Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Bíblia — Qual É a Sua Mensagem?

SECÇÃO 12

Sabedoria divina para a vida diária

Sabedoria divina para a vida diária

O livro de Provérbios é uma compilação de conselhos inspirados, feita na maior parte por Salomão, que dão orientações para a vida diária

É JEOVÁ um Governante sábio? Uma maneira decisiva de responder a essa pergunta é por considerar os conselhos que ele dá. São práticos? Será que aplicá-los torna a vida melhor ou mais significativa? O sábio Rei Salomão escreveu centenas de provérbios. Eles fazem menção de praticamente todos os assuntos da vida. Veja alguns exemplos.

Confiar em Deus. A confiança é fundamental para ter uma boa relação com Jeová. Salomão escreveu: “Confia em Jeová de todo o teu coração e não te estribes na tua própria compreensão. Nota-o em todos os teus caminhos, e ele mesmo endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5, 6) Confiar em Deus por buscar a sua orientação e obedecê-Lo acrescenta profundo significado à vida. Agindo assim, um ser humano pode alegrar o coração de Jeová e fornecer-Lhe uma resposta às questões levantadas por Seu adversário, Satanás. — Provérbios 27:11.

Sabedoria nos tratos com outros. Os conselhos de Deus para maridos, esposas e filhos são hoje mais oportunos do que nunca. “Alegra-te com a esposa da tua mocidade”, Deus aconselha ao marido, instruindo-o a permanecer fiel à esposa. (Provérbios 5:18-20) Mulheres casadas encontram no livro de Provérbios uma brilhante descrição da esposa capaz que conquista a admiração do marido e dos filhos. (Provérbios, capítulo 31) E os filhos são orientados a obedecer aos pais. (Provérbios 6:20) O livro mostra também que ter amizades é vital e que o isolamento gera egoísmo. (Provérbios 18:1) Os amigos podem nos influenciar para o bem ou para o mal, de modo que devemos escolhê-los sabiamente. — Provérbios 13:20; 17:17.

Ser sábio consigo mesmo. O livro de Provérbios contém conselhos inestimáveis sobre evitar o abuso de álcool, desenvolver emoções sadias e combater as destrutivas, e ser um trabalhador diligente. (Provérbios 6:6; 14:30; 20:1) Alerta que é desastroso confiar em conceitos humanos contrários aos de Deus. (Provérbios 14:12) Exorta a proteger o íntimo, o coração, contra as influências corrompedoras, lembrando-nos de que “[do coração] procedem as fontes da vida”. — Provérbios 4:23.

Milhões de pessoas em todo o mundo descobriram que aplicar esses conselhos contribui para uma vida melhor. Por isso, têm amplas razões para aceitar a Jeová como Governante.

— Baseado no livro de Provérbios.