Ir para conteúdo

Esforços para ajudar os sinti e os rons na Alemanha

Esforços para ajudar os sinti e os rons na Alemanha

Milhares de pessoas dos povos sinti e rom moram na Alemanha. * Em anos recentes, as Testemunhas de Jeová têm produzido folhetos bíblicos, brochuras e vídeos na língua materna deles, o romani. *

Em setembro e outubro de 2016, as Testemunhas de Jeová participaram numa campanha especial, para partilhar essas informações bíblicas na língua romani com os sinti e os rons em várias cidades da Alemanha. A campanha foi realizada nas cidades de Berlim, Bremerhaven, Freiburg, Hamburgo e Heidelberg. Também se realizaram discursos públicos na língua romani nos seus Salões do Reino.

Uma reação impressionante

Muitos sinti e rons ficaram surpreendidos e felizes com a campanha das Testemunhas de Jeová. Andre e Esther, um casal que participou na campanha, disse: “As pessoas estavam muito animadas porque nós fizemos um esforço especial para falar com elas.” Muitos ficaram emocionados quando ouviram e leram a mensagem da Bíblia na sua língua materna. Quando uma jovem viu o vídeo Porque Estudar a Bíblia? em romani, parecia que não estava a acreditar e dizia sem parar: “Esta é a minha língua!”

Matthias, uma Testemunha de Jeová que participou na campanha em Hamburgo, disse: “Eu e a minha esposa estávamos num grupo de oito Testemunhas de Jeová. Nós visitámos uma região onde moram cerca de 400 sinti e rons. Todas as pessoas com quem conversámos pediram publicações.” Betina, que também participou na campanha em Hamburgo, acrescentou: “Algumas pessoas choraram quando viram que as Testemunhas de Jeová produziram publicações em romani.” Muitas pessoas começaram a ler imediatamente as publicações em voz alta e alguns tiraram publicações a mais para dar aos seus amigos.

Vários sinti e rons aceitaram o convite para um dos discursos públicos. Muitas das 94 pessoas que estiveram presentes em Hamburgo nunca tinham entrado num Salão do Reino. Em Reilingen, que fica perto de Heidelberg, um total de 123 pessoas esteve presente numa reunião. Depois da reunião, cinco pessoas nativas da língua romani pediram um estudo bíblico.

Durante a campanha, as Testemunhas de Jeová distribuíram quase 3 mil folhetos e brochuras. Também conversaram com mais de 360 sinti e rons, e 19 deles começaram a estudar a Bíblia. Muitos deles disseram: “É tão bom ver que Deus se importa connosco.”

^ par. 2 Os sinti são uma minoria que mora na Europa Ocidental e Central. Já os rons são uma minoria que se originou na Europa Oriental e no sudeste europeu.

^ par. 2 A Enciclopédia Britânica Online observa que as línguas romani consistem em “60 ou mais dialetos”. Mas, para simplificar, neste artigo usaremos a palavra “romani” para fazer referência à língua falada pelos sinti e pelos rons que moram na Alemanha.