é bobagem. (Isa. 5:20) Os cristãos verdadeiros nadam contra essa maré. Eles lutam para se manter leais a Jeová mesmo vivendo num mundo que incentiva as pessoas a viver como bem entendem e a desprezar as leis de Jeová.

11. O que aprendemos do que Jeová fez com Sodoma e Gomorra?

11 O que Jeová vai fazer com a conduta errada das pessoas? Pense no que ele fez com Sodoma e Gomorra. Essas cidades estavam cheias de coisas erradas. Naquela região, morava um homem justo chamado Ló. Ele e sua família se sentiam aflitos por causa da conduta errada das pessoas. (Leia 2 Pedro 2:6-8.) Quando Jeová destruiu aquelas cidades, ele estava fazendo mais do que acabar com as coisas erradas que aconteciam ali. Ele estava ‘estabelecendo um modelo’, ou seja, estava mostrando o que vai acontecer com as pessoas más. Assim como Jeová acabou com a conduta errada daquelas pessoas, ele vai fazer o mesmo quando julgar este mundo em que vivemos.

12. Quais são algumas coisas que você não vê a hora de fazer no Paraíso?

12 O que vai ficar no lugar da conduta errada? No Paraíso, vamos ter muitas coisas boas para fazer. Pense em como vai ser maravilhoso transformar a Terra num paraíso ou construir a nossa casa e a dos nossos parentes. Imagine também como vai ser bom receber os milhões de ressuscitados. Vamos ter a alegria de ensiná-los sobre Jeová e sobre tudo o que ele fez pela humanidade. (Isa. 65:21, 22; Atos 24:15) Nossa vida vai ser cheia de atividades que vão nos deixar muito felizes e que vão dar louvor a Jeová!

PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE VIDA

13. Em que péssimas condições vivemos hoje por causa da rebelião de Satanás, Adão e Eva?

13 Como as péssimas condições nos afetam hoje? Pessoas más, organizações corruptas e a conduta errada das pessoas fazem com que a gente viva em péssimas condições. Por exemplo, quem de nós não é afetado de alguma forma por guerras, pobreza ou racismo? E o que dizer das doenças e da morte? Todos nós sofremos com essas coisas. Tudo isso por causa da rebeldia de três pessoas más — Satanás, Adão e Eva. Nenhum de nós pode escapar do estrago que a rebelião deles causou.

14. O que Jeová vai fazer com as péssimas condições de vida que existem hoje? Dê um exemplo.

14 O que Jeová vai fazer com as péssimas condições? Pense nas guerras. Jeová prometeu acabar com elas. (Leia Salmo 46:8, 9.) E as doenças? Jeová vai eliminá-las. (Isa. 33:24) E a morte? Jeová acabará com ela para sempre! (Isa. 25:8) A pobreza também vai deixar de existir. (Sal. 72:12-16) Ele vai fazer o mesmo com todas as outras péssimas condições que tornam a nossa vida tão difícil hoje. Além disso, Jeová vai eliminar o “ar” ruim deste mundo, ou seja, a péssima influência de Satanás e seus demônios vai deixar de existir. — Efé. 2:2.

Imagine um mundo sem guerra, doença e morte! (Veja o parágrafo 15.)

15. Quais são algumas coisas que vão deixar de existir para sempre?

15 Já pensou como vai ser bom viver num mundo sem guerra, doença e morte? Imagine só — não existir nenhum tipo de exército nem armas. Hospitais, médicos, enfermeiros, planos de saúde — nunca mais! Além disso, não vão existir mais necrotérios, funerárias nem cemitérios! E, como o crime não vai existir, também não vamos precisar de sistemas de alarme, de policiais, talvez nem de fechaduras e chaves! Pense em viver num mundo em que nossa mente e nosso coração vão ficar livres de qualquer ansiedade.

16, 17. (a) Como os que vão sobreviver ao Armagedom vão se sentir? Isso pode ser comparado com o quê? (b) O que você precisa fazer para não ser destruído junto com este mundo?

16 Como vai ser a vida depois que as péssimas condições deixarem de existir? É verdade que isso não é fácil de imaginar. Vivemos em péssimas condições há tanto tempo que talvez a gente nem perceba mais quanto estresse este mundo nos causa. Para comparar: quem vive perto de uma estação de trem talvez nem perceba mais o barulho. Também, as pessoas que moram perto de um lixão talvez não sintam mais o fedor do lixo. Agora imagine o alívio que vamos sentir quando Jeová acabar com todas as coisas ruins!

17 Em vez de estresse e ansiedade, o que vamos sentir no futuro? O Salmo 37:11 responde: ‘Teremos grande alegria na abundância de paz.’ Você não fica emocionado ao ler essas palavras? É essa vida que Jeová quer para você. Por isso, faça tudo o que puder para fortalecer a sua amizade com Jeová, e fique bem achegado à Sua organização nestes últimos dias tão estressantes! Concentre-se na sua esperança e a deixe bem viva na sua mente e no seu coração — e sempre fale sobre ela com outros! (1 Tim. 4:15, 16; 1 Ped. 3:15) Se fizer isso, pode ter certeza de que você não vai ser destruído junto com este mundo. Pelo contrário, você vai continuar vivendo — feliz e por toda a eternidade!

^ par. 1 Esse parágrafo descreve o que acontecia muitos anos atrás em algumas prisões dos Estados Unidos quando um prisioneiro ia ser executado.