Ir para conteúdo

Como é que as Testemunhas de Jeová encaram o divórcio?

Como é que as Testemunhas de Jeová encaram o divórcio?

O nosso conceito baseia-se no que a Bíblia diz sobre o casamento e o divórcio. Deus criou o casamento para ser uma união permanente entre um homem e uma mulher. Segundo a Bíblia, o único motivo válido para o divórcio é a imoralidade sexual, como a traição, por exemplo. — Mateus 19:5, 6, 9.

As Testemunhas de Jeová dão ajuda a casais em crise?

Sim, de várias maneiras:

  • Publicações. As nossas revistas, livros e vídeos têm sempre assuntos que podem ajudar os casais, até mesmo os casamentos que parecem ser casos perdidos. Por exemplo, veja os artigos “Manter o compromisso com o seu casamento”, “Aprenda a perdoar” e “Recuperar a confiança no casamento”.

  • Reuniões. As nossas reuniões, assembleias e congressos fornecem sempre conselhos práticos para o casamento. Os conselhos são baseados na Bíblia.

  • Anciãos. Os anciãos podem dar ajuda personalizada a casais em crise, mostrando conselhos bíblicos, como por exemplo o conselho em Efésios 5:22-25.

Será que os anciãos precisam de autorizar o divórcio de uma Testemunha de Jeová?

Não. Mesmo quando os anciãos estão a ajudar um casal, não podem dizer ao marido ou à esposa o que fazer. (Gálatas 6:5) No entanto, alguém que escolhe divorciar-se sem nenhum motivo válido não está livre para se voltar a casar. — 1 Timóteo 3:1, 5, 12.

Como é que as Testemunhas de Jeová encaram a separação?

A Bíblia aconselha os casados a permanecerem juntos mesmo em circunstâncias difíceis. (1 Coríntios 7:10-16) Muitos problemas podem ser resolvidos por meio de orações sinceras, dos conselhos da Bíblia e por mostrar amor. — 1 Coríntios 13:4-8; Gálatas 5:22.

Alguns cristãos, porém, decidem separar-se do marido ou da esposa por causa de situações extremas, como por exemplo:

  • Quando o marido se recusa a sustentar a família. — 1 Timóteo 5:8.

  • Quando o marido ou a esposa sofre sérias agressões físicas no casamento. — Salmo 11:5.

  • Quando se torna impossível servir a Deus. Por exemplo, um cônjuge talvez obrigue o outro, que é Testemunha de Jeová, a desobedecer às ordens de Deus. Em casos assim, a vítima talvez sinta que a separação é a única maneira de “obedecer a Deus como governante em vez de a homens”. — Atos 5:29.