Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Bíblia — Qual É a Sua Mensagem?

SECÇÃO 8

O povo de Israel entra em Canaã

O povo de Israel entra em Canaã

Josué lidera Israel na conquista de Canaã. Jeová habilita juízes para libertar seu povo da opressão

SÉCULOS antes de Israel entrar em Canaã, Jeová prometeu essa terra aos descendentes de Abraão. Agora, sob a liderança de Josué, os israelitas estavam prestes a tomar posse da Terra Prometida.

Deus havia decidido que os cananeus mereciam a destruição. Eles haviam saturado o país com práticas sexuais extremamente degradantes e cruel derramamento de sangue. Por isso, as cidades cananeias conquistadas pelos israelitas deviam ser completamente destruídas.

Antes de o povo entrar no país, no entanto, Josué enviou dois espias, que ficaram na cidade de Jericó com uma mulher chamada Raabe. Ela recebeu os espias em sua casa e protegeu-os, mesmo sabendo que eles eram israelitas. Raabe tinha fé no Deus dos israelitas, tendo ouvido falar sobre como Jeová, em várias ocasiões, havia salvado o Seu povo. Ela fez os espias lhe prometerem que ela e sua família seriam poupados.

Mais tarde, quando os israelitas entraram em Canaã e atacaram Jericó, Jeová milagrosamente causou a queda das muralhas da cidade. As tropas de Josué avançaram e destruíram a cidade, mas pouparam Raabe e sua família. Então, numa veloz campanha de seis anos, Josué conquistou grandes porções da Terra Prometida. Depois, a terra foi distribuída entre as tribos de Israel.

Perto do fim de sua longa carreira, Josué convocou o povo. Ele os relembrou dos tratos de Jeová com seus antepassados e os encorajou a servir a Jeová. Depois que Josué e seus associados morreram, no entanto, os israelitas abandonaram a Jeová para servir deuses falsos. Por cerca de 300 anos, a obediência deles às leis de Jeová era inconstante. Durante esse tempo, Jeová permitiu que os inimigos de Israel, tais como os filisteus, os oprimissem. Mas, quando os israelitas clamavam pela ajuda de Jeová, ele designava juízes — foram 12 ao todo — para salvá-los.

O período dos juízes, registrado no livro de Juízes, começou com Otniel e terminou com Sansão, o homem mais forte que já viveu. A verdade básica demonstrada vez após vez no emocionante registro no livro bíblico de Juízes é esta: a obediência a Jeová resulta em bênçãos, a desobediência resulta em calamidade.

— Baseado em Josué; Juízes; Levítico 18:24, 25.