Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Boas Notícias de Deus Para Si!

 LIÇÃO 10

Como podemos identificar a religião verdadeira?

Como podemos identificar a religião verdadeira?

1. Será que só existe uma religião verdadeira?

“Tenham cuidado com os falsos profetas.”— MATEUS 7:15.

Jesus só ensinou uma religião aos seus seguidores: a verdadeira. Esta é como uma estrada que conduz à vida. Jesus disse: “Poucos a encontram.” (Mateus 7:14) Deus só aceita a adoração que é baseada na sua Palavra da verdade. Todos os adoradores verdadeiros estão unidos numa só fé. — Leia João 4:23, 24; 14:6; Efésios 4:4, 5.

2. O que disse Jesus sobre os falsos cristãos?

“Eles declaram publicamente que conhecem a Deus, mas negam-no pelas suas obras.” — TITO 1:16.

Jesus alertou que falsos profetas iriam corromper o cristianismo. Por fora, eles parecem ser adoradores verdadeiros. As suas religiões afirmam ser cristãs. Mas é possível perceber que eles não são cristãos verdadeiros. Porquê? Porque só a adoração verdadeira é que produz cristãos genuínos que demonstram boas qualidades e boas ações, que são facilmente notadas pelas pessoas. — Leia Mateus 7:13-23.

3. Como podemos reconhecer os adoradores verdadeiros?

Considere as cinco características que se seguem:

  • Os adoradores verdadeiros respeitam a Bíblia como a Palavra de Deus. Eles esforçam-se para viver de acordo com os princípios bíblicos. Portanto, a religião verdadeira é diferente da religião que se baseia em ideias humanas. (Mateus 15:7-9) Os adoradores verdadeiros não pregam uma coisa e praticam outra. — Leia João 17:17; 2 Timóteo 3:16, 17.

  •   Os seguidores verdadeiros de Jesus honram o nome de Deus, Jeová. Jesus honrou o nome de Deus por torná-lo conhecido. Ele ajudou as pessoas a conhecerem a Deus e ensinou-as a orarem para que o nome de Deus fosse santificado. (Mateus 6:9) Na sua localidade, qual é a religião que divulga o nome de Deus? — Leia João 17:26; Romanos 10:13, 14.

  • Os cristãos verdadeiros pregam o Reino de Deus. Jesus foi enviado pelo seu Pai para pregar as “boas novas do Reino”. O Reino de Deus é a única esperança para a humanidade. Jesus falou sobre esse Reino até ao dia da sua morte. (Lucas 4:43; 8:1; 23:42, 43) Ele disse que os seus seguidores pregariam o Reino. Se alguém vier à sua casa falar consigo sobre o Reino de Deus, a que religião é provável que essa pessoa pertença? — Leia Mateus 24:14.

  • Os seguidores de Jesus não fazem parte deste mundo perverso. Pode reconhecê-los por ver que eles não se envolvem em assuntos políticos nem em conflitos sociais. (João 17:16; 18:36) Além disso, não imitam as práticas e as atitudes prejudiciais deste mundo. — Leia Tiago 4:4.

  • Os cristãos verdadeiros destacam-se pelo amor que têm uns pelos outros. Eles aprenderam na Palavra de Deus a respeitar todos os grupos étnicos. As religiões falsas muitas vezes dão forte apoio às guerras das nações, mas os adoradores verdadeiros negam-se a fazer isso. (Miqueias 4:1-3) Pelo contrário, os cristãos verdadeiros usam o seu tempo e os seus recursos de forma altruísta para ajudar e encorajar outros. — Leia João 13:34, 35; 1 João 4:20.

4. Consegue identificar a religião verdadeira?

Qual é a religião que baseia todos os seus ensinos na Bíblia, honra o nome de Deus e proclama o Seu Reino como a única esperança para a humanidade? Que grupo de pessoas é que demonstra amor e não se envolve em guerras? O que acha? — Leia 1 João 3:10-12.