Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Boas Notícias de Deus Para Si!

 LIÇÃO 12

Como é que nos podemos achegar a Deus?

Como é que nos podemos achegar a Deus?

1. Será que Deus ouve todas as orações?

Deus convida todo o tipo de pessoas a achegar-se a ele em oração. (Salmo 65:2) Mas ele não ouve, ou aceita, todas as orações. Por exemplo, as orações de um homem que maltrata a esposa dificilmente serão ouvidas. (1 Pedro 3:7) Quando os israelitas persistiam em fazer o que era mau, Deus também não ouvia as suas orações. No entanto, Deus aceitará as orações até de uma pessoa que cometeu um pecado grave, desde que ela se arrependa. Claramente, a oração é um privilégio. — Leia Isaías 1:15; 55:7.

2. Como devemos orar?

A oração faz parte da nossa adoração. Por isso, só devemos orar ao nosso Criador, Jeová. (Mateus 4:10; 6:9) Além disso, por sermos imperfeitos, devemos orar em nome de Jesus, pois ele morreu pelos nossos pecados. (João 14:6) Quando oramos a Jeová, ele não deseja que repitamos palavras memorizadas ou escritas. Ele quer que oremos de coração. — Leia Mateus 6:7; Filipenses 4:6, 7.

O nosso Criador pode ouvir até mesmo orações silenciosas. (1 Samuel 1:12, 13) Ele convida-nos a orar em todas as ocasiões como, por exemplo, no começo e no fim do dia, às refeições e quando enfrentamos problemas. — Leia Salmo 55:22; Mateus 15:36.

3. Porque é que os cristãos se reúnem?

Achegarmo-nos a Deus não é fácil porque vivemos rodeados de pessoas que não têm fé em Deus e que gozam com a sua promessa de trazer paz à Terra. (2 Timóteo 3:1, 4; 2 Pedro 3:3, 13) Portanto, precisamos da companhia revigorante dos nossos irmãos, e eles também precisam de nós. — Leia Hebreus 10:24, 25.

 Sermos amigos dos que amam a Deus é uma ajuda para nos achegarmos a Ele. As reuniões das Testemunhas de Jeová são excelentes oportunidades de sermos encorajados pela fé de outros. — Leia Romanos 1:11, 12.

4. O que tem de fazer para se achegar a Deus?

Pode achegar-se a Jeová por meditar no que aprende da sua Palavra. Medite nas ações, orientações e promessas de Deus. A meditação feita com oração ajuda-nos a desenvolver apreço sincero pelo amor e pela sabedoria de Deus. — Leia Josué 1:8; Salmo 1:1-3.

Só podemos achegar-nos a Deus se confiarmos nele, se tivermos fé nele. Mas a fé é como uma planta que precisa de ser regada. Precisamos de ‘regar’ constantemente a nossa fé por relembrar a base das nossas crenças. — Leia Mateus 4:4; Hebreus 11:1, 6.

5. Porque é que achegar-se a Deus vai ser bom para si?

Jeová importa-se com aqueles que o amam. Ele pode protegê-los de tudo o que poderia pôr em risco a sua fé e esperança de vida eterna. (Salmo 91:1, 2, 7-10) Ele alerta-nos contra estilos de vida que põem em perigo a nossa saúde e felicidade. Jeová ensina-nos a viver da melhor maneira possível. — Leia Salmo 73:27, 28; Tiago 4:4, 8.