Ir para conteúdo

Ir para índice

Como é que a morte vai deixar de existir?

Como é que a morte vai deixar de existir?

A DESOBEDIÊNCIA dos nossos primeiros pais, Adão e Eva, trouxe o pecado e a morte a toda a humanidade. Apesar disso, a vontade de Deus para os humanos não mudou. Na sua Palavra, a Bíblia, Deus garante várias vezes que o seu objetivo continua a ser o mesmo.

  • “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29.

  • “Ele acabará com a morte para sempre, e o Soberano Senhor Jeová enxugará as lágrimas de todos os rostos.” — Isaías 25:8.

  • “Como último inimigo, a morte vai ser reduzida a nada.” — 1 Coríntios 15:26.

  • “Não haverá mais morte, nem haverá mais tristeza, nem choro, nem dor.” — Apocalipse 21:4.

Como é que Deus vai ‘acabar com a morte’ de uma vez por todas? A Bíblia é clara quando diz que ‘os justos viverão para sempre’, mas também diz que “não há nenhum homem justo na terra”. (Eclesiastes 7:20) Então, o que é que Deus vai fazer para acabar com a morte? Será que ele vai deixar de lado os seus próprios princípios e considerar justos os humanos pecadores? É claro que não! Ele cumpre sempre as suas promessas, porque “Deus [...] não pode mentir”. (Tito 1:2) O que é que Deus vai fazer para cumprir o seu objetivo?

DEUS “ACABARÁ COM A MORTE PARA SEMPRE”. — ISAÍAS 25:8.

VENCER A MORTE POR MEIO DO RESGATE

Por amor, Jeová Deus providenciou um meio de livrar os humanos da morte: ele pagou um resgate. Um resgate é o preço equivalente que se paga para cobrir prejuízos ou para satisfazer as exigências da justiça. Como todos os humanos são pecadores e estão condenados à morte, a Bíblia é franca ao dizer: “Nenhum deles pode, jamais, remir um irmão nem dar a Deus um resgate por ele (o preço de resgate pela vida [desse irmão] é tão alto que estará sempre além do seu alcance).” — Salmo 49:7, 8.

Um humano imperfeito só paga pelos seus próprios pecados quando morre; ele não se pode salvar a si mesmo da morte nem pagar pelos pecados de outra pessoa. (Romanos 6:7) Nós precisávamos de alguém perfeito e sem pecado, que oferecesse a sua vida pelos nossos pecados. — Hebreus 10:1-4.

Foi exatamente isso que Deus providenciou. Ele enviou o seu Filho, Jesus, à Terra, para nascer como um humano perfeito e sem pecado. (1 Pedro 2:22) Jesus disse que veio para “dar a sua vida como resgate em troca de muitos”. (Marcos 10:45) Ele morreu para nos livrar do nosso inimigo, a morte. — João 3:16.

QUANDO É QUE A MORTE VAI DEIXAR DE EXISTIR?

A Bíblia diz que haveria “tempos críticos, difíceis de suportar”. Os problemas que enfrentamos hoje provam que estamos nos “últimos dias” deste mundo mau. (2 Timóteo 3:1) Os últimos dias vão terminar no “dia do julgamento e da destruição das pessoas ímpias”. (2 Pedro 3:3, 7) No entanto, as pessoas que amam a Deus vão sobreviver a essa destruição e receber “a vida eterna”. — Mateus 25:46.

Jesus veio para “dar a sua vida como resgate em troca de muitos”. — Marcos 10:45.

Milhões de pessoas terão a oportunidade de receber a vida eterna quando forem ressuscitadas. Jesus mostrou o que é uma ressurreição quando  visitou a cidade de Naim. O único filho de uma viúva tinha morrido, e Jesus, com pena dela, ressuscitou o rapaz. (Lucas 7:11-15) Além disso, o apóstolo Paulo disse: “Eu tenho esperança em Deus, [...] de que haverá uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” Essa esperança é real e é uma grande prova do amor de Deus pelos humanos. — Atos 24:15.

Milhares de milhões de pessoas podem esperar viver para sempre. A Bíblia diz: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” (Salmo 37:29) Quando isso acontecer, eles vão poder dizer as mesmas palavras escritas pelo apóstolo Paulo há cerca de 2 mil anos: “Morte, onde é que está a tua vitória? Morte, onde é que está o teu aguilhão?” (1 Coríntios 15:55) O maior inimigo da humanidade terá sido derrotado!