Ir para conteúdo

Ir para índice

É POSSÍVEL recuperar a alegria de viver!

É POSSÍVEL recuperar a alegria de viver!

Felipe precisou de fazer uma cirurgia delicada ao coração, passado um ano depois da morte da sua esposa. Ele diz: “Quando leio o livro de Jó, consigo entender por que motivo Jeová quis que esse livro fizesse parte da Bíblia. É muito consolador ler sobre alguém que se sentiu como nós.” Ele também diz: “Mesmo ao enfrentar problemas assim, vi que é possível ter alegria na vida.”

Tânia era jovem quando a sua mãe morreu. Ela diz: “Conhecer o Criador dá sentido e alegria à vida, mesmo com todos os problemas que tenho. Jeová é perfeitamente capaz de nos dar força e de nos ajudar a enfrentar cada dia.”

COMO vimos até agora nesta revista, acontecimentos traumáticos podem tornar a vida insuportável. Até podem fazer com que se pergunte se alguém se importa consigo. Tenha a certeza de que Deus sabe aquilo pelo qual está a passar. Você tem muito valor para ele.

O escritor do Salmo 86 mostrou que confiava em Deus quando disse: “Invoco-te no dia da minha aflição, na certeza de que tu me responderás.” (Salmo 86:7) Mas talvez se pergunte: ‘Como é que Deus vai responder-me “no dia da minha aflição”?’

É possível que Deus não resolva imediatamente os seus problemas. No entanto, a Sua Palavra, a Bíblia, garante que ele pode dar-lhe tranquilidade para que consiga lidar com a situação: “Não fiquem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, por orações e súplicas, com agradecimentos, deem a conhecer os vossos pedidos a Deus; e a paz de Deus, que está além de toda a compreensão, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos.” (Filipenses 4:6, 7, nota) Veja alguns versículos bíblicos que confirmam que Deus nos ama e cuida de nós.

Deus importa-se muito consigo

“Nem sequer um [pardal] é despercebido por Deus. [...] Vocês valem mais do que muitos pardais.” — Lucas 12:6, 7, nota.

PENSE NO SEGUINTE: Nem mesmo simples pardais passam despercebidos a Deus. Cada um deles é precioso para ele. Para Deus, os humanos valem muito mais do que pardais. De todas as coisas que Deus criou na Terra, os humanos são as mais especiais. Eles foram ‘feitos à imagem dele’ e são capazes de ter as mesmas qualidades que ele tem. — Génesis 1:26, 27.

“Ó Jeová, tu examinas-me e conheces-me. [...] Discernes os meus pensamentos. [...] Sonda-me e conhece as minhas ansiedades.” — Salmo 139:1, 2, 23.

PENSE NO SEGUINTE: Deus conhece-o muito bem. Ele sabe o que sente e quais são as suas preocupações. Mesmo que as pessoas não entendam bem o que está a enfrentar, Deus entende e quer ajudá-lo. Saber disso pode ajudá-lo a recuperar a alegria de viver.

 A sua vida tem sentido

“Ó Jeová, ouve a minha oração; que o meu clamor por ajuda te alcance. [...] Inclina-me o teu ouvido; responde-me depressa quando eu chamar. [...] Ele prestará atenção à oração dos necessitados.” — Salmo 102:1, 2, 17.

PENSE NO SEGUINTE: Desde que o sofrimento dos humanos começou, Jeová está ciente de todas as lágrimas que eles derramaram. (Salmo 56:8) Isso também inclui as suas lágrimas. Deus lembra-se de tudo pelo qual já passou porque você é muito importante para ele.

“Não fiques ansioso, pois eu sou o teu Deus. Vou fortalecer-te, sim, vou ajudar-te. [...] Eu, Jeová, teu Deus, [...] sou aquele que te diz: ‘Não tenhas medo. Irei ajudar-te.’” — Isaías 41:10, 13.

PENSE NO SEGUINTE: Deus está sempre pronto para o ajudar. Se por algum motivo cair, Deus vai levantá-lo.

Está garantido um futuro melhor

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna.” — João 3:16.

PENSE NO SEGUINTE: Deus ama-o tanto que deu o Filho dele, Jesus, como sacrifício por si. Esse sacrifício dá-lhe a esperança de ter uma vida perfeita para sempre. *

Mesmo que esteja a passar por uma fase difícil que torna a sua vida quase insuportável, estude a Palavra de Deus e fortaleça a sua fé nas promessas dele. Isso, com certeza, vai consolá-lo e ajudá-lo a recuperar a sua alegria de viver.

^ par. 19 Para saber mais sobre a morte de Jesus e como ela pode beneficiá-lo, veja o vídeo Relembre a Morte de Jesus, no site jw.org. Aceda a PUBLICAÇÕES > VÍDEOS > AS NOSSAS REUNIÕES E OBRA DE PREGAÇÃO.