Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Bíblia — Qual É a Sua Mensagem?

Por que examinar a Bíblia?

Por que examinar a Bíblia?

Você conhece bem a Bíblia? Essa obra sem igual é, de longe, o livro de maior circulação da História. Pessoas de todas as culturas reconhecem que sua mensagem é fonte de consolo e esperança e que seus conselhos são práticos para a vida diária. No entanto, muitos hoje sabem pouco a respeito da Bíblia. Seja você religioso ou não, talvez queira saber mais sobre ela. Esta brochura foi preparada para dar-lhe uma visão geral da Bíblia.

ANTES de pegar uma Bíblia e começar a lê-la, será útil saber algo a respeito da composição básica desse livro. Também conhecida como Escrituras Sagradas, a Bíblia é na realidade uma coleção de 66 livros, ou seções, que começa em Gênesis e termina em Revelação, ou Apocalipse.

Quem é o autor da Bíblia? Essa é uma pergunta intrigante. Na realidade, as Escrituras foram produzidas por uns 40 homens durante um período de cerca de 1.600 anos. Notavelmente, esses homens não reivindicaram para si a autoria da Bíblia. Um dos escritores registrou: “Toda a Escritura é inspirada por Deus.” (2 Timóteo 3:16) Outro escritor disse: “Foi o espírito de Jeová que falou por meu intermédio, e a sua palavra estava na minha língua.” (2 Samuel 23:2) Assim, os escritores afirmaram que o Autor da Bíblia é Jeová Deus, o Supremo Governante do Universo. Esses escritores revelam que Deus quer que os humanos o conheçam.

Para entender a Bíblia, porém, algo mais é necessário. As Escrituras têm um tema geral: a vindicação do direito de Deus governar a humanidade por meio de seu Reino celestial. Nas páginas seguintes, você verá como esse é um tema recorrente de Gênesis a Revelação.

Com isso em mente, considere agora a mensagem contida no livro mais conhecido do mundo, a Bíblia.

^ par. 9 Há várias formas de se caracterizar datas. Nesta brochura, EC significa “Era Comum” e AEC “Antes da Era Comum”. Você poderá ver isso ilustrado na linha do tempo que aparece no pé das páginas.