Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Bíblia — Qual É a Sua Mensagem?

SECÇÃO 2

O Paraíso perdido

O Paraíso perdido

Um anjo rebelde induz o primeiro casal, Adão e Eva, a rejeitar o governo de Deus. Com isso, o pecado e a morte entram no mundo

BEM antes de criar os humanos, Deus criou muitas criaturas espirituais invisíveis — os anjos. No Éden, um anjo rebelde, que se tornou conhecido como Satanás, o Diabo, ardilosamente tentou persuadir Eva a comer do fruto da única árvore que Deus lhes havia proibido.

Usando uma serpente como porta-voz, Satanás deu a entender que Deus estava retendo da mulher e de seu marido algo desejável. O anjo disse a Eva que ela e Adão não morreriam se comessem do fruto proibido. Desse modo, Satanás acusou Deus de mentir a Seus filhos humanos. O Enganador apresentou a desobediência a Deus como um caminho atraente que levaria ao esclarecimento e à liberdade. Mas era tudo mentira — de fato, a primeira mentira proferida na Terra. A verdadeira questão envolvia a soberania, ou governo supremo, de Deus, ou seja, se Deus tinha o direito de governar e se fazia isso com justiça e nos melhores interesses de seus súditos.

Eva acreditou na mentira de Satanás. Ela passou a desejar o fruto, chegando até mesmo a comê-lo. Mais tarde, ela deu o fruto a seu esposo e ele também o comeu. Desse modo, eles se tornaram pecadores. Esse ato, aparentemente simples, foi na realidade uma expressão de rebelião. Por escolherem de maneira proposital desobedecer ao mandamento de Deus, Adão e Eva rejeitaram o governo do Criador que lhes tinha dado tudo, até mesmo uma vida perfeita.

O descendente “te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar”. — Gênesis 3:15

Deus exigiu que os rebeldes se explicassem. Ele predisse a vinda do prometido Descendente, ou Libertador, que destruiria Satanás, simbolizado pela serpente. Deus adiou temporariamente a execução da sentença de morte contra Adão e Eva, mostrando assim misericórdia por sua descendência ainda não nascida. Esses filhos teriam uma base para esperança por causa Daquele que Deus enviaria para desfazer as trágicas consequências da rebelião no Éden. Exatamente como se cumpriria o propósito de Deus a respeito desse futuro Salvador — e quem seria esse Enviado — foi revelado aos poucos, à medida que a Bíblia foi sendo escrita.

Deus expulsou Adão e Eva do Paraíso. Agora, seriam necessários suor e trabalho pesado para tirar o sustento do solo fora do jardim do Éden. Em seguida, Eva ficou grávida e deu à luz Caim, o primeiro filho de Adão e Eva. O casal teve outros filhos e filhas, incluindo Abel e Sete, antepassado de Noé.

— Baseado em Gênesis, capítulos 3 a 5; Revelação (Apocalipse) 12:9.