Lição 12

O que acontece na morte?

O que acontece na morte?

A morte é o oposto da vida. A morte é como um sono profundo. (João 11:11-14) Os mortos são incapazes de ouvir, ver, falar ou pensar. (Eclesiastes 9:5, 10) A religião falsa ensina que os mortos vão para um mundo espiritual a fim de viver com os seus antepassados. Isso não é o que a Bíblia ensina.

Os que morreram não podem ajudar-nos, nem podem prejudicar-nos. É comum as pessoas participarem de ritos e sacrifícios que elas creem que agradarão aos falecidos. Isso desagrada a Deus, porque se baseia numa das mentiras de Satanás. Tampouco pode agradar aos falecidos, porque eles não têm vida. Não devemos temer nem adorar os mortos. Devemos adorar apenas a Deus. — Mateus 4:10.

Os mortos viverão de novo. Jeová despertará os mortos para viver numa Terra paradísica. Esse tempo ainda é futuro. (João 5:28, 29; Atos 24:15) Deus pode despertar os falecidos tão certamente como você pode despertar alguém do sono. — Marcos 5:22, 23, 41, 42.

A ideia de que nós não morremos é uma mentira difundida por Satanás, o Diabo. Satanás e seus demônios fazem as pessoas pensar que os espíritos dos mortos estão vivos e causam doenças e outros problemas. Satanás engana as pessoas, às vezes por meio de sonhos e visões. Jeová condena os que procuram falar com os mortos. — Deuteronômio 18:10-12.