Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Boas Notícias de Deus Para Si!

 LIÇÃO 4

Quem é Jesus Cristo?

Quem é Jesus Cristo?

1. Como é que a vida de Jesus teve início?

Que qualidades tornavam Jesus uma pessoa acessível? — MATEUS 11:29; MARCOS 10:13-16.

Ao contrário de qualquer outro humano, Jesus viveu no céu como pessoa espiritual antes de nascer na Terra. (João 8:23) Ele foi a primeira criação de Deus e ajudou-o a criar todas as outras coisas. Foi o único criado diretamente por Jeová e, por isso, é apropriadamente chamado Filho “unigénito” de Deus. (João 1:14) Jesus serviu como Porta-Voz de Deus e, por esse motivo, também é chamado “a Palavra”. — Leia Provérbios 8:22, 23, 30; Colossenses 1:15, 16.

2. Porque é que Jesus veio à Terra?

Deus enviou o seu Filho à Terra por transferir a sua vida do céu para o ventre de uma virgem judia chamada Maria. Portanto, Jesus não teve um pai humano. (Lucas 1:30-35) Ele veio à Terra (1) para ensinar a verdade sobre Deus, (2) para nos dar o exemplo de como fazer a vontade de Deus, mesmo quando enfrentamos dificuldades, e (3) para oferecer a sua vida perfeita como “resgate”. — Leia Mateus 20:28.

3. Porque precisamos de um resgate?

Um resgate é o preço que se paga para libertar uma pessoa da ameaça de morte. (Êxodo 21:29, 30) A morte e a velhice não faziam parte do propósito original de Deus para a humanidade. Como é que sabemos disso? Deus disse ao primeiro homem, Adão, que se ele cometesse aquilo a que a Bíblia chama “pecado”, morreria. Assim, se Adão não tivesse pecado, nunca teria morrido. (Génesis 2:16, 17; 5:5) Segundo a Bíblia, a morte “entrou” no mundo por meio de Adão. Portanto, Adão passou o pecado e a sua punição,  a morte, a todos os seus descendentes. Precisamos de um resgate para nos libertar da morte que herdámos de Adão. — Leia Romanos 5:12; 6:23.

Quem poderia pagar o resgate para nos libertar da morte? A morte é a penalidade pelos nossos próprios pecados. Por sermos imperfeitos, não podemos pagar o resgate por ninguém. — Leia Salmo 49:7-9.

4. Porque é que Jesus morreu?

Diferentemente de nós, Jesus era perfeito. Por isso, ele não precisava de morrer pelos seus próprios pecados – ele nunca pecou. Jesus morreu pelos pecados de outros. Deus expressou extraordinário amor pela humanidade por enviar o seu Filho para morrer por nós. Jesus também mostrou amor por nós por obedecer ao seu Pai e dar a vida pelos nossos pecados. — Leia João 3:16; Romanos 5:18, 19.

5. O que é que Jesus está a fazer hoje?

Quando esteve na Terra, Jesus curou doentes, ressuscitou mortos e aliviou o sofrimento das pessoas. Dessa forma, ele demonstrou o que fará no futuro a favor de todos os humanos obedientes. (Mateus 15:30, 31; João 5:28) Depois de Jesus morrer, Deus ressuscitou-o como pessoa espiritual. (1 Pedro 3:18) De seguida, Jesus esperou à direita de Deus até Jeová lhe dar poder para governar como Rei sobre toda a Terra. (Hebreus 10:12, 13) Hoje, ele está a governar no céu, e os seus seguidores estão a anunciar as “boas novas”, ou boas notícias, em todo o mundo. — Leia Daniel 7:13, 14; Mateus 24:14.

Em breve, Jesus usará o seu poder como Rei para acabar com todo o sofrimento e com aqueles que o causam. Todos os que exercem fé em Jesus por lhe obedecer usufruirão da vida num paraíso na Terra. — Leia Salmo 37:9-11.