Ir para conteúdo

O que tenho de fazer para me tornar Testemunha de Jeová?

O que tenho de fazer para me tornar Testemunha de Jeová?

Em Mateus 28:19, 20, Jesus disse quais são os passos que uma pessoa precisa de dar para se tornar Testemunha de Jeová. Esses versículos mostram que, para alguém se tornar seguidor de Jesus, é necessário falar, ou dar testemunho, de Jeová.

Passo 1: Aprenda o que a Bíblia ensina. Jesus deu a seguinte ordem aos seus seguidores: ‘Façam discípulos [...], ensinando-os’. (Mateus 28:19, 20) A palavra “discípulo” significa literalmente “um aprendiz”. A Bíblia, principalmente a parte que fala dos ensinos de Jesus, contém todas as informações de que você precisa para ter uma vida feliz e com objetivo. (2 Timóteo 3:16, 17) Teremos muito prazer em ajudá-lo a aprender o que a Bíblia ensina, por meio de aulas gratuitas da Bíblia. — Mateus 10:7, 8; 1 Tessalonicenses 2:13.

Passo 2: Pratique o que aprende. Jesus disse que não basta aprender. Também é preciso “obedecer a todas as coisas” que ele ordenou. (Mateus 28:20) Isso significa que você tem de levar a sério o seu estudo da Bíblia. Enquanto estuda a Bíblia, deve pensar em fazer as mudanças necessárias na sua vida – mudanças na sua forma de pensar e agir. (Atos 10:42; Efésios 4:22-29; Hebreus 10:24, 25) Quem faz essas mudanças, obedecendo ao que Jesus ensina, sentirá vontade de se tornar seu seguidor. Isso fará com que a pessoa dedique a sua vida a Jeová Deus. — Mateus 16:24.

Passo 3: Seja batizado. (Mateus 28:19) A Bíblia compara o batismo à morte. (Veja Romanos 6:2-4.) Em que sentido? Quando uma pessoa se batiza é como se morresse em relação ao seu estilo de vida anterior e passasse a ter uma nova vida. Por isso, no momento do seu batismo, você mostra publicamente que deu os dois passos anteriores, mencionados por Jesus. Além disso, mostra que está a pedir uma consciência limpa a Deus. — Hebreus 9:14; 1 Pedro 3:21.

Como posso saber se estou preparado para o batismo?

Fale com os anciãos da sua congregação. Eles vão conversar consigo para terem a certeza de que entende o que está envolvido na sua decisão. Também vão ver se você se dedicou a Jeová por vontade própria e se está a aplicar o que aprendeu. — Atos 20:28; 1 Pedro 5:1-3.

Os filhos das Testemunhas de Jeová também têm de dar estes passos?

Sim. Nós obedecemos à ordem bíblica de ensinar os nossos filhos “na disciplina e na instrução de Jeová”. (Efésios 6:4) No entanto, quando crescem, eles têm de decidir por si próprios se vão continuar a aprender, aceitar e cumprir o que a Bíblia ensina. Eles têm de fazer isso para se qualificarem para o batismo. (Romanos 12:2) O ponto é: cada pessoa precisa de decidir, por conta própria, se vai adorar a Jeová ou não. — Romanos 14:12; Gálatas 6:5.