LIÇÃO 14

Porque é que Deus tem uma organização?

Porque é que Deus tem uma organização?

1. Porque é que Deus organizou o antigo povo de Israel?

Deus organizou os descendentes do patriarca Abraão, transformando-os numa nação, e deu-lhes um conjunto de leis. Ele chamou a essa nação “Israel” e confiou-lhe a responsabilidade de proteger a adoração verdadeira e a sua palavra. (Salmo 147:19, 20) Assim, pessoas de todas as nações poderiam receber bênçãos por meio de Israel. — Génesis 22:18.

Deus escolheu os israelitas para serem suas testemunhas. A história deles ajuda-nos a ver como as pessoas se beneficiam quando obedecem às leis de Deus. (Deuteronómio 4:6) Assim, por observarem os israelitas e aprenderem deles, outros também poderiam conhecer o Deus verdadeiro. — Leia Isaías 43:12.

2. Porque é que os cristãos verdadeiros estão organizados?

Com o tempo, a nação de Israel perdeu o favor de Deus, e Jeová substituiu-a pela congregação dos cristãos. (Mateus 21:43; 23:37, 38) Hoje, em vez dos israelitas, são os cristãos verdadeiros que servem como testemunhas de Jeová. — Atos 15:14, 17.

Jesus organizou os seus seguidores para pregarem e fazerem discípulos em todas as nações. (Mateus 10:7, 11; 24:14; 28:19, 20) E agora, na época final do sistema atual, essa obra está a atingir o seu auge. Pela primeira vez na história, Jeová uniu milhões de pessoas de todas as nações na adoração verdadeira. (Apocalipse 7:9, 10) Os cristãos verdadeiros estão organizados com o objetivo de se encorajarem e ajudarem uns aos outros. Em todo o mundo, têm o mesmo programa de instrução nas suas reuniões. — Hebreus 10:24, 25.

3. Como teve início a organização das Testemunhas de Jeová nos tempos modernos?

Na década de 1870, um pequeno grupo de estudantes da Bíblia começou a redescobrir verdades bíblicas que estavam esquecidas há muito tempo. Eles sabiam que Jesus tinha organizado a congregação para pregar. Assim, empreenderam uma campanha internacional de pregação do Reino. Em 1931, adotaram o nome Testemunhas de Jeová. — Atos 1:8; 2:1, 4, 11; 5:42.

4. Como é que as Testemunhas de Jeová estão organizadas?

No primeiro século, as congregações em muitas terras beneficiavam-se de um corpo governante central que reconhecia Jesus como Cabeça da congregação. (Atos 16:4, 5) Da mesma forma, hoje, as Testemunhas de Jeová em todo o mundo beneficiam-se de um Corpo Governante de anciãos experientes. Eles supervisionam as filiais das Testemunhas de Jeová, que traduzem, imprimem e distribuem matéria para estudo bíblico em mais de 700 línguas. Assim, o Corpo Governante pode dar encorajamento bíblico e orientação a mais de 115 mil congregações em todo o mundo. Em cada congregação, há homens qualificados que servem como anciãos, ou superintendentes. Esses homens cuidam do rebanho de Deus com amor. — Leia 1 Pedro 5:2, 3.

As Testemunhas de Jeová estão organizadas para pregar as boas novas, ou boas notícias, e fazer discípulos. Assim como os apóstolos, elas pregam de casa em casa. (Atos 20:20) Também se colocam à disposição para estudar a Bíblia com pessoas sinceras, que amam a verdade. Mas as Testemunhas de Jeová não são apenas uma organização. São uma família com um Pai amoroso. São irmãos e irmãs que se preocupam uns com os outros. (2 Tessalonicenses 1:3) Visto que os servos de Jeová estão organizados para agradar a Deus e ajudar outras pessoas, eles formam a família mais feliz da Terra. — Salmo 33:12; Atos 20:35.