Ir para conteúdo

Ir para índice

O que é que Deus já fez?

O que é que Deus já fez?

Se quiser conhecer bem uma pessoa, algo que o pode ajudar é procurar saber o que ela já fez na vida e que desafios ultrapassou. Da mesma maneira, se quiser conhecer melhor a Deus, precisa de saber as coisas que ele já fez. Talvez fique surpreendido ao aprender que Deus já fez muitas coisas que nos beneficiam hoje e que tornam possível termos um futuro feliz.

CRIOU TODAS AS COISAS PARA O NOSSO BEM

Jeová Deus é o Grandioso Criador, e ‘as suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo, porque são percebidas por meio das coisas feitas’. (Romanos 1:20) A Bíblia diz que “ele é Aquele que fez a terra com o seu poder, Aquele que estabeleceu o solo produtivo com a sua sabedoria e que estendeu os céus com o seu entendimento”. (Jeremias 10:12) Além de revelar estas qualidades de Deus, as coisas maravilhosas que ele criou também nos mostram que ele se importa com cada um de nós.

Por exemplo, Jeová tornou a nossa vida muito especial por nos criar “à sua imagem”. (Génesis 1:27) Isso significa que Jeová nos criou com a capacidade de imitar as suas qualidades incomparáveis e de entender o ponto de vista dele sobre o que é certo e errado. Quando nos esforçamos para seguir as orientações de Deus, temos uma vida mais feliz e com objetivo. Além disso, Deus criou-nos com a capacidade de desenvolver uma amizade com ele.

Quando olhamos para a Terra e tudo que há nela, podemos entender o que Deus sente por nós. O apóstolo Paulo disse que Deus ‘não deixou de dar testemunho de si mesmo, pois demonstrou a sua bondade dando-nos chuvas do céu e épocas de colheita abundante, satisfazendo-nos com alimentos e enchendo o nosso coração de alegria’. (Atos 14:17) Deus deu-nos muito mais do que precisamos para viver. Ele criou uma grande quantidade e variedade de coisas que nos dão alegria. Tudo isso é apenas uma amostra das coisas boas que ele quer para nós.

 Jeová criou a Terra para que os humanos vivessem nela para sempre. A Bíblia diz: “A terra ele deu aos filhos dos homens”; “não a criou simplesmente para nada, mas formou-a para ser habitada”. (Salmo 115:16; Isaías 45:18) Mas que tipo de pessoas viveria na Terra e por quanto tempo? A Bíblia responde: “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29.

Jeová agiu de acordo com o seu objetivo para a Terra e os humanos ao criar o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, e colocá-los num paraíso na Terra para que ‘o cultivassem e tomassem conta dele’. (Génesis 2:8, 15) Deus deu-lhes tarefas importantes: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra.” (Génesis 1:28) Adão e Eva tinham a esperança maravilhosa de viver para sempre. Infelizmente, eles escolheram desobedecer a Deus. Por isso, perderam a oportunidade de estar entre “os justos” que “possuirão a terra”. No entanto, o que Adão e Eva fizeram não mudou o objetivo de Jeová, e vamos ver isso mais adiante. Mas antes, vamos ver outra coisa que Deus fez por nós.

DEU-NOS A SUA PALAVRA, A BÍBLIA

A Bíblia também é conhecida como a Palavra de Deus. Porque é que Jeová nos deu a Bíblia? Principalmente porque ele quer que o conheçamos. (Provérbios 2:1-5) É verdade que a Bíblia não responde a todas as nossas perguntas sobre Deus. Nenhum livro poderia fazer isso. (Eclesiastes 3:11) Mas tudo o que a Bíblia diz ajuda-nos a conhecer a Deus. Nela, lemos sobre como Deus trata os outros, assim como o tipo de pessoas de que ele gosta e não gosta. (Salmo 15:1-5) A Palavra de Deus também nos ensina o que ele pensa sobre adoração, o que é certo e errado, dinheiro e bens. Além disso, ao contar-nos sobre as coisas que Jesus, o Filho de Deus, disse e fez, a Bíblia ajuda-nos a ter uma ideia muito clara da personalidade de Jeová. — João 14:9.

Outro motivo de Jeová nos ter dado a sua Palavra, a Bíblia, é para nos ajudar a sermos felizes e termos um objetivo na vida. Na Bíblia, Jeová diz-nos o que precisamos de fazer para termos uma família feliz, ficarmos satisfeitos com as coisas que temos e lidarmos com preocupações. Além disso, como vai ser explicado mais adiante, a Bíblia dá respostas às perguntas mais importantes da vida, como: Porque é que existe tanto sofrimento? O que vai acontecer no futuro? Ela também explica o que Deus já fez para garantir que o seu objetivo para a Terra e os humanos se cumpra.

Vamos ver outros motivos que tornam esse livro de Deus muito especial. A Bíblia foi escrita num período de 1600 anos por uns 40 homens. Mesmo assim, o seu tema principal é um só. Isso mostra que o verdadeiro Autor da Bíblia é Deus. (2 Timóteo 3:16) Diferentemente do que aconteceu a outros livros antigos, o conteúdo da Bíblia não foi alterado ao longo dos anos, e milhares de manuscritos antigos provam isso. Além disso, muitos tentaram impedir a tradução, a distribuição e a leitura da Bíblia. Hoje em dia, é o livro mais distribuído e traduzido. Isso prova que “a palavra do nosso Deus permanece para sempre.” — Isaías 40:8.

GARANTIU QUE O SEU OBJETIVO SE CUMPRISSE

Outra coisa que Deus fez foi garantir que o seu objetivo para os humanos se cumprisse. Como vimos antes, Deus queria que os humanos vivessem para sempre na Terra. No entanto, quando Adão desobedeceu a Deus e pecou, ele e todos os que nasceriam depois dele perderam a possibilidade de viver para sempre. A Bíblia diz: “Por meio de um só homem o pecado entrou no mundo, e a morte por meio do pecado, e, desse modo, a morte espalhou-se por toda a humanidade, porque todos tinham pecado.” (Romanos 5:12) A desobediência de Adão poderia dar a entender que o objetivo de Deus para os humanos e a Terra já não se ia cumprir. Como é que Jeová reagiu?

A reação de Jeová tem tudo a ver com as qualidades dele. Ele agiu com justiça, considerando Adão e Eva responsáveis pelo que tinham feito. Jeová também mostrou amor, agindo para ajudar todos os que nasceram depois de Adão e Eva. E  com sabedoria, ele decidiu como lidar com aquela situação e rapidamente disse como as coisas seriam resolvidas. (Génesis 3:15) Deus iria livrar a humanidade do pecado e da morte por meio do seu Filho, Jesus Cristo. Como é que ele ia fazer isso?

Para livrar os humanos das consequências da desobediência de Adão, Jeová enviou Jesus à Terra. Aqui, Jesus ensinou às pessoas o que tinham de fazer para viver para sempre e deu “a sua vida como resgate em troca de muitos”. * (Mateus 20:28; João 14:6) Jesus podia dar a vida por nós porque ele era um homem perfeito, assim como Adão. Mas diferente de Adão, Jesus foi completamente obediente, até à morte. Ele não merecia morrer, por isso, Jeová fez Jesus voltar a viver no céu. Assim, Jesus pôde dar aos humanos algo que Adão não deu: a esperança de vida eterna. A Bíblia diz: “Pois, assim como pela desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos se tornarão justos.” (Romanos 5:19) Por meio do sacrifício de resgate pago por Jesus, Deus vai cumprir o seu objetivo – fazer com que os humanos vivam para sempre na Terra.

Podemos aprender muito sobre Jeová ao ver o modo como ele lidou com as consequências da desobediência de Adão. Vimos que nada pode impedir Jeová de terminar o que ele começou. A palavra dele cumpre-se sempre. (Isaías 55:11) Também aprendemos que Jeová nos ama muito. A Bíblia diz: “Por meio disto, revelou-se o amor de Deus no nosso caso: Deus enviou o seu Filho unigénito ao mundo para que ganhássemos a vida por meio dele. O amor consiste no seguinte: não é que nós tenhamos amado a Deus, mas ele é que nos amou e enviou o seu Filho como sacrifício propiciatório pelos nossos pecados.” — 1 João 4:9, 10.

Já que Deus “nem mesmo poupou o seu próprio Filho, mas entregou-o por todos nós”, podemos ter a certeza de que ele “nos dará também bondosamente todas as outras coisas” que prometeu. (Romanos 8:32) O que é que Deus prometeu que vai fazer por nós? Veja a resposta no próximo artigo.

O QUE É QUE DEUS JÁ FEZ POR NÓS? Jeová criou os humanos para viverem para sempre na Terra. Ele deu-nos a Bíblia para nos ajudar a conhecê-lo. Por meio de Jesus Cristo, Jeová deu-nos o resgate, garantindo que o seu objetivo para os humanos vai cumprir-se.

^ par. 16 Quer saber mais sobre o resgate? Então, veja o capítulo 5 do livro O Que Nos Ensina a Bíblia?. Este livro é publicado pelas Testemunhas de Jeová e está disponível no site www.jw.org.