Ir para conteúdo

Ir para índice

“Os teus olhos viram-me até mesmo quando eu era um embrião.” — SALMO 139:16

Será que Deus o entende?

Será que Deus o entende?

O QUE APRENDEMOS DO MODO COMO DEUS NOS CRIOU

Pense num dos relacionamentos mais achegados que existe: o relacionamento entre gémeos verdadeiros. Irmãos gémeos têm um vínculo muito especial. Veja o que Nancy Segal, diretora de um centro de estudos sobre gémeos, na Califórnia, e que também é gémea, comentou sobre isso. Ela explicou que, para alguns, ter um irmão gémeo é ter alguém que “o entende perfeitamente, sem precisar de explicações”. Outra mulher descreveu a relação que tem com a sua irmã gémea verdadeira da seguinte forma: “Nós sabemos tudo uma da outra.”

Porque é que os irmãos gémeos se conhecem tão bem? De acordo com alguns estudos, o ambiente onde vivem e a maneira como são criados contribuem para a relação especial entre eles. Mas parece que os gémeos verdadeiros têm um relacionamento muito achegado principalmente porque têm genes parecidos.

PARE E PENSE: O Criador dos genes, com certeza, conhece-nos melhor do que qualquer outra pessoa. O salmista David disse: “Mantiveste-me abrigado no ventre da minha mãe. Os meus ossos não estavam escondidos de ti quando fui formado secretamente [...]. Os teus olhos viram-me até mesmo quando eu era um embrião; todas as suas partes estavam escritas no teu livro.” (Salmo 139:13, 15, 16) Deus é o único que conhece tudo sobre os nossos genes. Ele sabe pelo que passamos e como essas situações nos fizeram ser quem somos. Isso faz-nos ter a certeza de que ele nos entende totalmente.

O QUE A BÍBLIA ENSINA

David orou: “Ó Jeová, tu examinas-me e conheces-me. Sabes quando me sento e quando me levanto. À distância, discernes os meus pensamentos. Mesmo antes de haver uma palavra na minha língua, tu, ó Jeová, já a conheces bem.” (Salmo 139:1, 2, 4) Jeová também conhece os nossos sentimentos mais profundos e até a “inclinação dos pensamentos” que temos. (1 Crónicas 28:9; 1 Samuel 16:6, 7) O que é que estes textos nos ensinam sobre Deus?

Às vezes, não dizemos a Deus tudo o que pensamos e sentimos. Mas, mesmo assim, o nosso Criador sabe o que fazemos e também o motivo de fazermos certas coisas. Além disso, Deus sabe que, às vezes, queremos fazer uma coisa boa, mas não conseguimos por causa das nossas limitações. Foi Deus quem nos deu a capacidade de mostrar amor. Por isso, ele está desejoso de nos ver a pensar e a agir de modo amoroso. — 1 João 4:7-10.

Jeová está atento a tudo o que nos acontece. Ele vê o nosso sofrimento, mesmo que outros não saibam ou não entendam bem as nossas dificuldades.

 O que a Bíblia nos garante

  • “Os olhos de Jeová estão sobre os justos, e os seus ouvidos escutam as súplicas deles.” — 1 PEDRO 3:12.

  • Deus promete: “Vou dar-te perspicácia e instruir-te no caminho em que deves andar. Vou aconselhar-te com os meus olhos fixos em ti.” — SALMO 32:8.

JEOVÁ TEM MUITA COMPAIXÃO

Como vimos, Deus entende bem a nossa situação e os nossos sentimentos. Será que saber disso nos ajuda a lidar com as dificuldades? Veja o que aconteceu a Anna, da Nigéria. Ela explica: “Eu estava a passar por uma situação desesperadora. Por isso, perguntava-me se valia mesmo a pena continuar a viver. Eu era viúva e estava a cuidar da minha filha, que estava no hospital com hidrocefalia (excesso de líquido no cérebro). Nessa mesma época, descobri que eu tinha cancro da mama e ia precisar de fazer uma cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Eu e a minha filha ficámos internadas ao mesmo tempo. Foi tão difícil para mim lidar com essa situação!”

O que ajudou Anna a lidar com essa fase difícil? Ela conta: “Eu pensava em textos como Filipenses 4:6, 7, que diz: ‘A paz de Deus, que está além de toda a compreensão, guardará o vosso coração e a vossa mente.’ Cada vez que eu pensava neste texto, sentia-me mais perto de Jeová e lembrava-me de que ele me entende melhor do que eu a mim mesma. Os queridos irmãos e irmãs da minha congregação também me ajudaram muito.

“Eu ainda estou a enfrentar problemas de saúde. Mas a minha situação melhorou, e a da minha filha também. Por termos Jeová do nosso lado, aprendemos a não nos concentrarmos em pensamentos negativos ao passarmos por dificuldades. O texto de Tiago 5:11 garante-nos: ‘Consideramos felizes os que perseveraram. Ouviram falar da perseverança de Jó e viram o resultado que Jeová proporcionou; viram que Jeová tem grande compaixão e é misericordioso.’” Jeová entendia muito bem a situação difícil de Jó. Ao passarmos por qualquer dificuldade, também podemos ter a certeza de que Jeová nos entende e sabe o que estamos a passar.