Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Boas Notícias de Deus Para Si!

 LIÇÃO 9

Como é que a sua família pode ser feliz?

Como é que a sua família pode ser feliz?

1. É importante estar legalmente casado para a família ser feliz?

Jeová, o Deus de boas notícias, é um Deus feliz e deseja que as famílias sejam felizes. (1 Timóteo 1:11) Ele originou o casamento. O casamento legalizado é vital para a felicidade da família porque ajuda o casal e os filhos a sentirem-se mais seguros. Os cristãos devem respeitar as leis locais sobre o casamento civil. — Leia Lucas 2:1, 4, 5.

Como é que Deus encara o casamento? Ele quer que seja uma união permanente entre um homem e uma mulher. Jeová deseja que o marido e a esposa sejam leais um ao outro. (Hebreus 13:4) Ele odeia o divórcio. (Malaquias 2:16) Mas permite que os cristãos se divorciem e se voltem a casar se o cônjuge tiver cometido adultério. — Leia Mateus 19:3-6, 9.

2. Como é que o marido e a esposa se devem tratar um ao outro?

Jeová criou o homem e a mulher para que, no casamento, fossem o complemento um do outro. (Génesis 2:18) Como cabeça da família, é o marido que deve cuidar das necessidades materiais dos membros da sua família e ensinar-lhes sobre Deus. Ele deve ter amor altruísta pela esposa. O marido e a esposa devem amar-se e respeitar-se um ao outro. Visto que o marido e a esposa são imperfeitos, aprender a perdoar é vital para a felicidade no casamento. — Leia Efésios 4:31, 32; 5:22-25, 33; 1 Pedro 3:7.

3. Se for infeliz no casamento, é correto deixar o seu cônjuge?

Se você e o seu cônjuge estiverem a ter problemas no casamento, façam esforços para se tratarem com amor. (1 Coríntios  13:4, 5) A Palavra de Deus não recomenda a separação como um meio de resolver problemas que são comuns no casamento. — Leia 1 Coríntios 7:10-13.

4. Filhos, o que é que Deus deseja para vocês?

Filhos, Jeová quer que sejam felizes. Ele dá-vos os melhores conselhos sobre como aproveitar a juventude. Deseja que tirem proveito da sabedoria e da experiência dos vossos pais. (Colossenses 3:20) Jeová, o nosso Criador, também deseja que sintam a alegria de fazer a vontade dele e do seu Filho. — Leia Eclesiastes 11:9–12:1; Mateus 19:13-15; 21:15, 16.

5. Pais, como podem contribuir para a felicidade dos vossos filhos?

Pais, vocês devem esforçar-se para prover alimento, casa e roupa aos vossos filhos. (1 Timóteo 5:8) Mas, para que eles sejam felizes, também precisam de os ensinar a amar a Deus e a aprender sobre ele. (Efésios 6:4) O vosso exemplo em mostrar amor a Deus pode tocar o coração dos vossos filhos. Quando lhes dão educação que se baseia na Palavra de Deus, isso pode influenciar de forma positiva a maneira de pensar deles. — Leia Deuteronómio 6:4-7; Provérbios 22:6.

Os vossos filhos serão beneficiados se os incentivarem e elogiarem. Eles também precisam de ser corrigidos e disciplinados. Isso protege-os de comportamentos que poderiam atrapalhar a sua felicidade. (Provérbios 22:15) Mas a disciplina nunca deve ser dura ou cruel. — Leia Colossenses 3:21.

As Testemunhas de Jeová publicam vários livros que foram escritos especialmente para ajudar pais e filhos. Esses livros baseiam-se na Bíblia. — Leia Salmo 19:7, 11.