Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Você Pode Ter uma Família Feliz!

 SECÇÃO 7

Como educar seus filhos

Como educar seus filhos

“E estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho.” — Deuteronômio 6:6, 7

Quando Jeová criou a família, ele deu aos pais a responsabilidade de criar os filhos. (Colossenses 3:20) Como pai ou mãe, é seu dever ensinar os filhos a amar a Jeová e a se tornar adultos responsáveis. (2 Timóteo 1:5; 3:15) Você também deve saber o que se passa no coração deles. E é claro que o seu exemplo é muito importante. O melhor modo de você ensinar a Palavra de Deus aos filhos é por colocá-la primeiro no seu coração. — Salmo 40:8.

 1 DEIXE SEUS FILHOS À VONTADE PARA FALAR COM VOCÊ

O QUE A BÍBLIA DIZ: ‘Seja rápido no ouvir, vagaroso no falar.’ (Tiago 1:19) Sem dúvida, você deseja que seus filhos se sintam à vontade para falar com você. Então, eles precisam saber que serão ouvidos quando precisarem conversar. Se criar um ambiente pacífico, seus filhos acharão mais fácil se abrir com você. (Tiago 3:18) Mas se eles acharem que irá brigar com eles ou criticá-los, pode ser que aos poucos comecem a se fechar. Seja paciente com seus filhos e sempre deixe claro o seu amor por eles. — Mateus 3:17; 1 Coríntios 8:1.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Quando seus filhos precisarem conversar, dê toda a atenção a eles.

  • Converse sempre com seu filho, e não apenas quando surgirem problemas.

2 TENTE ENTENDER O QUE ELES QUEREM DIZER

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Quem mostrar perspicácia num assunto achará o bem.” (Provérbios 16:20) Às vezes, será necessário ouvir além das palavras de seus filhos para entender como eles realmente se sentem. É normal que jovens falem de uma forma um tanto exagerada ou digam coisas que não queiram. “Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte.” (Provérbios 18:13) Assim, não perca logo a calma. — Provérbios 19:11.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Não importa o que seus filhos digam, esteja decidido a não interromper e a não reagir de modo exagerado.

  • Tente se lembrar de como você se sentia e do que parecia ser importante para você quando tinha a idade deles.

 3 MOSTRE QUE VOCÊ E SEU CÔNJUGE TÊM A MESMA OPINIÃO

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Escuta, meu filho, a disciplina de teu pai e não abandones a lei de tua mãe.” (Provérbios 1:8) Jeová deu ao pai e à mãe autoridade sobre os filhos. Por isso, vocês devem ensinar seus filhos a respeitá-los e a obedecê-los. (Efésios 6:1-3) As crianças conseguem perceber quando os pais não estão ‘unidos na mesma maneira de pensar’. (1 Coríntios 1:10) Se vocês não tiverem a mesma opinião sobre um assunto, não expressem isso na frente das crianças — elas podem aos poucos deixar de respeitá-los como pais.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Conversem para chegar a um acordo sobre como disciplinarão seus filhos.

  • Tente ver as coisas pelo ponto de vista de seu cônjuge caso você e ele tenham opiniões diferentes sobre como ensinar os filhos.

 4 TENHA UM PLANO

O QUE A BÍBLIA DIZ: “Educa o rapaz segundo o caminho que é para ele.” (Provérbios 22:6) A educação de seus filhos não pode ser deixada ao acaso. Você precisa criar um plano, o que inclui discipliná-los quando necessário. (Salmo 127:4; Provérbios 29:17) Disciplinar não envolve apenas castigo, mas também ajudar seus filhos a entender os motivos por trás de uma regra. (Provérbios 28:7) Além disso, ensine-os a amar a Palavra de Jeová e a discernir seus princípios. (Salmo 1:2) Isso vai ajudá-los a desenvolver uma consciência bem treinada. — Hebreus 5:14.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Ensine seus filhos a encarar a Deus como uma pessoa real em quem podem confiar.

  • Ajude-os a aprender a identificar e evitar coisas moralmente perigosas, como as que podem ser encontradas na internet e em redes sociais. Ensine-os a não ser vítimas de predadores sexuais.

“Educa o rapaz segundo o caminho que é para ele”