Ir para conteúdo

Ir para índice

A Bíblia e o seu futuro

A Bíblia e o seu futuro

IMAGINE que está a caminhar à noite num lugar escuro. Apesar da escuridão, você não se sente totalmente perdido porque tem uma lanterna na mão. Quando aponta a lanterna para baixo, consegue ver o que está mesmo à sua frente. E, quando aponta a lanterna mais para a frente, a luz forte ilumina todo o seu caminho até a uma grande distância.

De certa forma, a Bíblia é como essa lanterna. Como vimos, a Bíblia pode ajudar-nos a lidar com o que está mesmo à nossa frente, ou seja, os problemas do dia a dia que todos nós enfrentamos neste mundo cheio de incertezas. Mas a Bíblia faz mais do que isso. Ela também diz claramente o que vai acontecer no futuro e mostra que caminho devemos seguir para sermos realmente felizes. (Salmo 119:105) Como é que ela faz isso?

Veja duas áreas em que a Bíblia nos ajuda a ter verdadeira esperança para o futuro: 1 ter um objetivo na vida, e 2 aprender como ser amigos do nosso Criador para sempre.

1 TER UM OBJETIVO NA VIDA

Os conselhos da Bíblia para lidar com os nossos problemas realmente funcionam. No entanto, a Bíblia é muito melhor do que um livro de autoajuda. Ela incentiva-nos a não nos concentrarmos em nós mesmos, mas a olharmos para além dos nossos problemas. Só assim é que a nossa vida pode ter verdadeiro objetivo.

Veja, por exemplo, este conselho da Bíblia: “Há mais felicidade em dar do que em receber.” (Atos 20:35) Consegue lembrar-se de quando ajudou alguém que estava a passar necessidade? Ou de quando deu atenção a um amigo enquanto ele desabafava consigo? Como se sentiu? Com certeza, ficou feliz por ter ajudado a melhorar o dia dessa pessoa.

Somos muito mais felizes quando ajudamos outros sem esperar nada em troca. Um escritor disse: “É praticamente impossível alguém dar de si e  não receber mais do que deu. Mas isso só acontece se a pessoa der sem pensar numa recompensa.” Por isso, quando ajudamos outros, especialmente os que não têm condições de retribuir, somos recompensados. Quando ajudamos outros, estamos a trabalhar lado a lado com o Criador, e ele como que se sente em dívida para connosco. (Provérbios 19:17) Ele dá muito valor ao que fazemos pelos humildes e promete recompensar-nos com algo maravilhoso: a vida eterna num paraíso aqui na Terra. Existe uma recompensa melhor do que esta? — Salmo 37:29; Lucas 14:12-14. *

Para termos verdadeiro objetivo na vida, a Bíblia diz-nos que precisamos de adorar o Deus verdadeiro, Jeová. A Bíblia diz que ele merece a nossa obediência e que precisamos de lhe dar honra e glória. (Eclesiastes 12:13; Apocalipse 4:11) Quando fazemos isso, conseguimos deixar Deus feliz. Pensar nisso, por si só, já é maravilhoso! Ele até nos incentiva: “Sê sábio [...] e alegra o meu coração.” (Provérbios 27:11) Imagine: quando tomamos decisões levando em conta o que a Bíblia diz, alegramos muito o coração do nosso Criador. Ele fica feliz porque nos ama e sabe que os conselhos da sua Palavra são sempre para o nosso bem. (Isaías 48:17, 18) Realmente, não existe objetivo maior na vida do que adorar a Pessoa mais importante do Universo e alegrar o seu coração, não concorda?

2 AMIGOS DO CRIADOR

A Bíblia também nos incentiva a ser amigos do Criador. Ela diz: “Acheguem-se a Deus, e ele vai achegar-se a vocês.” (Tiago 4:8) De vez em quando, talvez duvidemos se é mesmo possível ser amigo do Deus todo-poderoso. Porém, a Bíblia garante-nos que, se realmente quisermos, vamos ‘encontrar a Deus’, porque ‘ele não está longe de cada um de nós’. (Atos 17:27) O conselho da Bíblia para nos tornarmos amigos de Deus é muito importante para o nosso futuro. Como assim?

Pense nisto: por mais que tentemos, nenhum de nós consegue escapar do nosso pior inimigo, a morte. (1 Coríntios 15:26) Mas Deus é eterno. Ele nunca vai morrer e quer que os seus amigos também vivam para sempre. Com palavras simples, mas muito bonitas, a Bíblia diz o que Jeová deseja: “Que vocês vivam para sempre.” — Salmo 22:26.

Como é que você pode ser amigo de Deus para sempre? Continue a aprender sobre ele por meio da sua Palavra, a Bíblia. (João 17:3; 2 Timóteo 3:16) Peça a ajuda dele para entender a Bíblia. Ela garante-nos que Deus nos dará sabedoria se continuarmos a pedir-lhe de coração. * (Tiago 1:5) Por fim, esforce-se para colocar em prática o que aprende. Assim, vai deixar a Palavra de Deus ser uma ‘lâmpada para o seu pé’ e uma ‘luz para o seu caminho’, agora e para sempre. — Salmo 119:105.

^ par. 8 Para saber mais sobre a promessa de vida eterna num paraíso aqui na Terra, veja o capítulo 3 do livro O Que Nos Ensina a Bíblia?, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

^ par. 13 As Testemunhas de Jeová oferecem um curso bíblico gratuito que o pode ajudar a entender melhor a Palavra de Deus. Para saber mais sobre esse curso, veja o vídeo O Que É Um Estudo Bíblico?. Para encontrar esse vídeo, aceda ao site jw.org e digite o título do vídeo no campo de pesquisa.

Deus é eterno e quer que os seus amigos também vivam para sempre