Ir para conteúdo

Ir para menu secundário

Ir para conteúdo

Testemunhas de Jeová

Língua Gestual Portuguesa

Boas Notícias de Deus Para Si!

 LIÇÃO 3

Será que essas boas notícias vêm mesmo de Deus?

Será que essas boas notícias vêm mesmo de Deus?

1. Quem é o Autor da Bíblia?

A boa notícia de que as pessoas viverão para sempre na Terra está na Bíblia. (Salmo 37:29) A Bíblia é composta de 66 livros pequenos. Deus usou cerca de 40 homens fiéis para os escrever. Os primeiros cinco livros foram escritos por Moisés há uns 3500 anos. O último livro foi escrito pelo apóstolo João há mais de 1900 anos. De quem são as ideias que foram colocadas na Bíblia? Deus comunicou-se com os escritores da Bíblia por meio do seu espírito santo. (2 Samuel 23:2) Eles escreveram os pensamentos de Deus, não ideias próprias. Portanto, Jeová é o Autor da Bíblia. — Leia 2 Timóteo 3:16; 2 Pedro 1:20, 21.

2. Como podemos ter a certeza de que a Bíblia é de Deus?

Sabemos que a Bíblia é de Deus porque prediz o futuro com exatidão e em detalhes. Nenhum homem consegue fazer isso. (Josué 23:14) Só o Deus Todo-Poderoso é que consegue predizer com exatidão o futuro da humanidade. — Leia Isaías 42:9; 46:10.

Seria de esperar que um livro da parte de Deus fosse único, e a Bíblia de facto é. Já foram distribuídos milhares de milhões de exemplares em centenas de línguas. Apesar de ser antiga, a Bíblia está em harmonia com a ciência. Além disso, os seus 40 escritores não se contradizem uns aos outros. * Além disso, a Bíblia também tem a marca inconfundível do amor de Deus, e tem o poder de mudar a vida das pessoas para melhor. Esses factos têm levado milhões de pessoas a acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus. — Leia 1 Tessalonicenses 2:13.

 3. Sobre que assuntos fala a Bíblia?

A Bíblia fala principalmente de boas notícias relacionadas com o propósito amoroso de Deus para a humanidade. As Escrituras explicam como o homem, no começo da história humana, perdeu o privilégio de viver numa Terra paradisíaca e diz como o Paraíso será restaurado. — Leia Apocalipse 21:4, 5.

A Palavra de Deus também contém leis, princípios e conselhos. Além disso, a Bíblia regista a história dos tratos de Deus com os humanos – uma história que revela a personalidade dele. Portanto, a Bíblia pode ajudá-lo a conhecer a Deus. Ela diz como se pode tornar amigo dele. — Leia Salmo 19:7, 11; Tiago 2:23; 4:8.

4. Como é que pode entender a Bíblia?

Esta brochura vai ajudá-lo a entender a Bíblia, usando o mesmo método que Jesus usou. Ele citava um texto após outro e explicava “o significado das Escrituras”. — Leia Lucas 24:27, 45.

Há poucas coisas tão fascinantes como as boas notícias que Deus tem para nós. Mesmo assim, alguns ficam indiferentes e outros até as desprezam. Mas não desanime por causa disso. A sua esperança de ter vida eterna depende de conhecer a Deus. — Leia João 17:3.

 

^ par. 3 Veja o livro A Bíblia – Palavra de Deus ou de Homem?.