Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Como Ter uma Vida Satisfatória

 Parte 9

Tenha Uma Vida Satisfatória Agora e para Sempre!

Tenha Uma Vida Satisfatória Agora e para Sempre!

Você pode ter uma vida satisfatória se desenvolver amizade com Deus

O FAMOSO personagem bíblico, Abraão, era um homem de fé. Ele deixou uma vida confortável na próspera cidade de Ur. Depois de ficar algum tempo em Harã, passou o restante da vida como nômade, morando em tendas, sem ter uma residência fixa. (Gênesis 12:1-3; Atos 7:2-7; Hebreus 11:8-10) Contudo, o registro diz: “Abraão expirou então e morreu numa boa velhice, idoso e satisfeito.” (Gênesis 25:8) O que tornou sua vida tão satisfatória? Ele não era apenas um homem idoso que, no leito de morte, se sentiu satisfeito por suas realizações. Algum tempo depois, Abraão foi chamado de “amigo de Jeová”, por causa de sua extraordinária fé em Deus. (Tiago 2:23; Isaías 41:8) O que tornou a vida de Abraão satisfatória foi o relacionamento significativo que desenvolveu com seu Criador.

Acha que sua vida pode ser até mais satisfatória que a de Abraão?

2 Assim como Abraão há uns 4 mil anos, você também pode ter uma vida significativa e satisfatória se desenvolver amizade com Deus. Talvez se surpreenda com a ideia de ser amigo do Criador do Universo, mas isso é possível. Como? Você precisa conhecê-lo e amá-lo. (1 Coríntios 8:3; Gálatas 4:9) Esse relacionamento com o Criador pode tornar sua vida significativa e satisfatória.

3 Jeová forneceu orientações para que os que estivessem dispostos a aceitar o sacrifício resgatador de Jesus Cristo pudessem levar uma vida feliz. (Isaías 48:17) Lembre-se, Adão se rebelou contra Deus por decidir por si mesmo o que é bom e o que é mau. Embora, por meio do sacrifício resgatador de seu Filho, Jeová tenha comprado a família humana e tenha aberto o caminho para as pessoas se libertarem da escravidão ao pecado e à morte, cada pessoa tem de aceitar o resgate e parar de estabelecer seus próprios padrões do que é bom e do que é mau. Devemos nos sujeitar às leis e aos princípios que Deus fornece aos que aceitam o sacrifício resgatador de Jesus.

“Por favor, faze-me saber os teus caminhos”

4 À medida que continuar a estudar a Bíblia e aplicar os princípios estabelecidos nela, você sem dúvida reconhecerá o valor dos padrões de Deus para o que é bom e o que é mau. (Salmo 19:7-9) Assim como o profeta Moisés, você será motivado a dizer a Deus: “Agora, por favor, se eu tiver achado favor aos teus olhos, por favor, faze-me saber os teus caminhos, para que eu te conheça.” (Êxodo 33:13; Salmo 25:4) A Bíblia fornece princípios para orientá-lo a lidar com os problemas destes “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1) Seu apreço aumentará e isso o incentivará a conhecer melhor a Jeová e a fortalecer seu relacionamento com ele.

5 Abraão morreu “idoso e satisfeito”, mas enquanto o ser humano tiver de morrer, a vida será curta demais. Por mais idosos que fiquemos, temos o desejo inato de viver. Isso se dá porque “[Deus] também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim”. (Eclesiastes 3:11, A Bíblia Vida Nova) Mesmo vivendo eternamente, jamais conseguiremos compreender todas as criações de Jeová. São infindáveis as obras maravilhosas de Jeová que poderemos observar, estudar e usufruir. — Salmo 19:1-4; 104:24; 139:14.

6 Talvez não lhe agradasse a ideia de viver para sempre se a Terra continuasse cheia de problemas como os que vemos hoje. Não precisa se preocupar com isso. A Bíblia promete: “Há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça.” (2 Pedro 3:13) O termo “novos céus” refere-se ao novo governo celestial — o Reino de Deus que governará toda a Terra. A “nova terra” é a nova sociedade humana composta dos que se sujeitam ao domínio desse Reino. Para que isso se transforme em realidade, Jeová logo agirá contra os que “arruínam a terra”. — Revelação (Apocalipse) 11:18; 2 Pedro 3:10.

7 Quanto tempo vai demorar para isso acontecer? Entre os acontecimentos que fariam parte do “sinal . . . da terminação do sistema de coisas”, Jesus Cristo incluiu guerras envolvendo nações, “escassez de víveres e terremotos num lugar após outro”, “pestilências” e “aumento do que é contra a lei”. (Mateus 24:3-13; Lucas 21:10, 11; 2 Timóteo 3:1-5) Em seguida, ele profetizou: “Quando virdes estas coisas ocorrer, sabei que está próximo o reino de Deus.” (Lucas 21:31) O tempo de Jeová destruir os perversos aproxima-se rapidamente. *

8 Depois “do grande dia de Deus, o Todo-poderoso”, em que Jeová eliminará a maldade da Terra, nosso globo será transformado num paraíso. (Revelação 16:14, 16; Isaías 51:3) Então, “os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre”. (Salmo 37:29) Mas e as pessoas que já morreram? “Não vos maravilheis disso”, disse Jesus, “porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento”. (João 5:28, 29) Jeová tem interesse em cada pessoa e deseja ressuscitar os que estão adormecidos na morte. Os cientistas talvez tentem clonar humanos usando engenharia genética, mas o Criador não precisa recorrer à clonagem. Ele é capaz de se lembrar de cada detalhe de todos os humanos redimíveis e de fazê-los reviver. Você tem a perspectiva de reencontrar seus queridos parentes e amigos falecidos numa Terra paradisíaca.

9 Como será a vida no Paraíso? A Terra ficará repleta de homens e mulheres felizes que louvarão unidos o Criador. “Nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” (Isaías 33:24; 54:13) Ninguém ficará exposto ao estresse prejudicial ou desenvolverá disfunções emocionais ou mentais. Todos terão fartura de alimentos e prazer em realizar trabalhos significativos em harmonia com o propósito de Deus. (Salmo 72:16; Isaías 65:23) Usufruirão paz com os animais, com seus semelhantes e, acima de tudo, “paz com Deus”. — Romanos 5:1; Salmo 37:11; 72:7; Isaías 11:6-9.

10 O que você deve fazer para estar no Paraíso e usufruir a vida em completa satisfação? Jesus Cristo disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Por isso, continue a assimilar conhecimento a respeito de Jeová e de Jesus Cristo, aprendendo o que Deus requer de você. Dessa maneira, conseguirá agradar a Jeová Deus, e isso fará com que sua vida seja muito satisfatória.

^ par. 7 Poderá aprender mais sobre essa profecia no capítulo 9 do livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeová.