Ir para conteúdo

Ir para índice

Deus vai acabar com todo o sofrimento em breve

Deus vai acabar com todo o sofrimento em breve

“Até quando, ó Jeová, clamarei por ajuda, mas tu não ouvirás? Até quando clamarei a ti para me salvares da violência, mas tu não agirás?” (Habacuque 1:2, 3) Estas palavras são de Habacuque, um homem bom que era amigo de Deus. Será que ele fez estas perguntas porque tinha pouca fé? De forma alguma! Deus garantiu a Habacuque que já tinha uma hora marcada para acabar com o sofrimento. — Habacuque 2:2, 3.

Quando você ou alguém próximo de si está a sofrer, é fácil achar que Deus está a levar muito tempo para agir. Mas a Bíblia garante-nos: “Jeová não é vagaroso com respeito à sua promessa, como alguns pensam, mas ele é paciente convosco, porque não deseja que ninguém seja destruído, mas deseja que todos alcancem o arrependimento.” — 2 Pedro 3:9.

QUANDO É QUE DEUS VAI AGIR?

Muito em breve! Jesus falou de uma geração específica que seria testemunha de uma série de eventos que marcariam os últimos dias de um “sistema de coisas”. (Mateus 24:3-42) Esses eventos estão a acontecer nos nossos dias. Isso mostra que falta pouco tempo para Deus agir e resolver os problemas deste mundo. *

Mas como é que Deus vai acabar com todo o sofrimento? A resposta está no que Jesus fez quando esteve na Terra. Deus deu poder a Jesus para aliviar o sofrimento das pessoas. Vamos ver alguns exemplos.

Desastres naturais: Certa vez, Jesus estava com os seus apóstolos num barco, no mar da Galileia. De repente, começou uma forte tempestade e parecia que o barco se ia afundar. Mas, naquele momento, Jesus mostrou que ele e o seu Pai podem controlar as forças da natureza. (Colossenses 1:15, 16) Jesus simplesmente disse: “Silêncio! Cala-te!” O resultado foi incrível: “O vento parou, e houve uma grande calmaria.” — Marcos 4:35-39.

Doenças: Jesus ficou muito conhecido por curar cegos, deficientes físicos e também os que sofriam de epilepsia, lepra e outros tipos de doenças. Muitas pessoas foram ter com Jesus e ele “curou todos os que estavam doentes”. — Mateus 4:23, 24; 8:16; 11:2-5.

Falta de alimento: Jesus recebeu poder do seu Pai para transformar uma pequena quantidade de alimentos numa grande quantidade. A Bíblia mostra que, em duas ocasiões, durante o tempo em que ele esteve na Terra, Jesus alimentou milhares de pessoas. — Mateus 14:14-21; 15:32-38.

Morte: A Bíblia menciona três ressurreições que Jesus realizou com o poder que recebeu de Deus. Isso prova que Jeová tem o poder para acabar com a morte. Uma das pessoas que Jesus trouxe de volta à vida, já estava morta há quatro dias. — Marcos 5:35-42; Lucas 7:11-16; João 11:3-44.

^ par. 5 Para saber mais sobre os últimos dias, veja o capítulo 9 do livro O Que Nos Ensina a Bíblia?. Ele é publicado pelas Testemunhas de Jeová e pode descarregá-lo gratuitamente no site www.jw.org.