Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

A Bíblia — Qual É a Sua Mensagem?

SECÇÃO 16

Chega o Messias

Chega o Messias

Jeová identifica Jesus de Nazaré como o há muito prometido Messias

SERÁ que Jeová ajudaria o povo a identificar o prometido Messias? Sim. Considere o que Deus fez. A escrita das Escrituras Hebraicas já havia terminado uns quatro séculos antes. Numa cidade chamada Nazaré, na região norte da Galileia, uma jovem de nome Maria recebeu uma visita muito surpreendente. Um anjo chamado Gabriel apareceu-lhe e disse que Deus usaria Sua força ativa, Seu espírito santo, para fazer com que ela tivesse um filho, embora fosse virgem. Esse filho se tornaria o havia muito prometido Rei, que governaria para sempre. A criança seria Filho de Deus, cuja vida Deus transferiria do céu para o ventre de Maria.

Maria humildemente aceitou essa espantosa designação. Seu noivo, um carpinteiro chamado José, casou-se com ela depois que Deus enviou um anjo para explicar-lhe a causa da gravidez de Maria. Mas que dizer da profecia que dizia que o Messias nasceria em Belém? (Miqueias 5:2) Essa pequena cidade ficava uns 140 quilômetros distante!

Um governante romano decretou a realização de um censo. Exigiu-se que as pessoas se registrassem na sua cidade natal. Pelo visto, José e Maria tinham raízes em Belém, de modo que José foi para lá com a sua esposa grávida. (Lucas 2:3) Maria deu à luz num humilde estábulo e deitou o bebê numa manjedoura. Daí, Deus enviou uma multidão de anjos para comunicar a um grupo de pastores na encosta de uma colina que o recém-nascido era o prometido Messias, ou Cristo.

Mais tarde, outros também testificariam que Jesus era o prometido Messias. O profeta Isaías havia predito que surgiria um homem para preparar o caminho para o trabalho vital do Messias. (Isaías 40:3) Esse precursor foi João Batista. Quando viu Jesus, ele exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Alguns dos discípulos de João logo seguiram a Jesus. Um deles disse: “Achamos o Messias.” — João 1:29, 36, 41.

Houve ainda mais testemunho. Quando João batizou Jesus, o próprio Jeová falou do céu. Por meio do espírito santo, ele designou Jesus como o Messias e disse: “Este é meu Filho, o amado, a quem tenho aprovado.” (Mateus 3:16, 17) O há muito prometido Messias havia chegado!

Quando foi que isso aconteceu? No ano de 29 EC, exatamente no fim dos 483 anos preditos por Daniel. Sim, isso é parte da esmagadora evidência de que Jesus é o Messias, ou Cristo. Mas, que mensagem ele proclamaria durante a sua estada na Terra?

— Baseado em Mateus, capítulos 1 a 3; Marcos, capítulo 1; Lucas, capítulo 2; João, capítulo 1.