Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Boas Notícias de Deus Para Si!

 LIÇÃO 2

Quem é Deus?

Quem é Deus?

1. Porque é que devemos adorar a Deus?

O Deus verdadeiro é o Criador de todas as coisas. Ele não teve princípio e nunca terá fim. (Salmo 90:2) Ele é a Fonte das boas notícias que se encontram na Bíblia. (1 Timóteo 1:11) Visto que Deus nos deu a vida, só o devemos adorar a ele. — Leia Apocalipse 4:11.

2. Como é que Deus é?

Nunca nenhum humano viu a Deus porque ele é um Espírito, o que significa que é uma forma de vida superior às criaturas que vivem na Terra. (João 1:18; 4:24) No entanto, podemos conhecer a personalidade de Deus pelas coisas que ele criou. Por exemplo, a variedade de frutos e flores mostra o seu amor e sabedoria. O tamanho do Universo revela o poder de Deus. — Leia Romanos 1:20.

Podemos aprender ainda mais sobre a personalidade de Deus por lermos a Bíblia. Por exemplo, ela diz-nos de que coisas Deus gosta ou não gosta. Também mostra como ele trata as pessoas e como reage em diferentes situações. — Leia Salmo 103:7-10.

3. Será que Deus tem nome?

Jesus disse: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” (Mateus 6:9) Embora Deus tenha muitos títulos, ele só tem um nome. Em cada língua, esse nome é pronunciado de uma forma diferente. Em português, é comum dizermos “Jeová”. Mas algumas pessoas dizem “Javé”. — Leia Salmo 83:18.

O nome de Deus foi tirado de muitas Bíblias e substituído pelos títulos Senhor ou Deus. Mas, quando a Bíblia foi escrita, esse nome aparecia umas 7 mil vezes!  Jesus tornou o nome de Deus conhecido quando ensinou as pessoas a respeito de Deus. — Leia João 17:26.

4. Será que Jeová se importa connosco?

Assim como este pai amoroso, Deus está a agir com o nosso bem-estar eterno em vista.

Será que todo o sofrimento que existe indica que Jeová é um Deus que não se importa connosco? Alguns dizem que ele nos faz sofrer para nos testar, mas isso não é verdade. — Leia Tiago 1:13.

Deus dignificou o homem com a dádiva do livre-arbítrio – ou liberdade de escolha. Não acha que é bom termos a liberdade de escolher servir a Deus? (Josué 24:15) Mas muitos escolhem fazer coisas más ao seu próximo e é por isso que há tanto sofrimento. Jeová fica magoado quando vê essas injustiças. — Leia Génesis 6:5, 6.

Jeová é um Deus que se importa connosco. Ele quer que tenhamos prazer na vida. Em breve, ele acabará com o sofrimento e com aqueles que o causam. Entretanto, ele tem um bom motivo para permitir que o sofrimento exista por um tempo limitado. Na Lição 8, aprenderemos qual é esse motivo. — Leia 2 Pedro 2:9; 3:7, 13.

5. Como é que nos podemos achegar a Deus?

Somos convidados por Jeová a achegar-nos a ele por meio da oração. Ele preocupa-se com cada um de nós. (Salmo 65:2; 145:18) Está disposto a perdoar e nota o esforço que fazemos para lhe agradar, mesmo quando às vezes erramos. Assim, apesar da nossa imperfeição, podemos realmente ter uma relação achegada com Deus. — Leia Salmo 103:12-14; Tiago 4:8.

Visto que Jeová nos deu a vida, devemos amá-lo mais do que amamos qualquer outra pessoa. (Marcos 12:30) À medida que mostrarmos o nosso amor por Deus, aprendendo mais sobre ele e fazendo o que ele pede, iremos achegar-nos cada vez mais a ele. — Leia 1 Timóteo 2:4; 1 João 5:3.